Bolo Formigueiro Vegano

Esta é uma receita antiga que eu costumava fazer para as minhas crianças há muito anos, e agora adaptei para a versão vegana. Eu usei pedacinhos de chocolate meio amargo sem lactose para misturar na massa porque não consegui chocolate granulado vegano. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Se você quiser pode colocar gotas de chocolate, ou então chocolate granulado se conseguir a versão vegana. Tanto uma quanto outra opção fica legal. O chocolate derrete dentro da massa e da o lindo efeito de "formigueiro" que as crianças se divertem comendo. A combinação de chocolate e coco é tudo de bom, e a massa deste bolo fica fofinha e muito deliciosa. 




INGREDIENTES PARA O BOLO


  • xícaras de farinha de trigo
  • xícara de coco ralado (eu usei flocos grandes)
  • xícara de açúcar cristal
  • 1/2 xícara de óleo vegetal
  • 1 colher de sopa de extrato de baunilha (opcional)
  • 1 colher de chá  de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá  de vinagre branco
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • xícara de água em temperatura ambiente
  • 1/2 xícara de pedaços de chocolate vegano (ou chocolate granulado)
  • 1 pitada de sal


PREPARO

Não é necessário o uso da batedeira, você pode fazer este bolo a mão. Em uma vasilha grande coloque a farinha, o açúcar, o sal e o bicarbonato. Misture, e a seguir adicione a água aos poucos alternando com o óleo. A seguir adicione a baunilha e o vinagre. Misture bem até conseguir uma massa bem homogênea. Coloque o coco ralado misturando rapidamente. Por ultimo coloque o chocolate em gotas, pedacinhos ou granulado e mexa delicadamente. Acrescente o fermento em pó apenas misturando sem bater. A massa deve ficar com uma consistência mais firme do que o normal.
Coloque a massa em assadeira untada no formato de sua preferencia e leve ao forno pré-aquecido a 180C por mais ou menos 30 a 40 minutos ou  até que esteja dourado. Se quiser faça o teste do palito para ver se a massa está bem assada. Prepare a cobertura.


INGREDIENTES PARA A COBERTURA

  • 1/2 xícara de açúcar demerara ou cristal
  • 4 colheres de sopa de creme vegetal ou óleo de coco
  • 2 colheres de sopa de leite vegetal
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha


PREPARO


Coloque todos os ingredientes em uma panela pequena, leve ao fogo e misture bem deixando aquecer por uns 5 min, mexendo sempre. Aplique a cobertura quente no bolo frio. Decore com floquinhos de coco ralado.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

12 comentários

  1. Precisa formatar o modo de fazer do bolo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lori, acho que ele estava falando da parte que se adiciona as gotas de chocolate em diante, que repete o procedimento de duas formas diferentes.
      Cíntia Selbach

      Excluir
    2. Cintia querida,

      Muito obrigada por escrever comentando sobre a receita. Agora depois que tu escreveu eu entendi. Eu copiei do rascunho e sem querer copiei duas vezes. Ainda bem que não muda nada o resultado da receita.

      Valeu mesmo pelo toque amiga, obrigada!

      beijos

      Excluir
    3. Olá amigo,

      Muito obrigada pela visita e comentário. Eu copiei do rascunho e sem querer copiei duas vezes. Ainda bem que não muda nada o resultado da receita. Já está corrigido,valeu pelo toque!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  2. fiz a receita hj e a consistência da massa ficou "liguenta", como massa de pão bem mole. é assim mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a),

      Obrigada por comentar sobre a receita, A massa fica mole, mas não assim como tu descreves. Faltou a informação mais importante, depois de assado como ficou? espero que tenha ficado bom. Esta receita é super simples de fazer, espero que depois de assado tenha ficado bom.
      Se ler este recadinho, escreve novamente me contando como ficou o resultado final.

      Um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Ah! E esse bolo será a próxima receita pro lanche da tarde ! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Love Índia,

      Obrigada pela visita e comentário, quando fizeres o bolo volta aqui para me contar como ficou.
      Um grande abraço, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Ia fazer esta receita, mas aí meu filho pede pra fazer bolo de cenoura.Não deu outra, bati duas cenouras pequenas com a água e duas colheres de óleo de coco, misturei à farinha com açúcar, coloquei o restante dos ingredientes, menos o coco ralado e pronto! Ficou muito gostoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane, tudo bem?

      Que lindo, isto me faz lembrar quando meus filhos eram pequenos e pediam bolos diferentes também. Eles adoravam bolo de chocolate, e este formigueiro também tem muita historia, era um dos que eles mais gostavam. Como é bom fazer coisas para eles, especialmente quando eles gostam, não é mesmo? Fico feliz que teu bolo tenha ficado gostoso e amei a mistura que tu fez. Obrigada por compartilhar, bom demais te receber aqui, venha mais vezes me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  5. querida, seu blog é muito simpático. recentemente eu comprei o granulado da marca Dori, que não contém ingredientes de origem animal. Por isto eu peguei a sua receita, porque estou com vontade de comer bolo formigueiro. obrigada
    claudia rezende

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Claudia, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pelo carinho das tuas palavras. Fico feliz que gostaste da receita e vais experimentar. Me conta como ficou se fizeste, vou adorar saber! Um grande abraço, venha mais vezes me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis