Macarrão Caseiro com Espinafre e Molho de Aveia

Nunca imaginei que fosse tão fácil fazer macarrão caseiro. Fiquei muito feliz depois de ter conseguido fazer pela primeira vez e aqui está a minha segunda versão desta delicia de receita. Fiz um molho branco com aveia e espinafre, e coloquei tomatinhos cereja para decorar. Fazer macarrão em casa é muito divertido, saudável e econômico. Vale a pena experimentar. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana
Grau de dificuldade: Media
Rendimento: 4 porções
Preparação: 1 hora

  

INGREDIENTES PARA O MACARRÃO

  • 1 xícara de farinha de trigo branca
  • 1 xícara de farinha de trigo integral
  • água para dar o ponto, (+/-1/2 xícara)
  • sal a gosto


PREPARO

Coloque a farinha e o sal na batedeira ou processador. Eu fiz na batedeira. Você pode fazer a mão caso preferir, dá um pouco mais de trabalho, mas fica bom também. Adicione a água aos poucos para dar o ponto. O ponto é de massa bem firme e compacta. Remova a massa e coloque em uma superfície enfarinhada.

Trabalhe um pouco com as mãos para deixar a massa mais macia antes de colocar na maquina para cortar. Você pode usar farinha de semolina para enfarinhar a massa neste processo evitando que grude. Também pode usar farinha de semolina para preparar a massa ao invés de farinha de trigo comum. Se você não tem uma maquina de cortar macarrão não tem problema. É muito simples de cortar a mão mesmo. Você usa um rolo para abrir a massa em uma superfície lisa e bem enfarinhada.

Depois que abrir bem a massa coloque semolina no meio e enrole toda a massa até o final. Com o auxilio de uma faca corte as fatias deste rolinho na espessura que desejar. A medida que vai cortando abra os rolinhos, espalhe um pouco de semolina sobre a massa já cortada para não grudar. Eu não tinha semolina em casa e usei farinha de milho, e ficou ótimo. Você vai obter uma massa no formato de talharim. Dá super certo e fica uma delicia com qualquer tipo de molho. Este processo de cortar macarrão caseiro me faz lembrar a infância quando eu ajudava a minha mãe a fazer macarrão desta forma.

Se for usar a maquina siga as instruções normais de uso. Depois de cortado espalhe a massa em uma superfície, bandeja ou travessa grande enfarinhada e jogue um pouco de semolina ou farinha de milho por cima da massa cortada para não grudar.






A medida que cortar a massa saindo da maquina, coloque na farinha para não grudar e abra espalhando bem na bandeja sempre colocando na farinha.



Eu deixei secar por mais ou menos uns 15 ou 20
minutos antes de cozinhar. O ideal seria deixar uns 30 minutos para secar bem. Coloquei nas travessas do desidratador e liguei para secar um pouco enquanto preparava o molho.





Você pode simplesmente deixar secando assim em aberto até que o molho esteja pronto e a água fervendo para cozinhar.




INGREDIENTES PARA O MOLHO DE AVEIA

  • xícara de aveia em flocos finos
  • xícaras de água filtrada
  • 1 pitadinha de noz moscada ralada
  • sal a seu gosto


PREPARO
Coloque a aveia de molho na água filtrada e deixe descansar por pelo menos uns 15 minutos. Depois disto coloque no liquidificador e bata bem até conseguir um creme bem lisinho. Adicione uma pitadinha de sal e a noz moscada ralada a seu gosto. Você pode controlar a espessura do molho. Caso for necessário adicione um pouco mais de água. Lembre-se de que este molho deve ficar bem cremoso, portanto bata bem. Dependendo da potencia do seu liquidificador pode ser necessário bater um pouco mais. Reserve enquanto prepara o restante da receita.


PARA MOLHO DE ESPINAFRE

  • xícaras de folhas de espinafre cruas
  • 1 cebola media picada
  • 1/4 xícara de cebolinha verde
  • folhinhas de manjericão fresco (opcional)
  • sal e pimenta a gosto
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal


Em uma panela ou frigideira aqueça o óleo e doure a cebola picada. Abaixe o fogo e deixe a cebola refogar até ficar transparente, levemente dourada.





Tempere com sal, adicione a  cebolinha verde picada e deixe apurar em fogo baixo por 2 minutos.



Acrescente então as folhas de espinafre cruas rasgadas com a mão. Desligue o fogo, tampe e reserve. O espinafre vai murchar em contato com o calor, e ficar pré-cozido.





PREPARE OS TOMATES CEREJA

  • 10 tomatinhos cereja
  • 1 dente de alho esmagado
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal

Corte os tomatinhos pela metade no sentido do comprimento. Aqueça um fiozinho de óleo vegetal em uma frigideira pequena e doure o alho esmagado. Acrescente os tomates, tempere com sal e pimenta a gosto, deixe saltear por apenas um minuto. Desligue o fogo e reserve.




 

Coloque o molho de aveia junto com o refogado de espinafre. Leve ao fogo baixo e deixe por uns 3 minutos apenas para aquecer o molho. Desligue e mantenha aquecido enquanto cozinha o macarrão.



COZINHE O MACARRÃO




Coloque água em uma panela grande para cozinhar o macarrão. Acrescente sal e um fiozinho de óleo. Deixe a água ferver antes de colocar o macarrão. Lembre-se de que o macarrão fresco cozinha mais rapidamente do que os outros. Cozinhe "al dente", não deixe cozinhar demais, é muito ruim, fica grudento tipo uma pasta.



Escorra o macarrão e coloque em uma travessa. Coloque o molho de aveia misturado ao refogado de espinafre e misture com o macarrão ate agregar bem. Coloque os tomatinhos cereja que foram salteados com o alho. Decore com as folhinhas de manjericão. Sirva a seguir. Eu adorei fazer macarrão em casa. É super gostoso, fácil de fazer, econômico e muito saudável. Espero ter inspirado vocês a fazer também! Vale a pena, rende muito, e se você fizer mais do que vai consumir deixe secar mais tempo e pode guardar na geladeira para usar depois. Também pode ser congelado.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA.  SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

10 comentários

  1. Olá! A água utilizada para a aveia hidratar/descansar vai também para o liquidificador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Iara,

      Sim, a agua que colocas para hidratar a aveia deve ser utilizada no molho. A aveia hidratada incha e fica uma espécie de papinha que fica perfeita para o molho. Espero ter ajudado, se tiveres mais alguma duvida me escreva novamente.

      Obrigada pela visita, volte sempre!

      abraços

      Lori Ellis

      Excluir
  2. olá, boa tarde, parabéns pelo blog. Algumas dúvidas, posso usar a mesma massa para fazer lasanha? teria que cozinhar antes para após montar com os recheios? abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a),

      Eu nunca fiz massa de lasanha em casa, mas acredito que pode sim. Para isto terias que ter uma maquina que espiche a massa para que fique com uma espessura uniforme.
      Quanto a cozinhar a massa, eu acredito que não seja necessário porque esta é uma massa fresca. Acho que se colocares na travessa com os molhos e depois colocar no forno vai dar certo.

      Mas isto que eu estou te dizendo é apenas o que eu acho, como eu faria e imagino que vai ficar legal. Eu não tenho máquina de espichar massa, e não sei se conseguiria fazer massa de lasanha manual, pelo menos eu nunca fiz.

      Sei que ficou meio confusa a minha resposta, mas de qualquer maneira espero ter te ajudado. Escreva novamente caso precisar de alguma coisa que na medida do possível eu respondo e te ajudo como puder.

      Um grande abraço, obrigada pelo comentário carinhoso sobre o blog.
      Volte sempre para m,e visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Minha vida mudou depois do Veganana sou eternamente grata

    Obrigada Lori querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Cristina, tudo bem?

      Querida, nem sei como te agradecer pelo teu carinho em escrever. Tão bom saber que este trabalho que eu faço com tanto amor e desprendimento, é apreciado e reconhecido por pessoas como tu que tiram um tempo para escrever e me dar esta alegria tão grande! Obrigada por acompanhar o blog, obrigada por vir me visitar, adorei!

      Grande abraço
      Lori Ellis

      Excluir
  4. Lori amada obrigada por tudo a partir de vece tudo mudou em minha vida serei eternamente grata beijos Ana Lemos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Cristina,

      Como as tuas mensagens me deixaram feliz, tu não imagina! Eu é que agradeço por estares aqui, por escrever, por acompanhares o meu trabalho. Bom demais saber que com as minhas receitinhas eu estou conseguindo ajudar a mudar o teu estilo de vida. Meu carinho e gratidão para ti por vires aqui me visitar e escrever estas palavras tão importantes para mim.

      Grande abraço
      Lori Ellis

      Excluir
  5. gostaria de uma receita salgada para usar o creme de aveia organico que comprei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga, tudo bem?

      Todas as receitas que eu tenho com aveia, estão no link abaixo. Se quiser dar uma olhadinha, quem sabe encontras o que estás procurando. Espero ter ajudado, se fizer alguma das receitas, me conta como ficou. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      http://blog.veganana.com.br/search/label/Aveia

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis