Bolo de Coco e Cranberry

Cranberry e coco é sem duvida uma deliciosa combinação para fazer doces, especialmente bolos. O azedinho do cranberry é maravilhoso contrastando com o doce da massa, especialmente com o sabor do coco. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana


Apesar de ser um bolo, apesar de ser doce, esta receita ainda pode ser considerada saudável porque tem pouquíssimo açúcar e gordura, e parte de farinha integral. O resultado foi um bolo muito delicioso, macio, com um colorido lindo, que não durou muito tempo aqui em casa. 





INGREDIENTES

  • xícaras de farinha de trigo branca
  • 1/2 xícara de farinha de trigo integral
  • xícaras de coco ralado médio
  • xícara de cranberry desidratados (ou passas de uva))
  • 1/2 xícara de açúcar cristal ou demerara
  • 1 colher de cafezinho de bicarbonato de sódio
  • 2 a 2 1/2 xícaras de água em temperatura ambiente
  • 1/2 xícara de óleo vegetal
  • 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó (para bolos)
  • 1 pitadinha de sal



PREPARO


Em uma vasilha grande coloque as farinhas, o açúcar, o sal e o coco ralado. Misture bem e em seguida adicione a água aos poucos alternando com o óleo. Continue misturando ate agregar bem os ingredientes formando uma massa homogênea pastosa e firme. Acrescente a xícara de cranberry misturando delicadamente na massa. Por ultimo coloque o fermento em pó apenas misturando sem bater. Coloque a massa em uma forma  de buraco no meio untada, ou no formato que preferir e leve para assar em forno pré-aquecido em temperatura de 180C ou 365F.



Deixe assando por 30 minutos ou até que esteja douradinho por cima. Faça o teste do palito para ver se a massa esta bem assada. Pronto, agora prepare um chá  bem quentinho e sirva com uma fatia desta delicia de bolo.

Cranberry é uma fruta vermelha nativa dos Estados Unidos. Também é conhecido como mirtilo-vermelho e oxicoco. Rico em oxidantes, vitamina A, C e D, fibras e colágeno. Esta fruta e conhecida pelo seu poder de prevenir infecções urinarias, sendo muito usada tanto em suco como capsulas como terapia com a finalidade de prevenção deste problema. Muito usado na culinária no preparo de doces como bolos, muffins e sobremesas. Também e delicioso para preparar molhos que acompanham pratos salgados.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

10 comentários

  1. Tem certeza que nesta receita não tem que acrescentar ovos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a),

      Tenho certeza sim! Esta é uma receita vegana e portanto não utiliza nenhum produto de origem animal. Pode fazer sem receio que fica muito fofinho e delicioso.

      abraços

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Olá, Lori!
    Posso trocar os cranberries por morangos? Achei seu blog hoje e estou devorando as receitas aqui! rs Amanhã vou testar a focaccia! :)
    Parabéns pelo ótimo trabalho e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vania,

      Seja muito bem vinda, e obrigada por escrever. Pode sim, use a fruta que quiser para combinar com o coco. morangos com certeza vão fazer desta receita uma maravilha! Se tiveres mais alguma dúvida, escreva novamente. Me conta como ficou caso tenhas feito este bolo e a focaccia também.

      Adorei o teu recadinho, ganhei o meu dia lendo as tuas palavras tão carinhosas.
      Muito obrigada por estar aqui e curtir o meu trabalho. Volte sempre para me visitar!

      abraços

      Lori Ellis

      Excluir
  3. ola Lori Ellis posso colocar 2 de farinha integral e 1/2 farinha branca ? estou adorando seu blog parabens beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hilza,

      Seja bem vinda amiga! Tu podes usar mais farinha integral caso preferir. O bolo vai ficar bom, só que fica um pouco mais pesado e talvez não cresça tanto. Mas com certeza vai ficar muito delicioso, além de super saudável. Pode fazer sem medo, e depois que fizer me conta como ficou a tua versão. Espero que gostes.

      Um grande abraço, adorei a tua visita, volte sempre!
      Lori Ellis

      Excluir
  4. Olá Lori,

    Pode usar coco ralado industrializado ou semente coco ralado fresco?

    Adoro o seu blog e parabéns pelo trabalho.

    Abs e obrigada!
    Fabiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana,

      Obrigada pela visita comentário tão carinhoso sobre o meu trabalho. Fico super feliz que acompanhas o blog e gostas das receitas. Eu usei coco ralado industrializado porque é o único que consigo onde eu moro. Nunca usei coco fresco, deve ser uma delícia, mas não saberia te dizer como usar. Eu compro coco ralado orgânico sem açúcar, e foi este que eu usei. No caso desta receita foi coco ralado médio.
      Se tiveres mais alguma dúvida, escreve novamente, e se fizer a receita, me conta como ficou. Espero que fique legal, e que tu goste muito.

      Um grande abraço, volte sempre para me visitar!
      Lori Ellis

      Excluir
  5. Fiz e amei... Simplesmente delicioso 😋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Di, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada por escrever comentando sobre a tua experiência com a receita. Fico feliz que gostaste e agradeço por acompanhar o blog e vir me visitar. Volte mais vezes!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis