Focaccia Semi-Integral de Abobrinha e Cebola

Quando eu fiz esta focaccia não tinha muitas opções para a  cobertura e acabei juntando o que tinha em casa, um pouco disto, um pouco daquilo e no final ficou uma focaccia bem diferente das que eu costumo fazer, mas o sabor ficou realmente excepcional. Massa fofinha e cobertura levemente crocante. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana



O molho de aveia cobrindo a massa e a cobertura resultam em um sabor muito delicado e especial. Alias, estou amando usar este molho branco de aveia em diferentes receitas. Pela simplicidade de preparo, pelo sabor e valor nutricional. Esta receita é muito versátil e você pode inventar mil sabores diferentes usando legumes, verduras, temperos e ervas frescas de sua preferencia. Eu usei meio a meio farinha integral e branca. Você pode fazer como preferir respeitando as quantidades indicadas na receita. A massa desta focaccia é de fermentação lenta. Eu adoro este tipo de massa, é muito fácil de preparar e não tem erro. Fica fofinha, macia, deliciosa e muito mais saudável do que a massa normal. Veja na foto abaixo a delicia de massa cheia de furinhos... de dar água na boca!


Programe a sua focaccia com antecedência caso quiser fazer com a massa de fermentação lenta. Você deve deixar fermentando por 8 horas antes de usar. Se você não tiver tempo ou não quiser fazer esta massa, pode experimentar a massa normal de focaccia clicando aqui.


DICA ➡ A massa de fermentação lenta NÃO deve ser colocada na maquina de pão nunca, e nem deve ser preparada na batedeira! É uma massa que tem que ser manuseada com cuidado e delicadeza para manter as lindas bolhas que se formam durante a fermentação e que vão fazer com que o resultado final seja uma massa macia, leve, gostosa e cheio de furinhos. Quanto menos manuseio na massa, melhor vai ser o resultado.





PARA A MASSA DA FOCACCIA

Prepare esta massa com antecedência. Você pode deixar a massa fermentando durante o dia e assar a noite. Ou então deixar fermentando durante a noite e assar pela manhã ou para o almoço.



INGREDIENTES

  • xícaras de farinha de trigo
  • xícaras de farinha de trigo integral
  • 3 colheres de chá  de sal
  • 1 colher de chá de fermento biológico para pão (granulado)
  • xícaras de água em temperatura ambiente


PREPARO

Em uma vasilha de vidro ou louça, coloque as farinhas e o sal. Com o auxilio de uma espátula ou colher grande misture bem. Acrescente o fermento granulado e misture. Em seguida despeje a água aos poucos e mexa até conseguir uma mistura homogênea como mostra a foto abaixo. Não bata, apenas misture até que você perceba que toda a farinha foi hidratada com a água.  A massa fica pesada, não se preocupe, isto é normal, basta apenas hidratar bem as farinhas.

  
Este processo inicial é bem rápido, apesar de exigir um pouco mais de esforço para misturar bem até  hidratar bem os ingredientes secos. Em poucos minutos você consegue fazer isto. Depois disto cubra o recipiente com um filme plástico e coloque em um lugar qualquer da sua cozinha, no balcão, em cima da mesa, ou onde ficar mais conveniente.


Eu costumo preparar a massa pela manhã e deixo fermentando durante o dia. Você pode se preferir,preparar a massa a noite, deixar fermentando e assar no outro dia. O ideal é que a massa fermente por pelo menos 8 horas. Quando volto no final da tarde a massa esta crescida, linda, cheia de furinhos e pronta para usar.

Unte bem uma assadeira retangular grande com óleo vegetal. Remova a massa com o auxilio de uma espátula e espalhe na assadeira de maneira uniforme. Cubra e coloque em um lugar protegido enquanto prepara a cobertura. Eu deixei em cima do fogão.




PARA O MOLHO BRANCO DE AVEIA


INGREDIENTES


  • xícara de aveia em flocos finos
  • xícaras de água filtrada
  • 1 pitadinha de noz moscada ralada
  • sal a seu gosto


PREPARO

Coloque a aveia de molho na água filtrada e deixe descansar por uns 10 minutos. Depois disto coloque no liquidificador e bata bem até conseguir um creme bem lisinho. Adicione uma pitadinha de sal e a noz moscada ralada a seu gosto. Você pode controlar a espessura do molho. Caso for necessário adicione um pouco mais de água. Lembre-se de que este molho deve ficar bem cremoso, portanto bata bem. Dependendo da potencia do seu liquidificador pode ser necessário bater um pouco mais. Reserve enquanto prepara o restante da receita.



PARA A COBERTURA


INGREDIENTES


  • 1 abobrinha verde de tamanho médio
  • 1 cebola grande fatiada
  • 1 colher de sopa de páprica em flocos (opcional)
  • 1 colher de sopa de orégano seco ou outra erva
  • 2 colheres de sopa de alho poro picado
  • 2 colheres de sopa de cebolinha verde
  • sal e pimenta a seu gosto
  • sumo de meio limão
  • 4 colheres de sopa de óleo vegetal


PREPARO

Comece preparando a cebola. descasque e corte em fatias no sentido do comprimento. Coloque as cebolas em um prato refratário tempere com sal e pimenta, salpique um pouco da páprica e regue com duas colheres de óleo vegetal. Misture bem. Leve ao forno pré aquecido a temperatura de 180C para dourar enquanto prepara o restante da receita.


Lave a abobrinha com a casca e corte em palitos tipo Julienne. Se você não tiver um cortador, corte primeiro em fatias no sentido do comprimento e depois no sentido da largura fazendo os palitinhos como mostra a foto ao lado. Tempere com sal e pimenta, coloque o limão, regue com um fiozinho de óleo e reserve.



Verifique as cebolas. Com o auxilio de uma colher de pau vire as mesmas e deixe dourar por mais 5 minutos. Não é necessário deixar assar muito, a cebola vai voltar ao forno e então fica bem douradinha. Quando começar a dourar retire do forno e reserve.


O forno já está quente porque a cebola estava assando. Leve a massa da focaccia para pré assar. Deixe no forno por 30minutos até que a massa esteja firme na superfície. Depois que estiver pronta retire a forma com cuidado e espalhe o molho branco de aveia sobre a massa.





Em seguida espalhe as abobrinhas previamente cortadas e temperadas.




Procure espalhar a abobrinha com uniformidade sobre a massa. Como você já temperou antes, apenas acrescente ervas aromáticas a seu gosto.




Eu usei páprica em flocos defumada. Use o que você preferir para temperar.


O ultimo toque são as cebolas que foram previamente douradas no forno. Espalhe sobre as abobrinhas cobrindo toda a superfície. Coloque orégano seco a seu gosto e se desejar use pimenta preta de preferencia moída na hora ou outro tempero que você gostar.



Leve de volta ao forno e deixe assar por mais 10 minutos ou até que a cobertura esteja bem dourada formando uma espécie de crosta em cima da focaccia.






Espere esfriar para cortar. Fica maravilhosa. A massa fica muito fofinha e a cobertura é tudo de bom. Vale a pena experimentar, e a cobertura fica por sua conta. Faça como preferir, use o que tem em casa e invente a sua.



VANTAGENS DA FERMENTAÇÃO LENTA

Descobri a maravilha de fazer pão com fermentação lenta, e estou testando receitas diferentes, e adorando os resultados tanto pela facilidade de preparo como pela delicia de fazer pão saudável em casa. Quem quiser saber mais informações sobre as vantagens da fermentação lenta e saber tudo sobre pães, visite o blog Hortas Orgânicas e Alimentação Saudável . Foi neste site que eu me inspirei para fazer pães deliciosos e muito saudáveis.

O texto abaixo pertence ao site Esmeralda azul , e faz um resumo muito bom e simples de entender sobre a fermentação lenta.

"Durante as diversas horas ocorre a fermentação, permitindo que este pão tenha características que nenhum pão feito em poucos minutos pode conseguir: 
- Há a produção de álcool, ácido acético e ácido láctico que permitem a incorporação de ar na massa e que conferem sabor característico; 
- Parte do glúten existente é decomposto devido às condições que se geram por causa da fermentação lenta;
- O ácido fítico dos cereais integrais é neutralizado permitindo uma melhor absorção de minerais;
- A acidez gerada permite que as enzimas estejam mais ativas o que faz com o que o pão se aguente mais tempo fofo. Para fazer pães sem glúten esta característica pode fazer toda a diferença."


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

8 comentários

  1. Ai amiga que delícia as tuas focaccias (é feminino??) Lembro que comi muito quando tu fizeste pra me esperar..É deliciosa!! Me desafiei a fazer, espero que dê certo! Beijo grande!! Cristiani Dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris querida, que saudade me deu de ti, do tempo que estiveste aqui conosco. Foi bom demais, lembro das comidinhas que fiz pra ti e da tua alegria comendo, rsrsrsrs
      Me conta como ficou amiga, quero saber se gostaste. E muito facil, qualquer coisa que precisar me escreve que eu te ajudo.

      Beijinhos, e volte sempre pra me visitar aqui

      Lori

      Excluir
  2. Gostaria de saber se posso usar essa mesma receita e o mesmo processo de fermentação para fazer o pão integral (forma de bolo inglês). E não precisa de óleo (todas as receitas que conheço leva óleo). Obrigada desde já e agradeço pelas ótimas receitas. Bjus Maju Rocha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maju,

      Seja bem vinda e muito obrigada pela tua participacao.
      Pode usar a mesma massa e assar como pao. Eu sempre uso e fica uma delicia. Pode assar na forma que preferir. A massa de fermentacao lenta nao necessita de oleo e nem usa acucar. Portanto e bem mais leve e saudavel. No caso da focaccia e usado oleo para o refogado de cobertura e para untar a forma.
      No caso do pao tu podes apenas usar oleo para untar a forma e vais ter um pao delicioso, cheio de furinhos e muito facil de fazer.
      Se precisar de mais alguma dica me escreve aqui ou no facebook.

      Volte sempre para me visitar!

      beijos

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Você parece já ter experiência com fermentação lenta, pode me tirar uma dúvida? Eu queria saber se podemos usar qualquer receita de massa nesse tipo de fermentação. Eu tenho uma receita que gosto muito, mas ela é de sovar e estava querende experimentar esse método de fermentação lenta. Obrigada desde já! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana,

      Eu acredito que tu podes fazer a tua receita preferida com este método de fermentação lenta sim. è mais simples do que tu possa imaginar. Eu fiquei impressionada com o resultado da primeira vez que fiz. Estava super insegura e no fim deu tudo certo. Peguei confiança e fui fazendo mais para aprender os segredinhos e poder compartilhar com vocês. Depois dos pães eu resolvi tentar as focaccias. Nossa, é muito mais fácil. Antes eu sovava a massa das focaccias, ou então batia na batedeira por 15 minutos o que realmente não era muito fácil.
      Agora eu simplesmente coloco a massa fermentar como explico na receita e fica sempre bom, dá sempre certo.
      Faz a tua receita e depois me conta como ficou. Espero ter ajudado, pelo menos ajudei a te encorajar para testar a tua receita. Tem que fazer para ver se dá certo, mas eu acredito que vai ficar bom. Se tu quiser me escrever dizendo o que vai nesta tua receita eu posso te dar dicas mais precisas.

      Um grande abraço, volte sempre para me visitar

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Olá Lori,
    Tenho passeado por seu blog e gosto muito da forma como partilha de suas receitas e seu carinho para com os outros.
    Gostaria de saber se posso usar nesta receita o fermento fresco, ou é apenas indicado o uso do granulado(seco)?
    Vou testar a receita em breve!

    Em gratidão,
    Felicidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Felicidade, tudo bem?

      Obrigada pela visita e comentário, fico feliz que curtes as receitas e acompanhas o blog. Pode usar qualquer tipo de fermento para fazer pão, do biológico. Eu sempre uso o granulado porque é a única forma de fermento que eu encontro onde moro. Sei que no Brasil tem fermento para pão em tabletinhos. Pode usar também se quiser, mas eu acredito que o granulado é melhor porque tu podes dosar certinho a quantidade indicada na receita.

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis