Feijão Branco com Molho de Tomates

Eu adoro feijão branco e hoje resolvi fazer uma coisa diferente. Era para ser um feijão normal para servir com arroz, mas acabou se transformando em prato único. Ficou lindo e muito delicioso. O molho de tomates fez uma festa com o feijão e o sabor ficou incrível. Meu marido dispensou o arroz e comeu o feijão como se fosse sopa. Uma ideia simples que resulta em um prato lindo, nutritivo e muito saboroso que você pode servir com o acompanhamento de sua preferencia. Você pode cozinhar a metade da quantidade que eu fiz caso preferir ou então congelar.

Grau de dificuldade: Media
Rendimento: 6 porções
Preparação: 1 hora 



INGREDIENTES

  • 1 kg de feijão branco orgânico de preferencia
  • 1 cebola grande picada
  • 1/2 xícara de alho poro picado
  • 1/4 xícara de cebolinha verde picada
  • 1/4 de xícara de pimentão  vermelho picado
  • páprica defumada a gosto (opcional)
  • sal e pimenta a gosto
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal


PREPARO

Lave bem o feijão e enxague varias vezes. Deixe de molho de um dia para o outro. No dia seguinte escorra a água do molho e jogue fora. Enxague novamente o feijão e coloque para cozinhar de preferencia em panela de ferro como eu fiz. Não é necessário usar panela de ferro se você não tiver uma, mas com certeza fica bem mais saboroso. Depois de cozido, reserve e prepare o seguinte refogado. Em uma frigideira de tamanho médio aqueça bem o óleo. Coloque o alho e poro e deixe dourar rapidamente. Adicione a cebola e tempere com sal a seu gosto. Deixe dourar por uns 2 minutos e acrescente o pimentão vermelho. Por ultimo acrescente a cebolinha verde picada, verifique o tempero e ajuste se for necessário. Desligue o fogo. Transfira este refogado para a panela do feijão. Tampe e deixe cozinhar mais um pouco em fogo bem baixo, apenas para pegar o gosto dos temperos.













Enquanto isto prepare o molho de tomates a seguir.


INGREDIENTES

  • 2 tomates grandes bem maduros
  • 1 cebola grande picada
  • 1/4 xícara de alho poro picado
  • 1/4 xícara de cebolinha verde picada
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal
  • sal e pimenta a gosto


PREPARO

Em uma panela ou frigideira funda aqueça bem o óleo. Coloque a cebola e deixe fritar por alguns minutos ate que fique dourada. Cuidado para não queimar. Coloque então os tomates picados sem sementes.  (Se usar tomates orgânicos pode usar a pele, senão remova a pele também)



Tempere com sal e pimenta a seu gosto e deixe cozinhar por uns 3 minutos. Então acrescente a cebolinha verde e deixe por mais 1 minuto mais ou menos. Desligue o fogo. 



Verifique o sal e misture este molho ao feijão na panela. Tampe a panela, desligue o fogo e deixe por uns 5 minutos antes de servir para que o sabor do molho incorpore ao feijão.



Eu servi este feijão como se fosse sopa. Na realidade eu fiz um arroz com alho poro e cebolinha verde, mas quando meu marido provou o feijão, gostou tanto que dispensou o arroz e salada de tanto que gostou do feijão.
Sirva como preferir. É uma delicia, eu garanto que vocês vão gostar desta sugestão simples e muito especial. Se você fizer as quantidades indicadas na receita assim como eu fiz, pode congelar o que sobrar caso quiser. Pode servir como sopa da maneira que foi preparado, ou então bater no liquidificador e fazer uma sopa cremosa acrescentando ervas frescas de sua preferencia na hora de servir, tipo salsa e cebolinha picados. Fica bom demais!


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

4 comentários

  1. Respostas
    1. Ola "Cozinhando sem Lactose",

      Seja bem vinda, e muito obrigada pelo comentário. Volte sempre para me visitar!

      abraços

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Eu adoro feijão branco assim deve ficar uma Maravilha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanizinha querida,

      Tu tem que experimentar este feijão amiga, tenho certeza que vais adorar. É bom demais!
      Se fizeres me conta como ficou.

      Um grande beijo, obrigada pela tua visita sempre tão gentil e carinhosa!
      Volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis