Pão Caseiro Tipo Francês

Esta foi a minha primeira tentativa de fazer baguete em casa. Como eu ainda não tinha a forma especial, não ficou exatamente no formato tradicional da baguete, mas ficou simplesmente deliciosa. Então eu resolvi não chamar de baguete... 


Geralmente eu faço pão semi-integral, mas desta vez eu resolvi fazer com farinha branca porque eu servi este pão com uma canja  e achei que pão branco ficaria mais gostoso com a sopa. Ficou com uma casca super crocante e muito macio por dentro. Perfeito para o que eu queria. Pão caseiro, sopa e vinho! Um delicioso jantar para uma noite fria de inverno.


Como a receita que eu postei antes do pão rustico de fermentação lenta, esta aqui também tem que ser preparada com antecedência. Neste caso eu deixei a massa fermentando o dia todo porque queria assar a noite para o jantar. Deixei fermentar por 8 horas. Preparei a massa de manhã e no final da tarde estava pronta para servir com a deliciosa canja e um vinho merlot.



  

INGREDIENTES PARA DOIS PÃES

  • 2 xícaras de farinha de trigo comum
  • 2 xícaras de farinha de trigo integral
  • 1 1/2 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de fermento biológico para pão
  • 2 xícaras e meia de água a temperatura ambiente
  • farinha de milho orgânica para polvilhar sobre a massa


PREPARO

Em uma tigela grande de preferencia vidro ou cerâmica, misture os ingredientes secos primeiro. Depois acrescente a água aos poucos misturando bem ate obter uma massa homogênea. Você pode usar uma espatula para fazer este processo. É  muito simples de fazer. Tudo o que você precisa é  misturar a água ate hidratar os ingredientes secos e a massa estará pronta. Sem necessidade de sovar ou bater. Sem nenhum esforço, a não ser misturar bem. Este processo leva apenas alguns minutos.
Geralmente eu preparo a massa de manhã e deixo crescer durante o dia enquanto estou no trabalho. Quando volto pra casa no final da tarde esta prontinha para a etapa de finalização. Olhem como ficou a massa depois de 8 horas fermentando. Linda, cheia de bolhas, super leve e aerada.



Agora é  o momento de modelar os pães. Em uma superfície lisa, enfarinhe muito bem e despeje a massa com cuidado com o auxilio de uma espátula. Não se assuste, a massa fica molinha mesmo.


Coloque farinha nas laterais e com o auxilio de uma espátula ou um scraper dobre a massa pra dentro sempre polvilhando mais farinha para não grudar. Continue neste processo ate formar uma bola.Veja na foto abaixo como e este processo de dobrar a massa só com a espátula e farinha.


Dobre quantas vezes for necessário ate que você consiga formar uma bola de massa que seja possível modelar os dois pães. Ajeite a bola com as mãos com o auxilio de farinha para não grudar.



A massa é  bem leve e bastante aerada e não deve ser manipulada muito para não perder as preciosas bolhas que vão deixar o pão cheio de buraquinhos depois de assado.


Faça este processo até conseguir formar uma bola. 


Uma vez formada a bola, divida em duas partes. Lembre-se de sempre enfarinhar a superfície onde está trabalhando para que a massa não grude.


Modele em formato de baguete como mostra a foto abaixo. Na realidade eu ainda não tinha forma especial de baguete quando fiz este pão. Fiz assim mesmo sempre enfarinhando a tabua para não grudar. Queria muito fazer baguete, e fiz de improviso, como foi possível. 



Modelados os dois pães, coloque em uma assadeira retangular de tamanho médio forrada com papel vegetal e polvilhe farinha de milho por cima .



Com o auxilio de um estilete ou uma lamina faça cortes nos pães. 



Agora e só cobrir os pães e deixar crescer por 1 hora em lugar protegido. Veja como eles estavam depois deste tempo. A massa cresceu para os lados, ficou achatada... porque eu não tinha a tal da forma de baguete, mas eu queria fazer baguete... rsrsrsrs



Agora é hora de ligar o forno para pre-aquecer por 30 minutos em temperatura alta de 240C. Enquanto o forno aquece, deixe os pães cobertos e crescendo em um lugar protegido. O total de tempo de crescimento da massa vai ser de uma hora e meia. Passados os 30 minutos de pré-aquecimento do forno, leve os pães para assar por 30 minutos.



pão estava pronto, e a canja também. Então foi  abrir o vinho e saborear!
Espero que gostem da sugestão super simples e fácil de fazer. 


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL DANDO OS DEVIDOS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

16 comentários

  1. Respostas
    1. Obrigada Debinha!

      beijos e muito obrigada pela visita e comentario!

      volte sempre

      Excluir
  2. Parece maravilhoso - vou fazer essa receita. Apenas uma dúvida: quando você diz "farinha de milho" é igual ao nosso fubá? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Miriam,

      Obrigada pelo teu recadinho! A farinha que eu usei e a mesma coisa que fubá. Na realidade como eu sou do RS, não temos o costume de chamar de fubá. Chamamos de farinha de milho, o que vem a ser a mesma coisa.
      Qualquer tipo de farinha de milho, fubá.... fica gostoso. Eu usei um médio, não muito fino e não muito grosso. Este e o ideal porque fixa bem na massa e da este efeito lindo e crocante.

      Se fizeres o pão, volta pra me contar como ficou amiga!

      beijos

      Excluir
  3. Bom dia, uma informação, vc saberia onde encontrar forma para baguette que caiba em forno fischer?
    Boa página, obrigada pelas dicas. Se quiser visitar Delicia VEG no face, para ver o trabalho que estamos fazendo na serra gaucha. Abraços

    Att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Betezul,

      Eu nao tenho conhecimento de onde comprar a forma de baguete no Brasil amiga. Tambem nao conheco o forno Fischer. Moro for a do pais e estou completamente desatualizada em relacao a produtos e equipamentos novos.
      Eu acredito que se tu procurares no Google, pode encontrar uma resposta mais concreta, e quem sabe onde encontrar a forma de baguete que queres.

      Infelizmente nao tenho como te ajudar, mas espero que consigas a tua forma.
      Caso nao conseguires, faz como eu fiz, assa em uma assadeira retangular que fica muito bom tambem.

      abracos e muito obrigada pela participacao

      Excluir
  4. Bom dia, vc sabe onde encontrar forma para baguette que caiba no forno fischer? Se quiser visitar Delicia VEG no facebook, para ver o que estamos fazendo aqui na serra gaucha. Abraços e obrigada pela página legal. Bete Romanzini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Betezul,

      Ja respondi a tua primeira pergunta acima.
      Nossa que legal, tu e do sul, da serra gaucha! Eu sou gaucha, amo a serra e tenho muitas saudades de tudo por la.
      Vou ver se encontro a tua pagina no facebook e vou curtir e acompanhar.

      obrigada pela visita, volte sempre!

      Excluir
  5. Vou fazer já! Muito obrigada e um abração, menina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Miriam,

      Me conta como ficou amiga, chegaste a fazer?

      Um grande abraco para ti tambem querida, e muito obrigada pelo comentario e visita, volte sempre!

      Excluir
  6. Caríssima, fiz apenas uma pergunta simples e não obtive resposta...muita correria, né? Ok, volto a perguntar: para fazer as baguetes você escreveu "1 colher de chá de fermento biológico" - pergunta: essa quantidade refere-se ao pacotinho de 10g que a gente compra no mercado ou menos???? Vc possui vídeo no youtube? Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Guershon,

      Já respondi o teu primeiro recadinho e espero que tenha conseguido esclarecer as tuas duvidas.
      A correria e grande, pode acreditar meu amigo. Mas desta vez, como te falei no outro post, tive que me afastar do computador por conta de uma intervenção cirúrgica no olho.
      Ainda não estou completamente bem, mas daqui a pouco fica tudo legal de novo!

      Vou repetir a resposta aqui. Em todas as receitas de pão de fermentação lenta, a quantidade de fermento e sempre 1 colher de cha. Não posso te dar a quantidade em gramas porque compro meu fermento a granel e sempre uso as medidas em colheres.

      Eu aconselho que tu tire uma colher de cha de fermento de dentro do pacotinho e use apenas esta medida. O pão de fermentação lenta usa bem menos fermento do que os pães normais, e o tempo de fermentação e bem maior. Por isto se consegue um resultado muito bom. Casca bem crocante, uma massa super leve e gostosa. Alem do que este processo também ajuda muito a diminuir o índice de açúcar e gluten da massa.

      Espero ter ajudado, se tiveres mais alguma duvida me escreve que eu respondo assim que seja possível.

      Infelizmente eu ainda não tenho vídeos no youtube. Isto e um sonho ainda, mas eu espero chegar la.

      abracos

      Excluir
  7. Estou adorando suas receitas para pães e meu marido e eu estamos loucos para testar, porém eu tive uma duvida: a temperatura do forno para assar o pão é a mesma do pré aquecimento???

    ResponderExcluir
  8. Ola Fly,

    Obrigada por escrever, fico muito feliz que tu acompanhas e gostas das receitas. Sim, a temperatura se mantem a mesma ate o final. Os pães necessitam de forno bem quente para ficarem bons. Este pão que eu fiz assa mais rápido porque eu dividi a massa em duas porções e fiz quase uma baguete. Espero ter ajudado, se tiver mais alguma duvida escreve novamente.

    Um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!

    ResponderExcluir
  9. (não sei se o meu outro comentário foi, não aparece pra mim)

    Oi Lori!!

    Conheci seu blog há pouco tempo e estou amando, inclusive já fiz algumas receitas. Ontem eu fiz os muffins de limão e a galera aprovou.

    Estou tendo alguns probleminhas com o crescimento dos meu pães e eu acredito que seja por causa do frio. (Tá fazendo muito frio aqui no RS).

    Ainda não tentei fazer pão com fermentação lenta e eu queria saber se você acha que dá certo com o frio ou se você tem alguma dica.

    Um abraço e obrigada por compartilhar suas receitas simples e deliciosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Cacau,

      Seja bem vinda amiga. Não recebi nenhum outro comentário teu, apenas este, caso for diferente escreve de novo. Talvez não tenha entrado no sistema.
      Obrigada por seguir o blog, fico feliz que gostaste das receitas e os muffins de limão foram aprovados, bom demais saber!
      Nossa, nem me fale do frio gaúcho, eu sou gaúcha e sei muito bem o que é o nosso frio. Não é brincadeira não, e tudo fica mais difícil, inclusive fazer pão, rsrsrsrs
      Mesmo com o frio, podes fazer o pão de fermentação lenta sem problemas. Coloque o pirex ou bacia com a massa em um lugar bem protegido e como vais cobrir com o plástico filme isto já ajuda a isolar a temperatura externa. outra coisa que pode ser feita também é embrulhar a bacia com uma toalha de mesa.
      Mas para a fermentação lenta tu não precisa te preocupar muito porque mesmo que demore um pouco mais, vai fermentar, vai crescer sim, mesmo no frio. Caso fizeres volta para me contar como ficou, espero que tu goste. Se tiver mais alguma dúvida, escreve novamente.

      Um grande abraço
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis