Couve Flor Gratinada

Um prato delicioso, de linda apresentação e muito simples de preparar. Couve-flor gratinada temperada com alho, cúrcuma e páprica. Você pode variar os temperos, pode usar ervas frescas a seu gosto. Sirva como acompanhamento para qualquer prato principal a base de batatas, arroz ou macarrão. Experimente, você vai se surpreender com o sabor deste prato. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 

 Serve 3 pessoas   


INGREDIENTES

  • xícaras de floretes de couve-flor crua
  • 1 colher de chá de alho em pó
  • 1 colher de chá de salsinha desidratada
  • 1 colher de chá de páprica (eu usei flocos, pode ser em pó também)
  • 1 colher de chá de cúrcuma em pó (opcional)
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal (eu usei óleo de coco)
  • sal e pimenta moída na hora a seu gosto


PREPARO

Corte e lave os floretes de couve-flor. Não use os talos para esta receita. Reserve para sopas ou suco. Em uma panela coloque água e leve a ferver. Quando levantar fervura coloque os floretes de couve-flor, desligue o fogo, tampe a panela e conte 3 minutos.  Depois disto escorra a água e imediatamente coloque água fria da torneira em cima da couve-flor para esfriar e parar o cozimento. Coloque em uma peneira e deixe escorrer bem a água antes de utilizar.

Prepare uma assadeira, refratário, ou qualquer tipo de prato que possa ir ao forno. Unte com um pouco do óleo. Coloque as couve-flor no prato e espalhe com cuidado. Tempere com sal, alho em pó, cúrcuma, salsinha desidratada e a páprica em flocos ou pó. Regue com o restante do óleo.


Misture delicadamente e leve ao forno pré-aquecido para gratinar por mais ou menos 15 ou 20 minutos ou até dourar. Sirva como acompanhamento. 


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

6 comentários

  1. Eu adoro este Prato falou em couve Flor e comigo mesno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vani querida,

      Somos duas então, porque eu adoro couve flor de qualquer maneira. Crua, assada, cozida, ao vapor... rsrsrsrs
      beijos amiga, bom te ver por aqui, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Olá !! eu adorei esta receita irei faze-la com certeza, mas também gostaria de saber onde compra esta travessa vermelha linda de morrer!! obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sonia,

      Seja bem vinda querida! Obrigada pelo teu carinho em escrever um recadinho tão fofo. Então, esta travessinha linda eu comprei em uma loja chamada TJ Max nos Eua onde moro.Sou apaixonada por esta panelinha, a cor é linda.
      Aliás, uma das coisas que eu mais adoro é procurar por coisas diferentes para o blog. Estou sempre catando pratos, travessas e potinhos para usar nas receitas.

      Um grande abraço, obrigada pela visita e volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Respostas
    1. Olá Reegisk,

      Muito obrigada pelo comentário. Fico feliz que tenhas gostado da receita.

      Um grande abraço, obrigada pela visita e volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis