Batata Assada com Abobora e Vagem

Eu amo batatas, e fiz esta receita aproveitando o que tinha em casa e ficou maravilhosa. Servi com arroz e salada de verduras. Fica a inspiração para você fazer uma limpa na geladeira, aproveitar pequenas quantidades de legumes e preparar um belo prato como este dando o seu toque pessoal com temperos e ervas que você mais gosta.


Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 4 porções
Preparação: 40 minutos



INGREDIENTES

  • 4 batatas grandes com casca (de preferencia orgânicas)
  • 1 cebola grande cortada em rodelas
  • 2 fatias grandes de abobora com casca
  • 1/2 xícara de cebolinhas verdes picadas
  • 200 gr. de vagens
  • salsinha desidratada a gosto
  • sal e pimenta moída na hora a gosto
  • 3 colheres de sopa de óleo vegetal


PREPARO

Antes de começar esta receita, prepare os ingredientes que vão ser utilizados, escove as batatas, lave bem. Se você não conseguir batatas orgânicas e melhor descascar depois de lavar bem. A mesma coisa deve ser feita com a abobora.  Corte a abobora em pedaços grandes. Lave bem as vagens e corte as pontas. Corte ao meio e reserve. Descasque a cebola e corte em rodelas. Pique as cebolinhas verdes. depois disto você estará pronto para começar a receita. Cozinhe as batatas inteiras com a casca em água e sal. Quando levantar fervura conte 10 minutos e desligue a panela. Retire com cuidado as batatas reservando a água e coloque em uma travessa para esfriar. Enquanto isto prepare o restante da receita. Na mesma panela e água que cozinhou as batatas coloque a abobora com a casca depois de lavar bem e cortar em pedaços grandes. Deixe cozinhar al dente, apenas por uns 10 minutos. Retire as aboboras e reserve para esfriar. Aproveite a água do cozimento das batatas e da abobora para fazer uma sopa caso quiser. Guarde em um vidro tampado na geladeira e conserve por ate 3 dias. Use como base para sopa apenas acrescentando outros legumes e temperos.
 
Voltando a receita.... 

Em uma panela de tamanho médio coloque duas xícaras de água para ferver com um pouco de sal para fazer o branqueamento nas vagens. Quando levantar fervura jogue as vagens, tampe a panela, desligue o fogo e deixe por 3 minutos. Leve a panela para a pia, escorra a água quente e imediatamente jogue água bem fria por cima das vagens para parar o cozimento. Enxague bem ate que as vagens estejam frias. Escorra bem e reserve. Em uma frigideira grande aqueça 2 colheres de óleo. Frite as rodelas de cebola temperando com um pouco de sal e pimenta do reino. Acrescente a metade das cebolinhas verdes. Abaixe o fogo e mexa com cuidado para que as cebolas não queimem. Retire da frigideira e reserve. Corte as batatas em rodelas grossas. mantenha a casca se estiver usando batatas orgânicas. Corte a abobora em pedaços grandes. mantenha a casca também. De preferencia use abobora orgânica para poder usar a casca.

Se você não conseguir legumes orgânicos, remova as cascas.

Na mesma frigideira que você usou para fritar as cebolas, coloque mais uma colher de óleo e refogue rapidamente a outra metade das cebolinhas verdes. Reserve uma colher para o final. Adicione as vagens e deixe por um minuto mexendo sempre. Coloque as fatias de batata e deixe deixe refogar um pouco com as cebolinhas e as vagens mexendo delicadamente. Acrescente os pedaços de abobora e misture aos outros ingredientes na frigideira mexendo para incorporar bem. Por ultimo coloque as cebolas que foram refogadas anteriormente. Misture bem os ingredientes com cuidado. Coloque tudo em um refratário. Salpique a salsinha desidratada e leve ao forno médio por uns 20 minutos para agregar os sabores. Se você preferir pode deixar por mais tempo no forno caso quiser que o prato fique mais dourado. Depois que retirar do forno coloque o restante da cebolinha verde que ficou reservada para o final. Sirva imediatamente. Você pode servir com arroz ou como prato único acompanhado por uma salada de sua preferencia.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

4 comentários

  1. Parabéns pela receita. Simples e deve ficar deliciosa, ótimo para se fazer no almoço, servido com arroz branco. Agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Re,

      Obrigada pelo recadinho tão simpático. Foi exatamente o que eu fiz, esta batata foi um almoço de domingo aqui em casa e eu servi com arroz branco e salada. Fica maravilhosa com arroz!

      Um grande abraço para ti, volte sempre a me visitar e obrigada por acompanhar o blog.

      Excluir
    2. Vou experimentar, a receita pareceu deliciosa. No caso dos alimentos, não sendo orgânicos, penso que é melhor não guardar a água do cozimento, nem reaproveitá-la.Ou não?

      Excluir
    3. Boa noite Vivia,

      Seja bem vinda amiga. Com certeza, todo o cuidado é pouco quando se trata de alimentos não orgânicos. Infelizmente nem sempre temos acesso a alimentos orgânicos, e certas medidas devem ser tomadas para minimizar os problemas. Uma delas é lavar bem e depois remover as cascas sempre. No caso desta receita, eu pelo menos não aproveitaria o caldo das batatas.

      Um grande abraço, obrigada pela visita e volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis