Batata Assada em Palitos

Pensa em uma coisa gostosa que não se consegue parar de comer... Se você gosta de batatas, esta receita é perfeita. Batatas cortadas em palitos assadas no forno e temperadas com cebolinha verde e rodelas de cebola douradas. A mesma receita pode ser feita com batata doce. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Se você quiser pode usar alecrim fresco. Eu queria muito fazer com alecrim, mas como não tinha  fiquei só na vontade.  Usei o que eu tinha em casa mesmo e ficou uma delícia. Esta é uma alternativa mais saudável de comer batata que parece frita mas não é. Veja como é simples o preparo, e você pode temperar as batatas ao seu gosto aproveitando temperos e ervas que tiver em casa. 
Serve duas pessoas  


INGREDIENTES

  • 4 batatas bem grandes com casca (se forem orgânicas)
  • 1 cebola media cortada em fatias finas
  • cebolinha verde picada, a vontade
  • salsinha desidratada ou orégano
  • 3 colheres de sopa de óleo vegetal (eu usei óleo de coco)
  • sal e pimenta preta moída na hora a seu gosto
  • páprica ou cúrcuma (opcional)


Dica: Se você não conseguir batatas orgânicas, descasque antes de utilizar. 



PREPARO


Lave bem as batatas com uma escovinha. Seque com papel toalha e corte em palitos de tamanho médio. Seque bem os palitos com papel e disponha em uma assadeira. Coloque a cebola cortada em fatias, tempere a seu gosto e regue com o óleo que for utilizar misturando delicadamente.Por ultimo coloque a salsinha desidratada ou orégano, se for utilizar. Se quiser usar páprica ou cúrcuma, misture aos temperos nas batatas antes de colocar o óleo.


Asse em temperatura media. Esta foto acima eu fiz depois de 15 minutos de forno quando virei as batatas. Se for necessário coloque um pouquinho mais de óleo, mas a quantidade indicada e suficiente para assar e deixar as batatas deliciosamente crocantes. Claro que não fica crocante como a batata frita tradicional, mas fica suficientemente boa para que a gente possa comer batatas sem fazer fritura que e super prejudicial a saúde.

Controle o ponto das batatas, quando você espetar um garfo e elas estiverem macias, significa que estão bem cozidas. Então deixe por mais uns minutos para dourar e ficar mais firme e crocante virando de vez em quando para não pegar no fundo da forma. O tempo de forno varia em media de 30 a 40 minutos dependendo do seu forno. Tenha o cuidado de não deixar queimar.  Sirva quente como acompanhamento ou como preferir. Espero que gostem da sugestão. Aqui em casa foi um escândalo o sucesso que estas batatas fizeram, e com certeza vou repetir a receita variando os temperos. 


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

8 comentários

  1. Que delícia, Lori... Quando eu for te visitar, pode fazer esse prato que vou adorar! rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaine querida, hoje eu fiz batata assada novamente em tua homenagem, hehehe Vou postar daqui a pouco a receitinha e te chamo para ver. desta vez foi diferente, fiz umas variações de temperos e ficou bom demais.
      O marido elogiou e disse que a de hoje foi a melhor de todas.

      Vou guardar a receita para fazer quando tu vier aqui, hehehe

      beijos, obrigada pela visita, volte sempre!

      Excluir
  2. eu também coloco alho (esmagado) pimentão e tomates :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Andreia,

      Que delicia, batata assada é tudo de bom mesmo. hoje eu fiz com molho de tomates, vou postar a receita em seguida. Bom demais!

      Imagino a delicia que deve ficar a tua com alho, tomates e pimentões. Vou experimentar esta dica um dia destes.

      Obrigada pelo recadinho, volte sempre para me visitar!

      abracos

      Excluir
  3. posso usar azeite de oliva no lugar do oleo vegetal?
    Obrigada, parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Vera,

      Seja bem vinda amiga e muito obrigada pelo comentário. Eu não uso azeite de oliva para cozinhar. O azeite de oliva extra-virgem deve ser consumido frio e não é recomendado que seja aquecido em altas temperaturas porque perde as propriedades nutricionais. O que eu faço muitas vezes é colocar um fiozinho de azeite de oliva na comida depois de pronta apenas pelo sabor e nutrientes.
      O ideal é utilizar outro óleo vegetal que suporte altas temperaturas e depois colocar o azeite como eu faço.
      Selecionei alguns links para que tu dê uma olhadinha sobre este assunto.

      http://goo.gl/VHcZOW

      http://goo.gl/stN9Sr

      Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida, estou à disposição. Um grande abraço, obrigada pela visita e volte sempre!

      Lori Ellis



      Excluir
    2. Que interessante!Não sabia..
      Obrigada pelas dicas!

      Excluir
  4. Boa noite Vera,

    Pois eu também não sabia e depois que descobri nunca mais utilizei azeite de oliva para cozinhar e procuro espalhar esta informação para as pessoas. Obrigada por perguntar, me deu a chance de escrever aqui sobre isto e com certeza muita gente vai ler e se informar também.

    Um grande abraço amiga, volte sempre para me visitar!

    Lori Ellis

    ResponderExcluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis