Bolo Integral de Banana e Figo

Eu fiz este bolo no inverno em um final de semana muito frio. Ficou muito gostoso, com um sabor muito especial por causa do figo. Por ser integral, a massa fica um pouco mais pesada, por isto prefiro fazer quando está frio porque apetece mais. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana
Se você quiser pode usar outro tipo de fruta seca como tâmaras, damascos ou passas de uva. Eu forrei o fundo da forma com fatias de banana. Fica muito legal também forrar as laterais, e você pode usar maçãs se preferir. O efeito final é lindo. Se você quiser experimentar forrar as laterais da forma, basta seguir as mesmas instruções e aumentar a quantidade de banana.


INGREDIENTES PARA O BOLO


  • 3 colheres de sopa de semente de linhaça moída
  • 6 colheres de sopa de água morna para hidratar a linhaça
  • xícara de farinha de trigo integral
  • 1/2 xícara de aveia em flocos médios
  • xícara de farinha branca comum
  • 1/3 xícara de açúcar mascavo
  • 1/2 xícara de óleo vegetal
  • 1 1/2 xícara de água para a massa do bolo
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 banana media bem madura
  • 1/4 xícara de passas de figo
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1 pitadinha de sal


PREPARO





Comece hidratando a linhaça. Em uma vasilha pequena coloque a linhaça triturada e acrescente as 6 colheres de água. Misture bem e reserve enquanto prepara o restante da receita.



Em uma bacia grande coloque as farinhas, a aveia, o sal, o açúcar mascavo, a canela e misture bem. Acrescente 1 1/2 xícara de água aos poucos alternando com o óleo. Esmague bem uma das bananas com o garfo e misture na massa. Coloque a linhaça hidratada e misture bem. Reserve a massa e prepare a forma.

Unte uma forma retangular funda. Corte a banana em 3 pedaços no sentido do comprimento. depois corte cada pedaço em 3 fatias. Espalhe as 3 colheres de açúcar mascavo no fundo da forma untada. Espalhe as fatias de banana cobrindo todo o fundo da forma e polvilhe com a canela. Reserve.




INGREDIENTES PARA A COBERTURA


  • 1 banana grande bem madura
  • 3 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • óleo vegetal para untar a forma


PREPARO 

Pré-aqueça o forno a uma temperatura de 180C. Volte para a massa do bolo. Acrescente o bicarbonato de sódio misturando bem na massa sem bater. 





A seguir adicione o figo picado em pequenos pedaços apenas misturando. Por ultimo acrescente o fermento em pó e misture delicadamente sem bater.




Coloque a massa sobre a forma com as bananas fatiadas espalhando bem. Leve ao forno pré-aquecido para assar por 40 minutos. Faça o teste do palito para ver se a massa está bem assada. Espere esfriar para desenformar e cortar.











ESSA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE PARA A PÁGINA DA RECEITA ORIGINAL NO BLOG MENCIONANDO OS DEVIDOS CRÉDITOS,  OBRIGADA!

20 comentários

  1. Respostas
    1. Boa noite Regina,

      Obrigada pela visita e comentário!
      Volte sempre por aqui,

      abraços

      Lori Ellis

      Excluir
  2. vou fazer p/ minha mãe q é diabética..tem td q ela gosta...figo banana, canela...deve ficar uma delícia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a),

      Este é um dos bolos preferidos da minha mãe. As frutas secas tem um índice glicêmico bem inferior ao açúcar, além de serem muito mais saudáveis. Caso fizeres volte aqui para me contar como ficou.

      Abraços para ti e para a tua mamãe.

      Lori Ellis

      Excluir
  3. PODE USAR AMEIXA TAMBÉM??
    PENSEI EM USAR MAÇÃ, ASSIM A MASSA FICA MAIS MOLHADINHA.
    VOU TENTAR FAZER ESSE FINAL DE SEMANA, DEPOIS VOLTO AQUI PARA CONTAR O RESULTADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amigo (a),

      pode usar qualquer fruta seca ou fresca que quiseres. Eu fiz com banana e figo para inventar uma coisa bem diferente, mas concordo contigo que a maçã deixa a massa bem molhadinha. Já fiz bolo com purê de maçã e ficou maravilhoso. Se ler este recadinho e tiver feito o bolo, escreve para me contar como ficou, espero que tenhas gostado.

      abraços,
      Lori Ellis

      Excluir
  4. Tudo bem? Será que dá para substituir essas farinhas por farinha de arroz, polvilho...ou outras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a),

      Pode sim, se quiser fazer a versão sem glúten pode usar farinha de arroz misturada com polvilho, farinha de amêndoas ou a que estiver acostumada a usar. O bolo pode ficar um pouco mais seco do que ficaria com a farinha de trigo, talvez um pouco mais pesado, mas com certeza vai ficar bom. Se fizer volta para me contar como ficou.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  5. Gente, deu água na boca hummmmm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a),

      Muito obrigada pela visita e recadinho, fico feliz que gostaste da receita. Se fizer me conta como ficou. Um grande abraço!

      Lori Ellis

      Excluir
  6. Fiz agora...troquei o figo por laranja cristalizadas (não tinha figo e nem passas)rsrs. Sensacional. Brigadao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Cid,

      Seja muito bem vindo amigo. Nossa que legal, fiquei aqui imaginando a delicia que teu bolo deve ter ficado com laranja cristalizada. Eu adoro frutas cristalizadas e faz muito tempo que não compro. Agora me inspirei e vou inventar alguma coisa usando frutas cristalizadas também, hehehe

      Muito obrigada por escrever comentando sobre a receita, fiquei feliz que gostaste. Se por acaso fizeste uma foto, manda para mim, vou adorar ver!

      abraços
      Lori Elllis

      Excluir
  7. Olá! Vou fazer amanhã, ops, hoje!
    Tenho uma dúvida: qual água vai aonde?
    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pila,

      Seja bem vinda e muito obrigada pela visita. Eu reeditei a receita e coloquei as quantidades de água bem explicadinho para que tu possas ver. Primeiro tu vais usar as 6 colheres de água para hidratar a semente de linhaça e fazer a papinha como mostra a foto da receita. Esta papinha de linhaça vai substituir os ovos.
      Quando fores fazer a massa do bolo tu vais usar 1 1/2 xícara de água conforme a descrição da receita. Espero ter esclarecido a tua dúvida, se surgir outra dúvida escreve novamente que eu te ajudo. Me conta depois como ficou o bolo se fizeres hoje.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  8. Fiz e ficou MARA! Coloquei tâmaras que já tinha em casa. Grata por essa receita! :) Ah, acabei de curtir a página no Facebook. Vou me aventurar.hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pila,

      Que legal!!! Fico muito feliz que gostaste da receita. Muito obrigada por curtir a página no facebook, por acompanhar o blog e por escrever falando da receita!
      Adorei a tua visita, volte sempre!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  9. Lori, você deu a ideia da farinha de arroz e do polvilho doce. Queria muito fazer o bolo mas queria usar apenas farinhas integrais, para que o bolo fique bom quais das farinhas que tu colocou como ingredientes posso utilizar como substitutos? OBS: faz 1 ano que não como farinhas brancas, por isso a pergunta. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victor, tudo bem?

      Eu sugeri alguns tipos de farinha sem glúten, mas tu podes utilizar farinhas integrais sem problema. Pode fazer a combinação que quiser de farinhas, seguindo as quantidades indicadas na receita. Tem muito tipo de farinha sem glúten integral que pode ser utilizada. Uma farinha que eu descobri há pouco e estou usando bastante é a farinha de coco, e estou adorando! Também podes usar farinha de amêndoas, de aveia, de grão de bico, ou o que achar mais conveniente. Se fizeres a receita volta para me contar como ficou. Espero que gostes!
      Um grande abraço, espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida, escreve novamente. Obrigada pela visita!

      Lori Ellis

      Excluir
    2. Eu não tinha óleo e substitui por margarina vegetal,também não tinha cabanas nem figos e substitui por maçã e acrescentei uvas passas e 3 nozes em pedaçoa forrando a forma. Ficou uma delícia

      Excluir
  10. Olá, tudo bem?

    Que delícia as substituições que fizeste, adorei! esta receita é super versátil e pode-se acrescentar frutas frescas e secas e inventar bolos diferentes. Fico feliz em saber que gostaste da receita e agradeço muito por escrever comentando a tua experiência. um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar.

    Lori Ellis

    ResponderExcluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis