Sopa Cremosa de Abobora e Gengibre ~ Creamy Butternut Squash Ginger Soup

(Scroll down for English version)
Uma sopinha cremosa simples de fazer, rápida e muito gostosa. Abobora, castanhas de caju e uma pitadinha de gengibre para dar um toque especial. Uma combinação de ingredientes que foi um grande sucesso aqui em casa. Ficou leve e ao mesmo tempo com um toque diferente pelo gengibre e a castanha. O gengibre é opcional. Se você não gosta, não use. Eu recomendo colocar em pequena quantidade para acostumar o paladar para aquelas pessoas que não estão acostumadas ao sabor do gengibre na sopa. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana


Serve 2 pessoas


INGREDIENTES
  • 2 e 1/2 xícaras de abobora
  • 1 dente de alho médio
  • 1/4 de xícara de alho poro picado
  • 1 pedacinho pequeno de gengibre
  • 1/4 xícara de castanhas de caju cruas
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
  • 2 colheres de sopa de cebolinha verde fresca
  • 1 pitadinha de paprica defumada em flocos (opcional)
  • sal e pimenta a seu gosto



PREPARO

Lave bem a abobora, descasque, remova as sementes, corte o alho poro e o alho e reserve. Use uma peneira para rapidamente lavar as castanhas de caju. Coloque as castanhas de molho em um recipiente de vidro e deixe descansar enquanto prepara o restante da receita. Leve a abobora, o alho e o alho poro ao liquidificador e coloque água suficiente para cobrir os ingredientes. Bata bem ate conseguir um creme bem lisinho. Leve este creme para uma panela. Coloque sal e pimenta a seu gosto, tampe a panela e deixe ferver.

Enquanto isto bata as castanhas de caju que estavam de molho no liquidificador ate formar um creme. Acrescente mais água se for necessário ate conseguir um creme lisinho mais para liquido do que solido. Leve este creme para a panela e misture bem com a sopa que esta fervendo. Desligue o fogo, verifique o tempero, coloque o gengibre, tampe a panela e deixe por 5 minutos antes de servir.

Enquanto isto corte a cebolinha verde e misture com azeite de oliva. Coloque a sopa no prato que vai servir e adicione a cebolinha fresca picada e o azeite de oliva. Sirva imediatamente acompanhada de croutons, torradinhas ou como preferir.



Sempre que eu uso abobora ou moranga costumo remover as sementes e colocar para tostar com uma pitadinha de sal. Para fazer isto basta remover as sementes, lavar e secar bem e colocar em um pratinho refratário. Colocar um pouquinho de sal e levar ao forno médio por uns 15 minutos ou ate que fiquem douradinhas e crocantes. Além de deliciosas são muito nutritivas.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!




CREAMY BUTTERNUT SQUASH SOUP GINGER SOUP


A simple, and delicious creamy soup with butternut squash, cashews and a pinch of ginger for a special touch.This combination was a great hit here. The result was a really special flavor soup and we all love it.Ginger is optional, if you’re not much of a fan, don’t use it. I recommend starting with a small quantity because it’s not everyone that’s used to ginger in soups.


Serves 2


INGREDIENTS
  • 2 1/2 cups butternut squash
  • 1 garlic clove, medium
  • 1/4 cup leek, chopped
  • 1 small piece of ginger
  • 1/4 cup cashew nuts, raw
  • 2 TBS extra virgin olive oil
  • 2 TBS fresh scallion
  • 1 pinch smoked paprika flakes (optional)
  • salt and pepper, to taste


DIRECTIONS

Wash well the butternut squash, peel and remove seeds. Chop leek and garlic, set aside. Use a colander to rinse cashew nuts. Soak them in water in a glass container and set aside while you prepare the rest of the recipe.
Put the butternut squash, garlic and leek in the blender and add water just enough to cover the ingredients. Blend until smooth. Pour the resulting cream in a pan. Add salt and pepper to taste, cover the pan and bring to a boil. Meanwhile, process the cashews and water in the blender until smooth. Add more water if necessary until get a cream not to thick. Add the cream to the boiling soup and whisk. Add more water if necessary to reach a desired consistency. Turn off the heat, check seasonings to taste and add ginger. Cover the pan and set aside for 5 minutes before serving.
In the meanwhile, cut the scallions and mix them with the olive oil and a pinch of Himalayan salt and pepper.  Pour the soup into a bowl and add fresh chopped scallions and olive oil. Serve immediately.


All recipes, text and images shown are property of the Veganana's Blog. Show that you care mentioning the Veganana Blog when you share or publish the recipes.

20 comentários

  1. posso substituir as castanhas de caju por outra coisa? que não sejam sementes ,nozes , nada disso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Bruna,

      Pode sim, pode usar aveia caso quiser enriquecer a sopa, ou ate mesmo não usar nada porque a abobora deixa a sopa super cremosa e os temperos e ervas que vais usar vão fazer a sopa ficar muito gostosa.
      Não se preocupe que não vais perder nada em sabor, e a sopa vai continuar sendo muito nutritiva mesmo sem as castanhas.

      Na realidade esta receita e uma inspiração, use o que tiver disponível em casa, invente a tua sopa com os temperos que mais gostas e eu tenho certeza que vai ficar maravilhosa.

      um grande abraço, obrigada por seguir Veganana

      Excluir
  2. Respostas
    1. Ola Marta,

      Obrigada pelo comentario e pela visita! Fico feliz que gostaste da sopinha.
      Volte sempre para me visitar.

      abracos

      Excluir
  3. Adorei! Aquí na Alemanha tem a época da abobora mais eles não sabem fazer quitutes como nós brasileiros, eu vou traduzir para minhas amigas Veganas.Obrigada!! Valeu!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Kunga,

      Obrigada pela visita e comentário sobre a receita. Fico feliz que gostaste e vais traduzir para a tuas amigas.
      O blog Veganana esta sendo traduzido para o inglês. Já temos varias receitas prontas. Vai facilitar bastante porque tem muita gente que não fala português e me escreve pedindo as receitas em inglês.

      Se procurares a palavra "English", as receitas já traduzidas vão aparecer.

      Um grande abraço e muito obrigada por estar aqui.

      Excluir
  4. Cozinha é criatividade e ousadia com bom senso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mestre,

      Falou tudo,adorei tuas palavras porque expressam exatamente o que eu penso sobre o sagrado ato de cozinhar.

      Um grande abraço, obrigada pela visita e recadinho.

      Volte sempre!

      Excluir
  5. Parece muito bom! Vou fazer como manda a receita. Adoro gengibre na comida tbm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Andressa,

      Muito obrigada pela visita e pelo comentário tão simpático!
      Se fizeres a sopa, por favor volte aqui para me contar como ficou.

      um grande abraço, volte sempre!

      Excluir
  6. antonieta costa lima20 de junho de 2014 às 13:36

    parece ser muito boa, só nao entendi como entra o gengibre, em pedaços? ralado? cru ou cozido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Antonieta,

      Eu coloquei um pedacinho bem pequeno de gengibre direto na panela na ultima fase de preparo da sopa porque não queria um sabor muito forte de gengibre, apenas um toque mais sutil.

      Caso quiseres podes colocar o gengibre para ferver junto com a sopa desde o inicio. Neste caso vais ter uma sopa com um sabor bem mais acentuado de gengibre. Fica a teu critério.

      Eu coloquei uma observação na receita para que as pessoas que não estão acostumadas ou não gostam muito do sabor forte do gengibre, usarem um pedacinho pequeno na primeira vez para não estragar a receita.

      O gengibre usado e sempre cru e vai ser cozido ou apenas aquecido quando em contato com a sopa.

      Resumindo, o uso do gengibre fica a gosto de cada um.

      Espero ter ajudado e esclarecido a tua duvida. Se precisares de mais alguma coisa que eu possa ajudar, e so escrever.

      Um grande abraço e muito obrigada pela visita e comentário


      Excluir
  7. Qual abobora vc usou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Sidnei,

      Seja bem vindo e obrigada por escrever. Eu usei a abóbora de pescoço, não sei exatamente como chama no Brasil. Onde eu moro, nos Eua, chamamos de butternut squash. É bem amarela por dentro, e a casca é beige clarinha por fora. Eu acredito que esta receita pode ser feita com qualquer tipo de abóbora.

      Espero ter ajudado, volte sempre!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  8. ficou ótima! agradeço pela receita :)
    não coloquei castanha de caju porque não tinha. ficou bem líquida (acho que coloquei água demais na hora de bater no liquidificador), então acrescentei um pouco de aveia em flocos fina. e manjericão pra dar um gostinho a mais, além do gengibre (amo)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabíola, tudo bem?

      Parabéns pela criatividade. A aveia além de enriquecer o sabor e engrossar a sopa, acrescenta um grande valor nutricional à receita. Foi uma ótima saída para deixar a sopa mais cremosa. Muito bom mesmo, e o manjericão deve ter deixado um perfume maravilhoso na sopa. Adorei as tuas substituições!
      Muito obrigada por acompanhar o blog e escrever comentando sobre a tua experiência com a receita. Fico feliz em saber que gostaste!

      um grande abraço, volte sempre para me visitar!
      Lori Ellis

      Excluir
  9. Respostas
    1. Oi Ghaiaselva, tudo bem?

      Que legal, fico feliz que gostaste da receita. Se fizer me conta como ficou. Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  10. Boa tarde abóbora e crua mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Inicialmente a abóbora é crua, e depois de liquidificada com os outros ingredientes vai para a panela até ferver. Fica uma delícia, bem cremosa e nutritiva. Se fizer me conta como ficou, espero que gostes.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis