Bolo Semi Integral de Alfarroba com Vinho

Este bolo foi uma grata surpresa para mim. A inspiração veio de uma receita do maravilhoso blog Presunto Vegetariano. Fiquei muito curiosa e resolvi tentar porque nunca tinha feito um bolo com vinho. Modifiquei a receita e fiz a minha versão semi integral que ficou simplesmente maravilhosa. Usei alfarroba alfarroba no lugar do cacau.  Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 

O que eu mais gostei neste bolo é que a combinação de ingredientes ficou muito especial, o vinho deu um toque muito sutil no sabor, ou seja, não fica muito acentuado. Os cranberries deram aquele sabor "azedinho-doce", e a cobertura de coco mais docinha deu o toque final que complementou os outros sabores. Se você não conseguir cranberries, use passas de uva brancas de preferencia. O contraste de sabores ficou algo muito, mas muito especial. O vinho na massa, o azedinho dos cranberries e o docinho do coco....... bom demais!


INGREDIENTES PARA O BOLO


  • 1 1/2 xícara de farinha de trigo comum
  • 1 1/2 xícara de farinha de trigo integral
  • 1/2 xícara de alfarroba em pó
  • 3/4 de xícara de açúcar demerara
  • 1 colher de cafezinho de bicarbonato de sódio
  • xícara de cranberries desidratados (ou outra fruta seca a seu gosto)
  • 1 colher de sopa de extrato de baunilha
  • xícara de vinho tinto (eu usei vinho seco)
  • 1 1/2 xícara de água em temperatura ambiente
  • 1/4 de xícara de óleo de coco (ou outro óleo vegetal)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 pitada de sal


PREPARO

Em uma vasilha coloque as farinhas, o açúcar, o sal e a alfarroba peneirados. Acrescente a água alternando com o vinho e misturando delicadamente para agregar. Quando conseguir umedecer os ingredientes secos acrescente o óleo e bata ate misturar bem e conseguir uma massa homogênea. Adicione o restante da água e do vinho e então coloque a baunilha.

Depois disto acrescente os cranberries ou outra fruta seca que for utilizar. Você pode usar passas de uva, cerejas ou ameixas. Por ultimo coloque o bicarbonato e o fermento em pó, apenas misturando, sem bater.

Unte uma forma de buraco no meio e despeje a massa espalhando bem.Leve ao forno pré-aquecido a 180C ou 365 F e asse por 30/35 minutos.Você pode fazer o teste do palito para ver se a massa esta bem assada. Retire do forno e prepare a cobertura.




PARA A COBERTURA DE COCO


INGREDIENTES


  • 1/2 xícara de coco ralado
  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • 2 colheres de sopa de açúcar demerara
  • 1/4 xícara de água


PREPARO


Em uma panela pequena misture o óleo de coco, o açúcar e a agua.
Ligue o fogo e deixe aquecer ate derreter o açúcar. Acrescente o coco ralado, deixe por mais um ou dois minutos, desligue e empregue.



FINALIZAÇÃO

Desenforme o bolo e coloque a calda de coco quente sobre a parte de cima do bolo espalhando bem. A medida que você coloca a calda, ela vai ficando firme e se mantem sobre o bolo.


Esta pronto para degustar. Ficou com um visual lindo, bem escuro contrastando com a cobertura branca de coco, e os cranberries se esconderam dentro da massa. Espero que gostem. Obrigada Paula Lumi por esta deliciosa inspiração!




INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOBRE A ALFARROBA

Fonte

"Tem cara de chocolate, gosto de chocolate, mas não é chocolate. Além de nutritivos, os produtos feitos com alfarroba são isentos de lactose, glúten e açúcar.  Fruto da Alfarrobeira, árvore nativa do mediterrâneo, a alfarroba é uma vagem da qual se extrai a polpa que é torrada e moída para se obter o pó usado na substituição do cacau.
A alfarroba não possui qualquer agente alergênico ou estimulante tais como a cafeína e teobromina presentes no cacau. Embora apresente um alto teor de açúcares possui um baixo conteúdo calórico devido à quantidade quase imperceptível de lipídeos (gorduras) e alta quantidade de fibras naturais. O efeito benéfico dessas fibras naturais na flora intestinal se dá pela proteção da membrana mucosa do intestino, bem como pela redução significativa da incidência de diarréias indefinidas, desordens nutricionais e incidência de úlceras. "

Leia mais a respeito clicando AQUI 



ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

6 comentários



  1. Oi Loris,

    Que bolo maravilhoso. Você recebeu o meu cartão virtual de boas festas?
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia querida Maria Cristina,

      Obrigada pela visita e comentário do bolo. Não recebi cartão amiga.... não deve ter chegado. Obrigada por ter lembrado de mim querida.

      um grande beijo

      Lori

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá Leticia,

      Seja muito bem vinda e obrigada pelo recadinho!

      Um grande abraço, obrigada pela visita e volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Esse blog ê muito bom...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a),

      Muito obrigada pela visita e comentário sobre o blog. Fico feliz que acompanhas e gostas do meu trabalho. Um grande abraço, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis