Bolo Mesclado de Alfarroba e Coco

Deliciosa combinação de sabores, alfarroba e coco. Um bolo de visual lindo, facílimo de fazer e perfeito para servir com um delicioso chá. Leia a receita com atenção antes de começar. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos nas suas receitas. 





INGREDIENTES

  • xícaras de farinha de trigo comum
  • xícara de açúcar demerara
  • 1/4 xícara de alfarroba  alfarroba em pó
  • xícara de coco em flocos grandes
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • 3/4 xicara de óleo vegetal
  • 2 xicaras de agua fervente
  • 1 pitada de sal
 

PREPARO

Pré-aqueça o forno a uma temperatura de 180C (365F). Prepare a massa a mão, não é necessário o uso de batedeira. Em uma bacia grande peneire a farinha, o bicarbonato e o açúcar. Adicione a água fervente alternando com o óleo e misture ate agregar bem os ingredientes. Coloque a baunilha e por ultimo acrescente o fermento apenas misturando bem, sem bater. Divida a massa em duas bacias em porções iguais. Acrescente a alfarroba em uma delas e o coco ralado na outra.

Unte uma assadeira de tamanho médio, (eu usei uma quadrada). Alterne as massas escura e clara colocando pequenas porções (colheradas) ate preencher a base da assadeira fazendo uma primeira camada. Depois disto faça uma segunda camada alternando as cores. Coloque uma colherada de massa branca sobre a massa escura e assim por diante ate terminar de usar as duas massas. Depois você pode usar um garfo para fazer uma espécie de desenho na superfície do bolo como mostra a foto abaixo. Isto é para dar um efeito de mosaico depois de assado.


Procure fazer este processo de mistura das duas massas o mais rápido possível e não manipular muito a massa. Como o fermento já foi colocado antes de separar as massas, o ideal é evitar que demore muito para levar ao forno para assar.


Leve para assar em forno pré-aquecido em temperatura media (180C ou 365F)  por mais ou menos 30 minutos. Cuidado para não deixar o bolo assar demais. Os bolos veganos secam mais rapidamente que os outros. Você pode fazer o teste do palito para ver se a massa esta assada por igual.


Está pronto o bolo, prepare um chá e chame a família ou amigos para degustar.


Se você quiser pode fazer uma cobertura de alfarroba e colocar em cima do bolo. Eu não fiz desta vez, mas fica uma delicia. Veja a sugestão de cobertura abaixo.


INGREDIENTES PARA A COBERTURA (opcional)


  • 1/2 xicara de açúcar demerara 
  • 4 colheres de sopa de creme vegetal ou óleo de coco
  • 2 colheres de sopa de leite vegetal
  • 2 colheres de sopa de alfarroba (ou cacau) em pó
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha

PREPARO 

Coloque todos os ingredientes em uma panela pequena, leve ao fogo e misture bem deixando aquecer por uns 5 min, mexendo sempre. Aplique a cobertura quente no bolo frio.
Caso você não tiver alfarroba pode usar cacau em pó.

SAIBA MAIS SOBRE A ALFARROBA

"A alfarroba, carob em inglês, é o fruto de uma árvore nativa da costa do Mediterrâneo, semelhante à vagem do feijão, de cor marrom escuro e sabor adocicado. O pó que é utilizado para substituir o cacau é derivado da polpa dessa vagem que é torrada e moída. Esse pó, contudo, possui expressiva diferença em relação ao cacau, tanto no seu conteúdo nutricional, quanto em relação à ausência de estimulantes, como a cafeína e teobromina, além de possuir baixo índice glicêmico, de acordo com recente pesquisa elaborada pela Universidade Federal do Paraná." Texto extraído do site Carob House
   

ONDE COMPRAR ALFARROBA

Você pode encontrar alfarroba em lojas de produtos naturais, mercearias ou mercados públicos. Também existe a possibilidade de compra online. Caso estiver interessado nesta ultima opção, existem vários sites de venda online onde você pode encontrar. Clique aqui para uma das para opções de compra online.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

8 comentários

  1. Respostas
    1. Ola Paula,

      Muito obrigada pela visita e comentário tão simpático.
      Adorei vê-la aqui, volte sempre para me visitar.

      abraços

      Excluir
  2. Fiz a receita e ficou espetacular! Troquei a farinha comum pela integral e coloquei açúcar de coco na cobertura. Meu senhor, que delícia!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana,

      Puxa que legal ler teu recadinho e saber que gostaste da receita. Perfeitas as tuas modificações. Eu já fiz esta receita meio a meio integral e ficou maravilhosa também. Genial a ideia de colocar açúcar de coco como cobertura. Deve ter ficado lindo e muito gostoso.

      Obrigada pelo retorno da receita, pela visita e pelo teu carinho.

      abraços e volte sempre!

      Excluir
  3. Gosto muito das suas receitas;gosto mais ainda no seu jeito simples e amoroso de ensinar o passo a passo,faz tudo parecer muito mais fácil, a cozinha, as relações entre as pessoas, a vida enfim."Se todos fossem iguais a você, que maravilha viver!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo (amiga) que me escreveu este recadinho.

      Tu não consegue imaginar a minha alegria quando li estas palavras tão amorosas falando do meu trabalho neste blog.

      São palavras como as tuas que me dão forças e energia para seguir meu caminho, melhorar a qualidade daquilo que eu faço e oferecer o melhor sempre para vocês meus amados leitores.

      Eu procuro escrever na linguagem que eu entendo, de maneira com que as pessoas se sintam confortáveis e seguras de fazer as receitas que eu testei e estão aprovadas. Aprendo diariamente com este trabalho que se transformou em uma grande paixão para mim.

      Amei tudo o que tu escreveste, ganhei o dia,a semana, o mês e muito mais! E muito gratificante tudo isto!

      Seja lá quem fores, saiba que com estas palavras tu me fez sorrir de felicidade hoje.

      grande abraço, volte sempre para me visitar!

      Excluir
  4. Boa noite, posso utilizar óleo de palma? Grata Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Evelyn,

      Pode usar qualquer óleo amiga. Eu uso muito o óleo de coco para cozinhar e adoro! óleo de palma e muito com, use na mesma quantidade indicada na receita.
      Se fizeres esta receita volta para me contar como ficou.

      abraços, obrigada pela visita e volte sempre!

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis