Feijão Branco com Abobora Couve e Gergelim

Esta é uma deliciosa e nutritiva combinação de ingredientes. Um feijão cremoso que eu fiz em uma noite muito fria de 8 graus negativos no inverno. A receita pode ser adaptada e modificada a seu gosto acrescentando legumes, verduras, temperos e ervas ao seu gosto. Esta receita é ótima para aproveitar sobras de feijão cozido. Se quiser fazer uma sopa, acrescente mais liquido e ajuste os temperos. O resultado final é um prato muito cremoso que tanto pode ser sopa como feijão normal para servir com arroz. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana
Serve duas pessoas


INGREDIENTES


  • 1 xícara de feijão branco previamente cozido
  • 1 xícara de abobora cortada em cubinhos
  • 1 cebola pequena picada
  • 3 colheres de sopa de alho poró picado
  • 2 colheres de salsinha picada
  • 1 colher de sopa de cebolinha verde picada
  • 1 xícara de couve rasgada em pedaços médios
  • 1 colher de sopa de gergelim preto tostado
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal (eu usei óleo de coco sem sabor)
  • sal e pimenta a gosto
  • água o suficiente



PREPARO

Em uma panela grande aqueça o óleo e doure a cebola. Adicione um pouco de sal e em seguida coloque o alho poró, o salsão e a abobora. Deixe dar uma douradinha e a seguir coloque a o feijão. Coloque água o suficiente para ferver a sopa. Tampe a panela e deixe ferver.

Quando levantar fervura verifique o tempero, tampe a panela e deixe cozinhar por mais uns 2 minutos. Se você quiser uma sopa mais liquida acrescente mais água não esquecendo de adicionar mais temperos para não perder o sabor.

Quando levantar fervura de novo, desligue o fogo. Coloque a couve e a salsa picada. Tampe a panela e deixe descansar por um minuto antes de servir. Se desejar salpique o gergelim  previamente tostado em uma frigideira colocando direto no prato na hora de servir. Sirva imediatamente.


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

10 comentários

  1. Parece deliciosa. Vou procurar fazer tào gostosa quando a sua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo (a),

      Obrigada pela visita e comentário, caso fizeres a receita volte aqui para me contar como ficou!
      Um grande abraço

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Eu gosto de muitos legumes e verduras e muito bom para a saude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga querida,

      Obrigada pela visita e comentário. Eu também adoro legumes e verduras. Com certeza são ótimos para a saúde, especialmente se forem orgânicos.

      Grande beijos querida, volte sempre pra me visitar!

      Lori Ellis


      Excluir
  3. Pra ser saudável, troque o óleo vegetal da receita pelo azeite.
    Os óleos vegetais são hidrogenados e comtém gordura tran, são pró inflamatórios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, tudo bem?

      Obrigada pela visita e comentário sobre a receita. Eu não uso azeite de oliva para cozinhar, porque acho que não é saudável. O azeite de oliva quando aquecido em altas temperaturas perde as propriedades nutricionais. Para usar azeite de oliva de maneira saudável, o ideal é adicionar ao prato depois do cozimento, e nunca cozinhar com ele.

      Eu costumo usar óleo de coco orgânico sem sabor, ou o óleo de sementes de uva para cozinhar. Não coloco isto na maioria das minhas receitas, porque sei que no Brasil é mais difícil encontrar estas opções de óleo, além do que são opções bem mais caras, e nem todos tem acesso. Por este motivo, eu coloco óleo vegetal nas receitas, dando assim a liberdade de cada um escolher o que é melhor de acordo com as suas possibilidades, e com o seu gosto.

      Se olhares as minhas receitas vais ver que eu não tenho nenhuma onde eu cozinhe com azeite. Já pesquisei muito a respeito e além de saber que não é uma opção saudável, eu ainda não gosto do sabor do azeite aquecido.

      Espero ter esclarecido a tua dúvida, e agradeço pelas sugestões e comentário muito apropriado em relação a gorduras trans, o que realmente todos sabemos que não é uma opção saudável. Eu pessoalmente não uso óleos como de soja, arroz, girassol e muito menos o de canola. Prefiro o óleo de coco ou o de sementes de uva para cozinhar, e o azeite de oliva extra-virgem para finalizar pratos ou saladas. Como moro nos Eua, consigo comprar estas opções mais saudáveis por um preço bem razoável, o que infelizmente não acontece no Brasil. Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Vou fazer com meu feijao verde/fresco :)
    Deve ficar muito bom :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tatiane, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pela visita e comentário. Fico feliz que gostaste da receita e vais experimentar. Me conta como ficou quando fizeres. Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog! Volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  5. Olá, bom dia!
    Adoreeeeeei a receita!
    Aqui eu quase não consigo encontrar o ALho Poró. tem algo que eu possa usar para substituí-lo?Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pelo comentário. O alho poró é um tempero e não vai fazer falta na receita se não conseguirem encontrar. Pode usar os temperos que estás acostumada a usar como alho, cebola, salsa, cebolinha que são os mais comuns e faça um feijão bem ao teu gosto com os temperos que tiveres em casa. Depois me conta como ficou, um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis