Ciabatta Semi-Integral na Batedeira

Ciabatta é sem duvida o meu pão preferido. Nunca tinha me aventurado a fazer, resolvi experimentar e simplesmente amei. Foi muito mais simples e rápido de fazer do que eu imaginei. O resultado foi um pão lindo, fofinho por dentro com uma casca crocante e deliciosa. Perfeito para preparar sanduíchesFeito com apenas 4 ingredientes, água, farinha, fermento e sal. Sem adição de açúcar ou gordura. Fiquei muito feliz em ter conseguido. Depois da primeira tentativa tenho feito sempre e com muito sucesso. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Esta receita tanto pode ser feita na batedeira, na maquina de pão ou a mão. Escolha a que for melhor para você. Se for fazer manual, a única coisa que muda é que você tem que sovar muito bem a massa ate conseguir uma massa lisinha e macia. Qualquer um dos métodos da bom resultado.


➥ Você pode usar o fermento biológico para pão granulado ou o fresco. Se usar o fresco utilize apenas uma barrinha, e se for granulado use a quantidade indicada na receita, 1 colher de chá.



INGREDIENTES

  • xícaras de farinha branca
  • xícara de farinha integral
  • xícaras de água levemente morna
  • 2 colheres de chá de sal
  • 1 colher de chá de fermento biológico para pão


NA MAQUINA DE PÃO

Comece dissolvendo o fermento na água morna. Despeje na cuba da maquina e acrescente as farinhas integral e branca. Por ultimo coloque o sal. Programe a maquina utilizando o ciclo para massas. Passado o tempo do ciclo você vai observar que a massa esta bem pegajosa, não se preocupe, este é o ponto ideal. A massa vai crescer dentro da cuba mesmo. Deixe o tempo de crescimento indicado na sua maquina. A massa devera estar bem crescida até a borda da cuba.

Para retirar a massa e trabalhar na modelagem, enfarinhe uma superfície como mostram as fotos abaixo, enfarinhe as mãos e remova a massa com muito cuidado de dentro da cuba. Reponha a farinha quando necessário. Esta massa não deve ser muito manuseada, apenas o suficiente para modelar. Após remover a massa da cuba da maquina, modele seguindo as mesmas instruções de modelagem descritas abaixo. Sempre tenha o cuidado de enfarinhar bem a superfície onde vai modelar os pães para que a massa não grude.



NA BATEDEIRA

Para preparar este pão na batedeira é muito simples e mais rápido do que na maquina de pão. Se você tem uma batedeira potente melhor ainda. Caso a sua batedeira não seja tão potente, controle o uso para não ter problema no motor. Use a velocidade media sempre e não sobrecarregue o motor, desligando ou diminuindo a velocidade caso for necessário mesmo durante o processo de preparo do pão.


PREPARO 

Dissolva o fermento na água morna e reserve. Coloque as farinhas na batedeira, adicione o sal e ligue em velocidade baixa apenas para misturar as farinhas e o sal. Comece a adicionar a água com o fermento dissolvido aos poucos batendo sempre ainda em velocidade mínima.

Depois que colocou toda a água do fermento, bata mais um pouco e use uma espátula para empurrar para baixo a massa que pode ter grudado nas beiradas da bacia da batedeira.


Aumente a velocidade da batedeira para media e deixe bater por mais ou menos uns 12 a 15 minutos. A partir de 5 minutos que a massa esta sendo trabalhada você vai perceber que a mesma vai ficando bem incorporada e começa a grudar nas beiradas da bacia da batedeira. A textura da massa começa a mudar a partir dos 7 minutos, e você vai perceber que começa a formar uma bola de massa bem lisa e uniforme, e já não gruda mais na lateral da bacia da batedeira. Passados 12 a 15 minutos, desligue a batedeira quando a massa estiver lisinha e bem batida. 


Remova o batedor retirando toda a massa que ficou grudada, e delicadamente ajeite a massa no fundo da bacia empurrando para o fundo com o auxilio de uma espátula formando uma espécie de bola.



Cubra a bacia da batedeira com um filme plástico para manter a umidade da massa e deixe crescer em um lugar protegido.






Cubra a bacia com uma toalha e deixe descansar em lugar protegido.
Deixe crescer pelo menos ate triplicar o volume. Dependendo da temperatura ambiente o crescimento pode levar de 40 minutos a 1 hora.


Passado o tempo e crescimento, a massa deve ter triplicado de volume e vai estar bem macia e com algumas bolhas na superfície. É importante não manusear muito a massa para não perder as preciosas bolhas que vão fazer com o que as ciabattas fiquem lindas por dentro, cheias de deliciosos buraquinhos depois de assadas.


Antes de remover a massa da bacia, unte bem uma assadeira retangular e enfarinhe, deixando pronta para colocar as ciabattas para crescer.

Com muito cuidado e com o auxilio de uma espátula remova a massa da bacia da batedeira em uma superfície enfarinhada para modelar. Enfarinhe a superfície e com a ajuda da espátula forme uma espécie de retângulo com a massa, apenas juntando os cantos e sempre enfarinhando quando for necessário. Não use o rolo, faça todo este processo na mão mesmo. Não se preocupe em fazer um retângulo perfeito, não trabalhe muito a massa para não perder as bolhas. Utilize uma espátula ou faca para cortar.



Corte a massa na metade no sentido do comprimento e depois corte em pedaços longos e achatados como mostra a foto abaixo.



Ligue o forno para pré-aquecer por uns 10 minutos a uma temperatura de 250C enquanto prepara o restante da receita. Com cuidado e com o auxilio da espátula remova os pães e coloque na assadeira previamente untada e enfarinhada. Polvilhe um pouco de  farinha de trigo sobre os pães usando uma peneirinha pequena para espalhar bem.



Leve ao forno pré-aquecido e asse por mais ou menos 30 minutos  ou até que fiquem dourados.


Retire do forno e remova da assadeira e deixe esfriar. Caso desejar você pode deixar em cima de uma grade por alguns minutos antes de servir.


 Sirva quentinho como você preferir. Eu fiz um molho tipo vinagrete simples e delicioso para servir com estas focaccias. Fica delicioso também servir com uma manteiguinha que eu costumo fazer com óleo de coco, sal do himalaia e pimenta caiena. Fica uma delicia servir com o pão bem quentinho.




INGREDIENTES PARA O MOLHO VINAGRETE


  • 1 tomate maduro picado
  • 1/2 pimentão verde picado
  • 1 cebola pequena picada
  • 1 colher de sopa de orégano seco
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 colheres de sopa de vinagre
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • salsinha picada a vontade


PREPARO

Corte os tomates, a cebola e o pimentão em pequenos quadradinhos. Coloque em uma vasilha funda. Tempere com sal e pimenta a seu gosto, adicione o vinagre e o azeite de oliva,  a salsinha, misture bem e deixe marinar por uns 15 minutos. De preferencia tampe o recipiente e leve este molho a geladeira antes de servir.


Abra uma garrafa de vinho tinto e saboreie este delicioso pão com o molho vinagrete de tomates, com azeitonas, azeite de oliva, ou como preferir.  
   
ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

10 comentários

  1. Já fiz diversas vezes. E cá em casa gostamos mto, especialmente quando está quentinho. Mas tenho um problema, por melhor acondicionado que fique no dia a seguir está duro. É mesmo assim? Como posso contornar este problema da melhor maneira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Ana,

      Seja muito bem vinda e obrigada pelo recadinho, fico feliz que gostaste da receita.
      Isto que estás falando é normal. A ciabatta fica maravilhosa no primeiro dia, no segundo dia começa a endurecer. Uma coisa que tu podes fazer é colocar no forno em temperatura baixa apenas para aquecer novamente, ou então colocar em uma panela ao vapor. Coloca um pouco de água na panela e coloca a peneira do vapor. deixa a água ferver e desliga a panela. Coloca os pães em cima da peneira e cobre. O vapor vai deixar os pães fresquinhos de novo.
      Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida escreve novamente.

      Um grande abraço, volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Olá:-)encontrei este blog por acaso ou seja vou partilhado pela Lícia:-)Adorei☺😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria, tudo bem?

      Seja muito bem vinda, fico feliz que encontraste o blog e agradeço a Lícia por ter compartilhado contigo. Que bom que gostaste. Um grande abraço, obrigada pelo carinho de escrever este recadinho tão simpático.

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Obrigada Lori, por compartilhar mais essa delicia conosco.
    Que bom que no mundo, exista pessoas como vc .

    Grande beijo no seu coração.
    Anabel Degani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anabel, tudo bem?

      Em primeiro lugar me desculpe não ter respondido antes a tua mensagem. Não sei porque várias mensagens caíram na caixa de spam e eu não tinha visto. Somente vi agora e vou responder a todas.
      Muito obrigada por vir me visitar, adorei a tua mensagem, e me senti muito feliz lendo as tua palavras tão gentis e carinhosas. Obrigada de todo o meu coração! Um grande abraço, venha mais vezes para me visitar e muito obrigada por acompanhar o blog!

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Boa noite Lori,

    Não tenho batedeira, gosto de fazer tudo na mão, bolo, tempero, pães, etc... Dá pra fazer este pão sovando a massa na mão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Maria do Carmo, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. Tu podes fazer esta receita a mão, sem problemas. Veja na descrição que eu falo que pode fazer. A única coisa é que tu vais precisar sovar a massa por pelo menos uns 10 minutos mais ou menos até que ela fique bem elástica e lisinha. Depois deixa crescer protegida, e quando tiver dobrado de volume, modela os pães e deixa crescer novamente para depois assar. A única diferença de fazer a mão, é que tu vais ter que trabalhar a massa, ao invés de colocar na batedeira. Se fizer a receita, me conta como ficou. Espero que gostes.
      Um grande abraço, venha sempre me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  5. Posso acrescentar algum tipo de erva desidratada na massa ?? Tipo oregano, alecrim ou ervas de provence?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Terezinha, tudo bem?

      Seja bem vinda! Pode acrescentar as ervas que quiseres e fazer um pão delicioso. Outra ideia que eu já fiz é acrescentar cebolinha verde picada bem miudinha, fica maravilhoso. Se quiser uma versão diferente pode também acrescentar frutas frescas como maçã ou bananas, ou frutas secas como passas de uva. Use a imaginação e crie receitas diferentes a partir da receita básica. Pode também misturar oleaginosas e sementes. Tudo fica bom. Se fizer me conta como ficou, espero que gostes. Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis