Bolo Semi Integral de Fubá e Coco

Lembrando do inverno que tão longe se vai agora por aqui.... Fazer o que em um dia frio com muita neve caindo lá fora? Inventar comida boa e comer, rsrsrs Pois foi o que eu fiz! Fui ver o que tinha em casa e saiu este delicioso bolinho semi-integral de fubá e coco, super rápido e simples de fazer. Depois que fiz o bolo e fotografei e que me dei conta que os floquinhos de coco lembram os floquinhos de neve caindo em um dia gelado de fevereiro. Coisa linda!


INGREDIENTES 


  • xícara de farinha comum
  • xícara de farinha integral
  • xícara de farinha de milho orgânica
  • 1/2 xícara de açúcar demerara ou cristal orgânico
  • xícaras de coco ralado
  • 2 1/2 xícaras de água temperatura ambiente
  • 1/4 xícara de óleo vegetal
  • 1 pitadinha de sal
  • 1 colher de sopa de fermento em pó


PREPARO

Em uma vasilha grande misture as farinhas, o açúcar, o sal e o coco ralado. Misture bem e em seguida adicione a água aos poucos alternando com o óleo. Misture bem até agregar os ingredientes formando uma massa homogênea pastosa e firme. Por ultimo acrescente o fermento em pó apenas misturando sem bater. Coloque a massa em uma forma untada do formato que preferir e leve para assar em forno pré-aquecido em temperatura de 180C ou 365F. Simples assim, rapidinho você tem um delicioso e saudável bolo para tomar um cházinho quente, um café.... no frio, no calor...


Sei que agora (fevereiro 2014), o calor no Brasil está insuportável, mas o frio vai voltar e então estas receitinhas de inverno serão muito bem vindas. Por enquanto eu fico aqui, olhando pela janela, tomando chá quentinho,  esperando o sol voltar e sonhando com o calorzinho do verão .......








ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

6 comentários

  1. oi lori! esse bolinho é muito bom <3 onde você mora? que neve linda haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Samantha,

      Obrigada por escrever querida!
      Eu moro no norte dos Eua. Uma região de inverno longo e rigoroso.
      Começa a esfriar pela metade de novembro, em dezembro geralmente começa a nevar e agora mesmo estamos na metade de março e hoje nevou de novo.... (13 de março).
      Muitas vezes o frio vai ate o final de abril, começo de maio.
      Este ano esta demais, muita neve e muito frio.

      Um grande beijo amiga, obrigada por me visitar!

      Excluir
  2. Oi Lori!! tudo bem?

    Acabei de fazer esta receita. Eu não tinha farinha de milho, então, no lugar, coloquei fubá.
    Essa foi a única alteração que fiz.
    Mas, me pergunto se o que você chama de 'farinha de milho' não é o que chamamos de 'fubá' aqui no Brasil.
    Enfim: o bolo levou 50 minutos para assar: ficou lindo, mas, meio encruado e sem ''sal''.

    Assim que esfriar, vou pensar em algo para ver se dá para aproveitar.

    Esta foi a segunda receita sua que preparei. A outra foi o aprovadíssimo pudim de banana (http://goo.gl/le0UQx).

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá Nê,

    Seja bem vinda e muito obrigada por escrever comentando sobre a receita. Sinto muito que o bolo não ficou legal amiga, e não sei o que dizer. É muito difícil avaliar o que não deu certo em uma receita de bolo porque muitas coisas podem acontecer. Algum ingrediente ou até mesmo o forno podem estragar um bolo. Não sei se foi a substituição que fizeste da farinha de milho. Eu usei farinha de milho media, não daquela bem fininha, porque é a única orgânica que eu consigo aqui onde moro. Espero que consigas aproveitar o bolo, e mais uma vez sinto muito que não deu certo, e fico feliz que gostaste do pudim, que é bem mais fácil de fazer, e sempre fica delicioso.

    Um grande abraço amiga, volte sempre para me visitar!

    Lori Ellis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lori, me diga: não é necessário bater a massa mesmo, em momento algum, apenas misturar os ingredientes?
      Sou inexperiente na cozinha, e ainda estou aqui frustrada pensando em tudo o que pode ter dado errado! rsrs

      Li um artigo em um blog de culinária em que uma moça diz que ''um bolo encruado é um sonho não realizado''... E não é verdade mesmo?

      Não desisti da receita: vou tentar em outros momentos... até dar certo!

      E vou continuar usando receitas suas, das dezenas de sites/blogs sobre receitas veganas que sigo, o seu é um dos que mais gosto!

      Grande abraço!

      Excluir
    2. Oi Nê, boa noite amiga,

      Eu fiz exatamente como descrevi na receita, não bati vigorosamente. Claro que para misturar bem os ingredientes tu precisa bater, mas não vigorosamente. É isto que eu quis dizer. Dificilmente eu uso batedeira para fazer bolos, embora tenha uma batedeira maravilhosa, gosto mesmo de fazer a mão. Quem sabe da próxima vez tu tenta de novo e bate a massa para ficar mais lisinha? Sei que não é fácil, isto acontece como todo mundo, já aconteceu comigo muitas vezes, e realmente bolo encruado ninguém merece. Mas não vamos desistir. Bate da próxima vez, vai ver que foi isto que não deu certo, não sei mais o que te dizer, só que não desista, faça de novo que vai dar certo. Se eu consegui fazer tu também consegue!
      Obrigada por escrever novamente e comentar comigo. Vou ficar na torcida que da próxima vez fique bom, que tu fique bem feliz e me escreva contando.
      Um grande abraço amiga, tenha uma ótima semana!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis