Salada de Quinoa com Pimentões

Eu adoro quinoa, especialmente em saladas tipo tabule. O sabor e incrível, refrescante e muito delicado. Quinoa é um delicioso, nutritivo e versátil grão, que permite o preparo de inúmeras receitas como saladas, risotos, sopas, sucos, pães, bolos e tortas. Um grande aliado da alimentação vegana, não contem glúten, rico em vitaminas, minerais, proteínas e fibras, o que ajuda a aumentar a sensação de saciedade, ajudando com isto a equilibrar a ingesta calórica. Uma saudável alternativa de substituição ao arroz tradicional. Você pode inventar receitas diferentes acrescentando ervas frescas, temperos que tiver disponíveis em casa. Leia com atenção as instruções de preparo da quinoa para evitar o gosto amargo provocado pela presença de saponinas.

Serve duas pessoas


INGREDIENTES



  • xícara de quinoa em grãos, de preferencia orgânica
  • xícaras de chá de água para cozinhar a quinoa
  • 1/2 pimentão verde fatiado
  • 1/2 pimentão vermelho fatiado
  • 1 colher de sopa de cebola picada bem miudinha
  • 1/4 de xícara de talos de salsão fresco picados
  • 1 colher de sopa de sumo (caldo, suco) de limão
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem
  • salsinha fresca picada a vontade
  • sal e pimenta a seu gosto



PREPARO DOS TEMPEROS


Comece preparando os temperos e deixe marinar para pegar gosto e adicionar a quinoa depois de pronta. Pique a cebola bem miudinha e coloque em uma tijela media. Acrescente o salsão e as fatias de pimentões. Tempere com sal e pimenta (opcional) a seu gosto.  Adicione o azeite e esprema o limão. Deixe repousando para os sabores incorporarem enquanto você prepara a quinoa. Uma ótima dica é colocar em um recipiente de vidro, tampar e levar a geladeira para depois misturar com a quinoa cozida. Quando eu recomendo o uso de vidro para armazenar alimentos, é porque sem duvida esta é a opção mais saudável. O ideal é evitar no máximo guardar alimentos em recipientes de plástico, especialmente quando o alimento tiver algum tipo de gordura.



PREPARO DA QUINOA


Comece lavando a quinoa e escorrendo a água pelo menos umas duas vezes. Encha um prato fundo com água fervente, adicione a quinoa e deixe repousar por dois minutos. Este processo é muito importante para remover a saponina e outras impurezas que deixam um sabor amargo na quinoa depois de cozida. ( A presença de  saponinas é o que deixa o sabor meio amargo na quinoa).

Escorra a água quente e enxague bem os grãos em água corrente com o auxilio de uma peneira. Deixe escorrendo na peneira enquanto prepara o restante da receita.

Em uma panela, coloque as duas xícaras de água para ferver. Quando levantar fervura coloque a quinoa e o sal. Mexa de vez em quando até que comece a levantar fervura novamente. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por mais uns 10 ou 15 minutos. Cuidado para não cozinhar demais, verifique se passados os 10 minutos esta bem cozida, caso não estiver, deixe por mais 5 minutos. Você vai saber que a quinoa está cozida quando ficar transparente com linhas brancas em volta dos grãos.

Escorra a quinoa e lave em água corrente para interromper o cozimento. Coloque numa travessa funda, solte os grãos com um garfo. Misture o tempero que ficou marinando na geladeira. Adicione  a salsinha picada, verifique o sal. Caso quiser, coloque mais limão e azeite de oliva a seu gosto. Sirva gelado. Uma dica maravilhosa é temperar com folhas de hortelã frescas.Você pode adicionar metades de tomatinho cereja, se quiser pode colocar cubinhos de cebola roxa, pepino fresco....  tudo o que você imaginar, de preferencia ingredientes frescos e orgânicos.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

2 comentários

  1. O preparo é o mesmo para quinoa em flocos??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá VeeeH,

      A quinoa em flocos não necessita cozinhar como a quinoa em grãos. Basta utilizar direto nas receitas e pode ser consumida crua porque já vem preparada pelo fato de ser em flocos. Pode ser utilizada em smoothies, sopas, vitaminas de frutas, adicionar ao cereal, granola, ou para preparar bolos, biscoitos e pães.

      O grão necessita ser cozido ou germinado, e para remover o gosto amargo quando cozido, é necessário fazer este processo que eu cito na receita acima.

      Espero ter ajudado, se tiveres mais alguma duvida e eu tiver condições de esclarecer, escreva novamente.

      abraços e muito obrigada pela participação, volte sempre!

      Lori Ellis


      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis