Batata Assada com Molho de Tomates Caseiro

E para quem gosta de batata assada, nada melhor do que fazer uma travessa cheia e comer muito. Hoje foi dia de batata assada aqui em casa de novo. Eu tinha um molho de tomate caseiro que sobrou do macarrão de ontem e resolvi colocar nas batatas para ver como ficava. Ficaram lindas, ficou tão bom que o marido disse que foram as melhores que eu já fiz ate agora. Depois de ouvir este elogio, eu tive que fazer fotos e compartilhar com vocês. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.

Serve 3 pessoas

Comece preparando o molho de tomates se você quiser usar. É simples e rápido de fazer. Enquanto o molho fica pronto prepare as batatas e o restante dos  ingredientes. Eu usei mais ou menos uma xícara de molho de tomates que tinha sobrado do macarrão de ontem. A receita abaixo e uma quantidade estimada do molho para a porção de batatas que eu assei. Se você estiver usando tomates orgânicos, não é necessário tirar a pele.


PARA O MOLHO DE TOMATES
  • 2 tomates médios bem maduros picados
  • 1 dente de alho esmagado
  • 1 colher de sopa de cebolinha verde picada
  • sal e pimenta a seu gosto
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal


PREPARO
Aqueça o óleo em uma panela e doure o alho esmagado cuidando para não queimar. Em seguida coloque os tomates picados, tempere com sal e pimenta, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe o molho cozinhar em fogo baixo. Não coloque água, deixe o molho se formar apenas com o liquido dos tomates. Enquanto isto prepare o restante da receita.



PARA AS BATATAS
  • 1 kg de batata rosa com casca (orgânicas de preferencia) *
  • 2 cebolas de tamanho médio
  • cebolinha verde picada, a vontade
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal
  • 1 colher de chá de cúrcuma em pó (opcional)
  • 1 colher de chá de páprica picante (opcional)
  • 1 colher de chá de alecrim seco (opcional)
  • sal e pimenta preta moída na hora a seu gosto
  • molho de tomates caseiro (receita acima)
* Se não conseguir batatas orgânicas, lave bem e descasque antes de utilizar.


PREPARO
Lave bem as batatas com o auxilio de uma escovinha. Seque com papel toalha, corte em cubos pequenos e disponha em uma assadeira grande. Adicione a cebola cortada em fatias de tamanho médio. procure distribuir bem as batatas e cebolas na assadeira. Tempere com sal, pimenta moída na hora, cúrcuma e páprica e alecrim se for utilizar. Use os temperos que você tiver em casa. Batatas assadas ficam gostosas com qualquer tipo de ervas secas ou frescas. Invente sabores diferentes a cada vez que fizer. Você também pode colocar pimentões para assar junto se gostar.

Regue com o óleo vegetal que for utilizar misturando delicadamente. Então coloque o molho de tomates que deve já estar prontinho para usar e espalhe sobre as batatas com cuidado procurando cobrir o máximo que seja possível. O molho de tomates e só para dar uma cor especial nas batatas. Eu nunca tinha usado, adorei o resultado. Além de uma cor linda, o sabor ficou diferente, especial por causa do molho. Asse em temperatura media de 180C ou 365F em forno pré-aquecido por mais ou menos 45 minutos ou 1 hora.


A foto acima foi feita com 30 minutos de forno. Observe que as batatas ainda não estão assadas. Neste momento eu virei com o auxilio de uma colher de pau e deixei assar novamente. Você pode controlar o ponto das batatas espetando um garfo ou faca para verificar se elas estão cozidas. Deixe o tempo suficiente para que elas fiquem douradinhas e mais sequinhas. Esta batata não chega a ficar crocante por causa do molho de tomates, mas fica deliciosamente sequinha e gostosa.


Deixe no forno por mais uns minutinhos para dourar e ficar mais firme e crocante virando de vez em quando para não pegar no fundo da forma. O tempo de forno varia em media de 45 minutos a 1 hora dependendo do forno e do resultado que você espera.  Se quiser as batatas mais crocantes deixe mais alguns minutinhos no forno. Não deixe queimar. Na hora de servir coloque cebolinhas frescas picadas ou qualquer outra erva fresca de sua preferencia. Eu servi estas batatas com quinoa cozida e salada.


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

9 comentários

  1. Amei a receita da batata, parabens e nao deixe de postar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário amigo (a),

      Com certeza vou continuar postando e fico muito feliz que vocês curtem e acompanham as minhas postagens. Volte sempre para me visitar!

      Um grande abraço

      Lori Ellis

      Excluir
  2. adoro suas receitaas e faço sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a),

      Muito obrigada por escrever e por acompanhar o meu trabalho. Fico muito feliz quando recebo o carinho de vocês em forma de palavras, incentivos e comentários que me ajudam muito a melhorar a qualidade do que eu faço.

      Volte sempre para me visitar, um grande abraço!

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Adorei a receita vou experimentar,só keria k me dissesse se as batas vão a assar com casca,como não mencionou p tirar a casca,mesmo assim fikei c dúvidas. Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Adorei a reveita,só fikei na duvida se é p assar as batatas c a casca,como não mencionou na receita p tirar a casca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Lourdes,

      Seja bem vinda amiga. Esta receita foi feita com as batatas com casca. Não descasquei r por isto não mencionei para tirar a casca. isto é apenas um detalhe, caso preferir, pode descascar a batata e preparar a receita conforme as instruções.
      Eu adoro batata assada com casca. Fica simplesmente maravilhosa. Basta apenas lavar bem a batata com uma escovinha, enxaguar varias vezes e depois preparar.

      Caso fizeres, volta para me contar como ficou.
      Um grande abraço, obrigada pela visita e volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  5. hummm amo batatas! e ficaram lindas!! vou fazer!! abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriam,

      Seja bem vinda, obrigada pela visita e comentário sobre a receita. Fico muito feliz que gostaste. me conta como ficou quando fizeres, espero que goste. Se tu gosta de batatas assim como eu, tenho certeza que vai adorar esta receita.

      Volte mais vezes para me visitar, gostei muito de te ver por aqui!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis