Patê Vegano de Nozes com Azeitonas e Alho

Esta receita é barbadinha de fazer. Misture os temperos que você gosta com nozes demolhadas e prepare um delicioso e nutritivo patê para servir como aperitivo acompanhado de torradinhas, crackers ou um pão quentinho. Você pode fazer a mesma receita com castanhas ou amêndoas. Fica bom demais! Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 



INGREDIENTES


  • xícara de nozes
  • 1/4 xícara de azeitonas verdes
  • 2 colheres de sopa de semente de girassol
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 2 dentes de alho pequenos
  • suco de meio limão
  • sal e pimenta a gosto
  • 1/4 de xícara de água
  • ervas secas de sua preferencia


PREPARO

Planeje esta receita com antecedência se quiser fazer a versão crudívora, pois as nozes tem que ficar de molho antes de serem utilizadas. Caso você decidir fazer a receita de ultima hora, coloque as nozes de molho em água fervente por mais ou menos uma hora antes de utilizar, escorra e utilize conforme as instruções abaixo.

Comece preparando as nozes. Enxague as nozes em água corrente com o auxilio de uma peneira. Coloque em um recipiente de vidro e cubra com água filtrada. Deixe de molho por 8 horas.

Passado o tempo de molho, escorra a água das nozes e jogue fora. Coloque a metade das nozes no  processador juntamente com as sementes de girassol, as azeitonas, o alho e o limão. Processe tudo adicionando água aos poucos ate obter uma mistura tipo pasta, adicionando água quando for necessário. Adicione o restante das nozes, tempere com sal e pimenta a seu gosto e bata novamente ate conseguir a consistência desejada.

Se você quiser um patê mais lisinho basta processar por mais tempo e processar as nozes todas de uma só vez. Eu separei a metade porque queria um patê mais consistente, mais grosso. Se for utilizar ervas aromáticas, acrescente na ultima etapa do processo, ou então simplesmente misture ao patê sem liquidificar. Por ultimo acrescente o azeite de oliva apenas misturando rapidamente. Coloque o patê em um recipiente de preferencia de vidro, tampe e conserve geladeira por pelo menos uma hora antes de servir para agregar bem os sabores dos temperos.


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

2 comentários

  1. Entende pouco sobre veganismo, mas vou testar suas receitas. Amo cozinha, principalmente as receitas naturais e vegetarianas. Um abraço!
    Mary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mary, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pela visita. Fico feliz que tenhas gostado da receita. Se fizer me conta como ficou, espero que gostes! Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, venha mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis