Leite de Amêndoas

Adoro a suavidade do sabor, e a versatilidade de uso do leite de amêndoas, sendo um dos meus preferidos de todos os leites vegetais. Esta é uma deliciosa e pratica alternativa de fazer leite vegetal em casa, de maneira simples e sem muito trabalho. É econômico porque rende muito, além de saudável e nutritivo. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

O melhor de tudo, você sabe o que esta usando, sem nenhum aditivo químico, ou conservantes usados pelas industrias. O resultado é um leite cremoso de sabor suave, perfeito para preparar vitaminas com frutas, bolos, e culinária em geral, ou para servir com café.




INGREDIENTES

  • xícara de amêndoas cruas com ou sem casca (eu usei sem)
  • 4 copos de água filtrada fria
  • água filtrada para demolhar

PREPARO

Enxague rapidamente as amêndoas em água corrente usando uma peneirinha para escorrer a água. Coloque em um recipiente de vidro que tenha tampa, cubra com água filtrada colocando pelo menos o dobro de água em relação a quantidade de amêndoas utilizadas. Tampe o vidro e leve a geladeira. Deixe de molho durante a noite, ou pelo menos 8 horas caso fizer durante o dia. No dia seguinte, escorra a água do molho jogando fora, e coloque as amêndoas no liquidificador com 4 copos de água filtrada fria. Bata até ficar bem cremoso. 




A seguir use um coador para drenar e separar o liquido. Você pode usar uma peneira de plástico, ou então use uma "panela furada" de filó como eu usei.




O leite fica bem cremoso com esta quantidade de água. Prepare um recipiente grande (sempre use vidro, evite plástico para armazenar o leite) que tenha tampa para colocar o liquido. Eu fiz direto no vidro que guardei na geladeira.




Tenha em mãos um potinho de vidro ou louça que tenha tampa para colocar a parte solida. Com o auxilio de uma colher, pressione o conteúdo para que o "leite" escorra pela telinha da peneira ou pano tipo filó. Você pode espremer o pano com as mãos para remover bem o liquido. Eu fiz isto no final do processo mas não consegui fotografar e espremer ao mesmo tempo, rsrsrs




Despeje em pequenas quantidades e continue pressionando delicadamente com a colher. Remova a parte solida e coloque no potinho que vai armazenar, para que sobre mais espaço para o restante do conteúdo.

O resíduo solido pode ser usado para fazer biscoitos, crackers, bolos, pães ou deliciosas pastinhas. Uma alternativa muito econômica, com apenas 1 xícara de amêndoas, você consegue fazer em casa uma jarra grande de um delicioso, saudável e nutritivo leite de amêndoas, e ainda aproveita a parte solida para outras receitas. 




Continue este processo até terminar todo o conteúdo do liquidificador, e no final esprema o filó   para remover bem o liquido. Tampe o vidro e leve a geladeira por no máximo 5 dias.

Este leite é maravilhoso para acompanhar o café. Aqui em casa alternamos o leite de amêndoas com o de avelãs para o café da manhã. Delicioso também para preparar vitaminas com frutas, para servir com aveia, frutas, castanhas, nozes, ou chocolate quente no inverno. Também já utilizei este leite como base para fazer o maravilhoso Yogurte Fermentado com Rejuvelac.



Se você quiser um leite mais "docinho", pode acrescentar baunilha ou duas tâmaras sem caroço na hora de bater. Eu já usei, mas não uso mais, porque gosto muito do sabor natural das amêndoas. Também porque eu uso de vez em quando este leite para fazer molhos salgados, e nem sempre o sabor adocicado e bem vindo nestes casos




ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

60 comentários

  1. Oi Lori, gostaria te pedir que vc poste uma receita de leite de coco caseiro que fique semelhante ao que a gente compra no mercado... é que aqueles tem tanto conservante que não dá para fazer iogurte de coco... brigada e adoro seu blog viu é o meu preferido!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga,

      Vou postar em seguida uma receita de leite de coco. Estou testando e assim que conseguir um ótimo resultado eu libero a receita para vocês.
      O ideal sempre é evitar o consumo de produtos industrializados, ainda mais o leite vegetal que é tão simples de preparar em casa.
      Muito obrigada por escrever, pelo carinho das tuas palavras e principalmente obrigada por estar aqui!

      Volte sempre para me visitar!

      beijos

      Lori Ellis

      Excluir
    2. Em casa, avó e mãe, fazem leite de coco com água morna. Quanto menos água mais grosso o leite. Coa num pano de algodão bem limpo, apertando no final. o resíduo também é guardado para outras receitas. Cocadas no forno ficam muito boas. Pode colocar na granola. Algumas receitas pedem leite grosso ou fino. Experimente passar mais de uma medida de água pela mesma quantidade de coco ralado. O primeiro sai mais "grosso", o segundo mais fino. O leite de coco precisa ser usado logo. Fermenta rápido e fica com gosto de sabão. O sistema de liquidificador também funciona bem.

      Excluir
    3. Boa noite Beth,

      Que amor, adorei a tua dica. Muito fofo da tua parte me escrever compartilhando esta deliciosa receita que é feita pela tua mãe e avó.
      Adorei e com certeza vou experimentar, postar e vou escrever um comentário de que esta receita foi sugestão tua, receita da tua família!

      Um grande beijo para ti, mamãe e para a tua vovó também!

      Volte sempre para me visitar,

      Lori Ellis

      Excluir
    4. O leite de amêndoas nessa quantidade de sementes dá quanto em litro... Vc só fala numa jarra grande..

      Excluir
    5. Boa noite amigo (a),

      Para a quantidade que eu fiz o rendimento é de um litro de leite bem concentrado. Eu faço o leite bem cremoso e dependendo do uso pode-se acrescentar mais água e fazer render um pouco mais. Mas basicamente esta é a quantidade média que rende.

      Espero ter ajudado, obrigada pela visita.

      Lori Ellis

      Excluir
  2. O leite de avelãs é feito do mesmo jeito do de amendoas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Sandra,

      Sim, o leite de avelãs pode ser feito da mesma maneira que o leite de aveia. Eu sempre faço, preciso editar uma receita e postar para vocês.
      O leite de avelãs é um dos meus preferidos.

      Lave as avelas em uma peneira com agua corrente fria. Escorra e coloque as avelãs em um recipiente de vidro. Cubra com agua filtrada uns dois dedos acima da quantidade de avelãs. Tampe o vidro e leve a geladeira por no mínimo 8 horas. Geralmente eu deixo de molho a noite e preparo o leite de manhã.
      Depois tu escorre a agua que ficou de molho e coloca as avelãs no liquidificador, agua filtrada e bate bem. Coa e armazena o leite em uma jarra ou garrafa de vidro. O resíduo que sobrar tu podes fazer bolos, biscoitos, pães, pastinhas, queijos e muito mais.

      Geralmente eu uso meia xicara de avelãs e faço 1 litro de leite. Fica uma delicia. Experimente, se caso ainda tiver alguma duvida me escreve aqui ou na pagina do Facebook.

      Obrigada pela participação,

      abraços

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Respostas
    1. Olá amigo (a)

      Eu uso os copos que tem mais ou menos 200 ml. Na realidade eu meço a agua na jarrinha de vidro que tem medidor de copo, e do outro lado é medida em ml. Vou até colocar esta observação na receita para ficar mais claro. O leite com as medidas que eu coloquei na receita fica bem concentrado, e pode ser mais diluído caso a pessoa preferir.
      Obrigada por escrever, caso precisar de mais algum esclarecimento, me escreve novamente.

      abraços

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Obrigado pela receita! Para o leite de avelã, o processo é o mesmo?
    Abraço,
    Junior
    Porto Alegre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Junior,

      O processo de ´preparo do leite de avelãs é exatamente o mesmo do leite de amêndoas. Tu lava as avelas em agua corrente e coloca de molho em agua filtrada em um recipiente de vidro. Cubra com agua filtrada uns dois dedos acima da quantidade de avelãs. Tampe o vidro e leve a geladeira por no mínimo 8 horas. Geralmente eu deixo de molho a noite e preparo o leite de manhã.
      Depois tu escorre a agua que ficou de molho e coloca as avelãs no liquidificador, agua filtrada e bate bem. Coa e armazena o leite em uma jarra ou garrafa de vidro. O resíduo que sobrar tu podes fazer bolos, biscoitos, pães, pastinhas, queijos e muito mais.

      Para cada meia xicara de avelãs eu consigo preparar 1 litro de leite bem cremoso. Rende muito.

      Se tiveres mais alguma duvida me escreve novamente.

      abraços

      Lori Ellis

      Excluir
  5. Esse leite pode ser dado a crianças a partir de 2 anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Maria Zenaide,

      Eu acredito que tu podes dar o leite para crianças, mas acho melhor que tu perguntes ao pediatra da criança ou então a um profissional nutricionista para ter certeza.

      Não tenho experiência com crianças e não poderia te dar certeza nenhuma, e por este motivo eu acho mais seguro que tu consulte um profissional competente que possa te orientar com mais certeza.

      Espero ter ajudado, se precisares de mais alguma coisa me escreva novamente aqui ou na pagina do facebook.

      Vou pesquisar a respeito e falar com profissionais que eu conheço e quem sabe eu consiga uma resposta melhor para ti.

      abraços

      Lori Ellis

      Excluir
  6. Olá, eu gostaria de uma receita de creme de leite vegetal, para usar em molhos de pratos salgados. Testei o de aveia e não gostei muito, nem sabor, nem textura.
    Obrigada,
    Karina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karina,

      Seja bem vinda amiga! Para receitas salgadas tu podes usar o leite de castanhas de caju que tem um sabor delicioso que lembra o queijo. Eu gusto muito de fazer crème de aveia para pratos salgados, mas nao chego a fazer o leite. Simplesmente uso a aveia direto na receita especialmente quando prepare molhos. Dissolvo a farinha de aveia em agua fria e acrescento no molho. Fica uma delicia.
      Experimenta fazer com a castanha de caju, ou amendoas caso gostares do sabor. A receita de qualquer um destes leites, segue os mesmos passos desta receita do leite de amendoas, basta mudar o ingrediente principal.

      Espero ter ajudado, caso precisar de mais alguma ajuda, escreva aqui ou na pagina do Facebook.

      abraços

      Lori Ellis

      Excluir
  7. Sou intolerante a lactose e fiquei interessada.
    Mas qual o valor em mé que se gasta pra fazer um litro desse leite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Ju,

      Seja muito bem vinda!
      Eu não tenho como te dar um valor correto de custo deste leite porque não tenho muito conhecimento do custo dos produtos no Brasil. Moro fora do pais há muitos anos e infelizmente não tenho como te dar uma resposta exata.
      Isto vai depender muito de onde comprares as amêndoas. O que eu posso te garantir com certeza e que rende muito e vale a pena fazer. Sei que amêndoas e castanhas são mais caras, mas existem outras opções de leite vegetal muito gostosas e mais econômicas como o leite de aveia que e muito simples de fazer. Basta colocar a aveia em flocos de molho por umas 4 a 6 horas em agua filtrada. Depois disto bate no liquidificador acrescentando mais agua filtrada ate conseguir obter um leite cremoso.

      Espero ter ajudado, se precisar de mais alguma ajuda estou a disposição.

      abraços

      Lori Ellis

      Excluir
    2. Olá. Obrigada por compartilhar a receita.
      Eu adoro leite de castanhas, mas geralmente faço de amendoim que é mais barato e fica uma delicia. Torro o amendoim e bato no liquidificador com água e então é só coar. Eu adoro aquece-lo com canela e mel.
      Bjos

      Excluir
    3. Olá Jovem Cidadão,

      Seja muito bem vindo amigo!
      Eu nunca experimentei leite de amendoim. otima ideia, deve ficar muito gostoso mesmo. Realmente eu nunca torrei castanhas ou amendoas para fazer leite. Uso sempre in natura. Mas imagino que deve ficar uma delicia. Vou experimentar o leite de amendoim. Geralmente eu compro para fazer pasta de amendoim que gostamos muito aqui em casa. Obrigada pela dica.

      Volte sempre para me visitar, um grande abraço

      Lori Ellis



      Excluir
  8. Lori, boa tarde!
    Esta receita serve tb para fazer o leite de castanha do para?
    Adoro seu blog, bjs obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Monica,

      Seja muito bem vinda, obrigada pela visita!
      Esta receita e básica e serve para qualquer tipo de leite vegetal. Pode ser feito sim com castanha do para desde que não seja torrada.
      O processo de preparo vai ser o mesmo para amêndoas, castanhas, avelãs ou sementes. Sempre deixa de molho em agua filtrada, no dia seguinte escorre a agua, bate no liquidificador com agua filtrada e depois coa. Se tiver mais alguma duvida escreve novamente.

      Um grande abraço

      Lori Ellis

      Excluir
  9. Fica muito mais gostoso e saudavel eu ano estas receitas de leite parabens pela suas dicas marravilhosas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vani querida,

      Obrigada pelo comentario e pelo carinho da tua visita!
      Um grande beijo amiga, volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  10. Que liquidificador voce usa? E o Vitamix? Aonde comprou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Gaucha,

      Sim, eu uso o Vitamix e comprei nos Eua onde moro. Nao sei se tem a venda no Brasil, mas tu podes jogar no google e quem sabe encontras alguma coisa.
      Outra alternativa seria pedir para alguem que viaja para ca, levar um para ti caso quiseres.
      O valor do Vitamix aqui esta em torno de 400 a 500 dolares.

      Espero ter ajudado. Um grande abraco, obrigada pela visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  11. Andei pesquisando sobre leite e descobri q o leite de origem animal deveria ser proibido seu consumo, por causa do seu alto teor de substâncias cancerígenas, além de pus, sangue q ingerimos. Descobri tbm q o leite é um excelente alimento q pode ser usado inclusive por bb's q não podem mamar, por possuir as substâncias q ele necessita para seu desenvolvimento. Gostaria de saber se essas informações procedem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Loretha,

      Tudo o que leste sobre os maleficios do leite é verdade sim. Infelizmente a desinformacao da maioria das pessoas faz com que ainda acreditem que leite de vaca é saudavel. A industria alimenticia explora os animais e literalmente enfia goela abaixo da populacao alimentos nocivos para a saude como o leite e derivados.
      Isto tudo o que falaste e verdade, e eu acrescento ainda a quantidade de hormonios presentes no leite que sao extremamente nocivos a saude humana.
      O importante na minha opiniao, é sempre procurarmos mais informacoes em fontes seguras e confiaveis. Buscar o melhor para a nossa saude e de nossa familia é a nossa obrigacao em um mundo onde as informacoes sao distorcidas e tendenciosas visando lucro acima de tudo.

      Espero ter ajudado, obrigada por escrever, volte sempre para me visitar!

      Um grande abraço

      Lori Ellis

      Excluir
  12. Assim que puder, farei, Loris, tudo indica que sai um excelente leite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amiga (o),

      Faz sim, tenho certeza que tu vais gostar muito. Alem de ser saudavel, e super economico porque com uma pequena quantidade de amendoas tu consegue fazer um litro bem concentrado de leite. Quando fizeres volta aqui para me contar como ficou e se gostaste.

      Um grande abraço

      Lori Ellis

      Excluir
  13. Olá, Lori!

    Já curto a página Vegana no Facebook, mas é a primeira vez que vejo o blog, claro que já estou seguindo. Amei! Vou tentar fazer a receita de leite de amêndoas.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Thaiza,

      Seja muito bem vinda aqui querida!
      Obrigada por curtir Veganana e seguir o blog. Fico super feliz quando recebo um recadinho dos meus amados leitores. Me conta se tu gostou do leite caso fizeres.

      Volte sempre para me visitar!

      beijos
      Lori Ellis

      Excluir
  14. oi eu to querendo parar de tomar o leite normal de vaca mais gostaria de saber é muito calorico esse leite obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amiga,

      Seja muito bem vinda, obrigada pela visita. O leite de amendoas, ou qualquer outro leite vegetal com certeza é a melhor escolha para a tua saude. Os leites vegetais são ricos em nutrientes essenciais, não contem colesterol, e são muito deliciosos.
      Quanto ao valor calorico, uma xicara de leite de amendoas puro tem mais ou menos 40 calorias. Veja neste link mais informacoes a respeito.
      http://goo.gl/xar4Z1

      Espero ter ajudado. Na minha opiniao mais importante do que contar calorias na alimentacao, é fazer escolhas saudaveis. Na realidade moderacao e muito importante tambem. Se tiveres mais alguma duvida e eu puder ajudar, escreve novamente.

      Um grande abraço, volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis


      Excluir
  15. Boa tarde! Achei lindo seu blog. Estou tentando ser vegetariana. Eu posso usar esse leite para fazer bolos?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Alcimar,

      Seja bem vinda amiga!
      Obrigada por seguir o blog e pelas palavras carinhosas sobre o meu trabalho. Parabens pela tua decisao em mudar para o vegetarianismo. Fico muito feliz e espero que consigas esta mudanca que com certeza vai ser maravilhosa para a tua vida em todos os aspectos.
      Se precisar de dicas ou apoio, pode contar comigo sempre!

      Quanto ao leite de amendoas, sim, pode ser utilizado para fazer bolos e fica uma delicia. Sem duvida este leite é um dos meus favoritos. Adoro porque além de ser gostoso e nutritivo, é muito versatil e pode ser utilizado em muitas receitas. Ontem mesmo eu fiz um pão maravilhoso com o residuo do leite de amendoas. A parte solida que sobra depois de coar. O pão ficou macio e muito gostoso, aléem de saudavel e muito mais nutritivo.
      Espero ter ajudado, se precisar de algo mais, estou sempre a disposicão.

      Escreva novamente para me contar como esta a tua experiencia dentro do vegetarianismo. Boa sorte e mais uma vez obrigada por decidir não comer mais animais.

      Um grande abraço, volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  16. Podia ter uma opção para mandar a receita para o nosso próprio email.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Daniela,

      Seja muito bem vinda e obrigada pela visita. Tu podes digitar o teu email na barra lateral do blog acima do Formulário de Contato. Tem uma opção para receber as receitas por email, basta digitar o teu email que vais receber as atualizações do blog. Caso quiser alguma receita especifica que já tenha sido postada me manda o teu email que eu encaminho para ti. Pode mandar por mensagem aqui mesmo que eu não publico, só mando as receitas que tu quiser.
      Eu vou ver se consigo adicionar esta possibilidade em cada receita que fica mais fácil. Vou ver isto e a opção de imprimir também que vai facilitar muito para todos.
      Foi muito bom o teu comentário, me fez pensar em fazer isto e vou ver se consigo o mais rápido possível. Mas enquanto isto, se quiser me manda o teu email que eu te encaminho a receita que quiseres.
      Espero ter ajudado, um grande abraço!

      Lori Ellis

      Excluir
  17. Oi, boa tarde. Por favor, preciso tirar uma dúvida. O que é esse: 'água filtrada para demolhar'?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Ana Carla,

      Demolhar significa deixar de molho, e eu sempre uso água filtrada para fazer este processo. Água filtrada é a água de qualquer filtro, uma água que sai purificada do filtro. Não é absolutamente necessário utilizar água filtrada para quem não tiver um filtro, mas se tiver, é melhor. Então o que eu quis dizer com isto é que eu usei água do filtro para deixar as amêndoas de molho antes de utilizar. Espero ter esclarecido as tuas dúvidas, qualquer coisa escreve novamente, e se fizer a receita volta para me contar se tu gostou.

      um grande abraço, obrigada pela visita!
      Lori Ellis

      Excluir
  18. Olá! Gostaria de saber o que fazer com a parte sólida. Você tem receitas? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Déborah,

      Eu tenho várias receitas, e vou colocar os links aqui para ti. Tu podes utilizar o resíduo para fazer cookies, bolos, pães, queijos, pastinhas e patês deliciosos. Para fazer a pastinha tu bate o resíduo no liquidificador com um dentinho de alho, tempera com sal, pimenta e ervas que gostares, um pouco de azeite de oliva para dar sabor e um pouco de suco de limão. Use ervas frescas e secas, acrescente azeitonas, cebolinha picada ou o que preferir. É bem simples de fazer.

      Veja algumas sugestões que eu tenho no blog.

      http://blog.veganana.com.br/2015/07/cookies-de-amendoas-sem-gluten.html

      http://blog.veganana.com.br/2015/06/queijo-de-amendoas-com-ervas.html

      http://blog.veganana.com.br/2015/02/queijo-cremoso-de-amendoas-com-alho-e.html

      http://blog.veganana.com.br/2014/12/cookies-de-amendoas-sem-acucar.html

      http://blog.veganana.com.br/2014/07/queijo-de-amendoas-com-ervas-e-paprica.html

      http://blog.veganana.com.br/2013/07/pastinha-de-azeitonas-verdes.html

      Para acrescentar no pão basta misturar um pouco do resíduo na massa do pão. A quantidade vai depender do tamanho do pão que vais fazer. Quando eu faço na máquina acrescente o resíduo no inicio do ciclo e para um pão médio com 3 1/12 xícaras de farinha eu coloco meia xícara de resíduo. Fica uma delícia.
      Espero ter ajudado, se precisar de mais alguma ajuda com as receitas escreve novamente.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  19. Lori, tomei café com leite depois de tantos anos com esse leite maravilhoso. Muito obrigada por essa receita simples, fácil de fazer e muito gostosa. É uma pena que as castanhas em geral são tão caras aqui no interior do Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Regina,

      Eu senti exatamente a mesma coisa que tu quando experimentei o café com leite de amêndoas pela primeira vez. Fica simplesmente maravilhoso! Eu já fiz com avelãs e também fica muito bom, mas as avelãs estão muito caras aqui e eu já não compro há muito tempo. Continuo nas amêndoas que são mais baratas e incrivelmente deliciosas.
      Aqui também é muito caro amiga. Hoje eu fiz uma compra de nuts e pirei com os preços. Geralmente compro online e fiquei impressionada com o aumento dos preços. Aqui se compra por pounds que é o equivalente a quase meio kilo no Brasil. Um pacote de 1 pound (meio kilo) de amêndoas orgânicas custa quase 40 reais. Não é fácil amiga, minha familia mora no RS e eu acompanho os preços, especialmente porque a minha filha é vegana assim como eu. O bom é que rende muito, um punhado de amêndoas faz uma boa quantidade de leite.

      Tu sabe que eu recentemente experimentei o leite de sementes de melão e fiquei simplesmente maravilhada com o sabor. Amiga tu precisa experimentar. Vou fazer um post com a receita. Mas é super simples, quando tu abre o melão separa as sementes e bate com água. Fica delicioso, refrescante, além de ser muito nutritivo. Experimente e depois me diga se tu gostou. A única coisa é que os leites de sementes devem ser consumidos frios, ao contrário do de amêndoas e de avelãs.

      beijos querida, adorei tua visita, volte sempre!
      Lori Ellis

      Excluir
  20. Lori, tô apaixonado pelo seu blog, você escreve com tanto amor! hahahah.

    Bom, eu queria fazer o leite de amêndoas pra receita do brownie cru que você postou, mas infelizmente eu fiz a burrada de comprar as amêndoas torradas, e não sei se da pra fazer o leite com elas??
    Pior que eu comprei meio kg, deu mais de 40 conto. Se não der pra fazer o leite com elas torradas, tem alguma receita que eu possa usar elas?

    Obrigado, beijo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel,

      Ohhh que fofo, muito obrigada pelo carinho das tuas palavras. Eu fico muito feliz em saber que a minha maneira simples de escrever é apreciada. Obrigada mesmo!
      Não acredito, tadinho gastou um dinheirão com as amêndoas e não vai poder fazer o brownie crudívoro....
      Para qualquer receita crudívora as amêndoas não podem ser torradas, e isto inclui o leite. Se fizeres o leite com as elas torradas vai ficar escuro e com gosto forte, ainda mais se tiverem sal.
      Tu pode fazer receitas salgadas com elas. Eu faria um risoto delicioso. Faz o risoto básico com ervas e temperos que tu gosta e depois processa as amêndoas rapidamente. Coloca um fiozinho de óleo na frigideira e dá uma leve tostada nelas colocando uma pitadinha de sal. Adiciona ao risoto na hora de servir. Fica maravilhoso! (Eu nunca fiz, mas já estou aqui imaginando como deve ficar bom) Outra sugestão é colocar na salada. Isto eu já fiz, e adorei. Pode processar elas ou fatiar (se tiveres paciência), e simplesmente coloca na salada na hora de servir.

      Outra sugestão.... colocar no macarrão, também da mesma forma. Processadas, levemente salteadas na frigideira com um fiozinho de óleo e sal, e coloca em cima do macarrão. Se o macarrão tiver molho, coloca em cima na hora de servir.

      Também tu pode tentar fazer um queijo tipo parmesão com elas. Coloca no processador, tempera com sal e pimenta a gosto, um dente pequeno de alho e processa até conseguir uma especie de farofinha como se fosse um queijo parmesão. Pode colocar uma pitadinha de cúrcuma para dar uma corzinha parecida com o queijo parmesão.

      Nossa, são tantas coisas que tu pode fazer.... até me empolguei e pensei em fazer estas sugestões que estou te dando, rsrsrsrsrsrs

      Bom, eu espero ter ajudado de alguma forma, e também espero que faças algumas destas sugestões que te dei. Com a adição das amêndoas vais estar enriquecendo o valor nutricional das tuas receitas principalmente porque elas são ricas em proteínas.

      Me conta depois o que fizeste com as amêndoas. Tem que fazer valer os 40 conto que tu pagou. Mais de 40 conto!

      um grande abraço, adorei a tua visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
    2. Li na internet que as amêndoas cruas possuem uma toxina, por isso devem ser torradas antes do consumo. Mas para fazer o leite é necessário que ela seja crua. Sendo assim esse leite e o resíduo de amêndoa não seriam tóxicos?

      Excluir
    3. Olá amigo (a),

      Tanto as amêndoas como as castanhas passam por um processo de cozimento antes de ser liberada para o consumo. Não se preocupe que as amêndoas que estão a venda são próprias para consumo, e não são totalmente in natura, e podem ser torradas ou demolhadas. No entanto para este tipo de receita como o leite de amêndoas, é necessário que as mesmas sejam deixadas de molho por no mínimo 8 horas antes de serem consumidas. E como eu explico na receita, deve-se enxaguar em água corrente antes de colocar de molho, cobrir com água e manter em recipiente de vidro na geladeira com o recipiente tampado. No outro dia deve-se escorrer a água do molho e então utilizar as amêndoas para o preparo da receita. Este processo de demolhar as amêndoas vai retirar os antinutrientes, por isto é importante enxaguar antes de colocar de molho, e desprezar a água do molho antes de utilizar as amêndoas. Espero ter esclarecido a tua dúvida, e agradeço por acompanhar o blog e colaborar com esta questão dando oportunidade de esclarecer a dúvida que pode ser de outros leitores também.

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir
  21. Complementando meu comentário anterior, eu posso fazer a receita do brownie cru com outro leite vegetal, tipo o de coco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel,

      Sim, tu pode fazer o brownie crudívoro com leite de coco, ou até mesmo de aveia. Fica uma delícia. Outra sugestão é usar amendoim, se tu conseguir sem torrar. Vai ter que sair uma receita de brownie crudívoro com o que tu tiver em casa. Experimenta, e depois me conta como ficou. O importante é que tu consiga fazer uma massa que tenha consistência. E o leite de coco com a polpa do coco vai ficar uma delicia.

      Tu podes fazer um brownie com coco e cacau, que é uma combinação deliciosa.

      abraços, me conta quando sair este brownie!

      Lori Ellis

      Excluir
  22. Lori! Muito obrigado!

    Adivinha!! Eu não sabia se você iria responder rápido ao meu comentário, e tentei fazer o leite com as amêndoas torradas mesmo, e adivinha denovo? Ficou uma delícia!!!!! Eu acredito que com elas cruas deve ficar ainda melhor, mas juro que ficou bom, cremosinho!!
    Acredita que foi o primeiro doce crudívero que fiz??? De sua receita do risoto não vou poder aproveitar, porque agora eu estou virando natureba rsrsrs, mas agradeço a atenção.
    Eu fiz umas contas e realmente rende muito, então no final não sai tão caro, principalmente se comparado aos doces que vendem nas ruas, padarias, etc.

    E olha, vou ser sincero, eu não sou tão fã de doce, mas esse foi um dos, se não o melhor que já comi!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel,

      Que legal, adorei o teu retorno, e adorei saber que chegaste a fazer o leite e que ficou muito bom! Gente, fiquei curiosa. Fiquei aqui imaginando o sabor. O leite com as amêndoas cruas fica delicioso, um sabor muito suave e fica bem cremoso também.

      Muito legal que estás virando "natureba". Bom pra ti, porque esta é a melhor opção de se alimentar com muita saúde. Vale a pena investir em uma alimentação mais natural, e de preferencia com alimentos crus na medida do possível.

      Sim, eu acho que vale a pena porque com 1 kg de amêndoas tu faz muitas coisas boas. Rende muito mesmo. E tu podes aproveitar o resíduo sólido para fazer receitinhas especiais como a que fizeste.

      Fiquei feliz em saber que no fim deu tudo certo e que tu ficaste feliz com o resultado do que fizeste. Imagino como deve ter ficado delicioso o doce que fizeste. Parabéns pela criatividade.
      Acabaste descobrindo uma coisa bem legal que eu vou ter que experimentar. Vou fazer o leite com as amêndoas torradas também!

      Abraços, obrigada por compartilhar a tua experiência, volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  23. Oi Lori!
    Posso guardar o resíduo do leite de côco, amêndoa ou aveia na geladeira por quanto tempo? As vezes não tenho muito tempo e nestes dias não queria ter que jogar fora o resíduo...No outro dia fiz umas bolachinhas de côco e banana com o resíduo do leite de côco e ficaram muito boas:)
    Beijos e obrigada!
    Gisele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisele, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. Eu sempre guardo o resíduo por no máximo 5 dias na geladeira para utilizar em receitas depois. Sei como é esta coisa de não ter tempo de fazer as coisas, acontece direto comigo também. As vezes penso em fazer alguma receitinha legal com o resíduo, tipo um queijo ou pastinha, e por falta de tempo acabo colocando na massa do pão, que é mais fácil, hehehe
      Gosto muito de fazer bolachinhas também, já fiz crackers com o resíduo de amêndoas e ficou maravilhoso. Imagino que as tuas bolachinhas devem ter ficado maravilhosas porque a combinação dos ingredientes que usaste é ótima.
      Um grande abraço, obrigada pela visita, venha mais vezes aqui.

      Lori Ellis

      Excluir
  24. Oi Lori! Eu fiz o leite de amêndoas hoje pela primeira vez, mas eu deixei elas de molho por 36 horas (eu me esqueci delas na verdade). Você acha que tem algum problema?
    Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. Não se preocupe, eu já deixei as amêndoas de molho por mais de 24 horas também. A única coisa que tu deve fazer é sempre remover a água do molho para remover os antinutrientes. Não sei o que fizeste porque somente agora estou podendo responder as mensagens, estava viajando e não tive acesso ao blog neste período. Se quiser escreve me contando o que aconteceu. Eu já deixei castanhas e amêndoas de molho por mais de 24 horas para preparar ricota, mas troquei a água depois de 24 horas. Por isto quero saber o que fizeste, embora eu acredito que não tenha problema se enxaguares bem e desprezar a água do molho.
      Um grande abraço, espero ter ajudado de alguma forma, mesmo não tendo respondido a tua mensagem a tempo. Volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  25. Oi Lori, por favor queria tirar uma dúvida, não moro todos os dias no mesmo lugar, então pensei fazer 1l de leite e congelar, pra quando for para o apartamento ter esse leite na geladeira e não precisar comprar amêndoa esperar até o dia seguinte pra poder fazer! Eu posso congelar esse leite? E quantos dias posso deixar congelado? Obrigada! adorei o seu blog,bjs Cristiane

    ResponderExcluir
  26. Oi Cristiane, tudo bem?

    Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. O leite de amêndoas pode ser congelado sim, e a melhor maneira de fazê-lo é colocar em forminhas de gelo, de preferencia com tampa. Fazendo assim tu vais poder ter sempre o leite de amêndoas disponível para quando quiseres. O melhor é que congelando nas forminhas tu vai poder descongelar apenas o que vai ser consumido. O tempo médio de congelamento é de 15 a 20 dias para manter a qualidade e textura do leite. Espero ter ajudado, um grande abraço

    Lori Ellis

    ResponderExcluir
  27. Boa noite, Loris.
    Pode se fazer leite de trigo serraceno?
    Eu digo fazer o processo de deixar ele germinar por mais de 8 horas e depois processar como as outras sementes, como linhaça, alpiste e outros mais.
    Obrigada e adorei as suas receitas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Aidna, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pela visita. Eu nunca fiz leite com o trigo sarraceno. fiquei curiosa e vou pesquisar o modo de preparar esta receita. Se quiser pode ver no Google que eu acredito que vais encontrar estas informações. Quando eu fizer vou postar aqui para vocês. Acredito que seja bem assim como falaste, só não tenho certeza quanto ao sabor final. Vou testar e qualquer coisa volto aqui pra te contar.
      Se fizeres, me escreve dizendo como ficou. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis