Almôndegas de Feijão Branco

Deliciosas almôndegas de feijão branco com molho de tomates caseiro. Fácil de fazer, rende muito e você pode fazer inúmeras variações de molhos e temperos ao seu gosto. Você pode fazer a mesma receita na versão sem glúten utilizando a mesma medida de qualquer farinha sem glúten. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

A farinha é apenas para dar a liga e consistência, não sendo necessário usar muita quantidade. Eu fiz estas almôndegas para aproveitar uma sobra de feijão branco. Rendeu 10 almôndegas grandes, e eu servi com espaguete e uma salada. Eu usei a farinha panko para modelar as bolinhas. Caso você não tiver o panko pode empanar com farinha de rosca normal, ou como algumas pessoas chamam, farinha de pão. Mas se quiser experimentar o panko, assista este vídeo e veja como é fácil preparar em casa. Panko significa migalhas ou farinha de pão na língua japonesa. É uma farinha mais leve e crocante do que a farinha de rosca tradicional sendo por isto perfeita para empanados em geral. Também pode utilizar ervas aromáticas a seu gosto para temperar o molho e as almôndegas. Sirva com arroz de sua preferencia, com macarrão, purê de batatas, batatas a vapor, polenta, ou como você imaginar. Bom apetite!


Serve duas pessoas

 

INGREDIENTES PARA AS ALMÔNDEGAS

  • xícara de grão de feijão branco cozido e escorrido
  • 2 colheres de sopa de semente de linhaça moída
  • 4 colheres de sopa de água fria
  • 1 cebola pequena picada miudinha (eu usei roxa)
  • 2 colheres de sopa de cebolinha verde
  • 1 fatia de pimentão vermelho picado
  • 1 colher de sopa de salsinha
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo integral
  • xícara de farinha panko (ou farinha de pão)
  • 1 colher de sopa de salsinha desidratada  ou orégano (opcional)
  • sal e pimenta a gosto



PREPARO

Use uma vasilha grande para preparar a massa das almôndegas. Não é necessário usar processador, pode ser feito a mão mesmo. Em um prato raso esmague o feijão com um garfo. Deixe pequenos pedaços, não esmague muito. Coloque  o feijão esmagado na vasilha grande e misture a semente de linhaça moída, a farinha de trigo, a cebola picada bem miudinha, o pimentão vermelho, a salsa e cebolinha. Tempere com sal e pimenta a seu gosto. Acrescente a água e a salsinha desidratada ou orégano caso for utilizar. Se achar necessário, coloque mais um pouco de farinha para dar o ponto de modelar as bolinhas. Coloque a farinha de pão ou farinha panko em um prato fundo e coloque a massa com uma colher direto na farinha.


Com a própria colher cubra a bolinha com a farinha e modele as bolinhas com as mãos no tamanho que desejar. 


A medida que for fazendo as bolinhas coloque em uma assadeira. Pode untar ou forrar com papel vegetal como eu fiz. Caso usar papel vegetal, não é necessário untar a forma. Se você quiser pode despejar um fio de óleo sobre as almôndegas antes de levar ao forno. Elas vão ficar mais douradas.


Leve ao forno para assar em temperatura de mais ou menos 180C por uns 10 minutos. Vire as bolinhas com cuidado e deixe mais uns 10 minutos ou ate que estejam douradinhas.


O importante é que as almôndegas fiquem firmes o suficiente porque você vai coloca-las para finalizar o cozimento no molho de tomates.


Enquanto as almôndegas assam prepare o molho, só não esqueça de virar as bolinhas depois de 10 minutos no forno.


PARA O MOLHO DE TOMATES

 
INGREDIENTES

  • 4 tomates grandes e bem maduros
  • 1 pimentão vermelho pequeno
  • 2 dentes de alho esmagados
  • 1 cebola grande picada
  • sal e pimenta a gosto
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal



PREPARO


Este é um molho simples e rápido de fazer que fica muito delicioso. Lave bem e corte os tomates em cubinhos pequenos. 

Se estiver utilizando tomates orgânicos, pode usar a pele. Caso contrario, remova a pele mantendo as sementes caso desejar.


Pique a cebola e esmague o alho. Aqueça o óleo em uma panela. Frite rapidamente o alho e adicione a cebola picada. Tempere com uma pitada de sal, deixe refogar ate que a cebola comece a ficar transparente. Coloque o pimentão picado e deixe apurar por mais 1 minuto. Acrescente então os tomates cortados em cubinhos. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar no próprio caldo. Abaixe o fogo. Não acrescente água. Quando começar a ferver acrescente as almôndegas que foram previamente assadas, uma a uma e deixe cozinhar por uns 5 min. em fogo baixo, virando para não pegar no fundo da panela. Desligue o fogo e deixe por mais uns dois minutos antes de servir. Se você quiser pode colocar cebolinha verde picada sobre as almôndegas na hora de servir, ou decore a seu gosto.




FARINHA PANKO

Confira neste video  o passo a passo para preparar esta deliciosa farinha. É muito mais fácil do que você imagina, rende muito e você pode fazer em maior quantidade e conservar no freezer.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

4 comentários

  1. Esta vou ter que fazer hoje nem tive tempo de Amoçar mas da ate vomtade de pegar daqui e fazer uma bela refeisão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanizinha querida,

      Obrigada pela visita, se fizeres a receita me conta como ficou.
      Um grande beijo amiga, sempre bom te ver por aqui!

      beijos
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Olá Parabéns seu blog é maravilhoso..esta será minha primeira receita vegetariana, estou começando agora(infelizmente) mas nunca é tarde né .. tenho uma duvida posso congelar as almondegas e o molho ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Natalia,

      Obrigada pelo recadinho tão fofo, adorei receber a tua visita. Que honra e alegria para mim saber que a tua primeira receita vegetariana vai sair daqui. Fico muito, mas muito feliz mesmo em saber que de alguma forma estou te inspirando a fazer a tua primeira receita vegetariana. Parabéns pela escolha, tu estás começando agora uma linda jornada que só vai te trazer benefícios e alegrias. Nunca é tarde para começar. Eu comecei tarde, muitas vezes pensei que deveria ter me tornado vegana antes, mas infelizmente o meu "abrir de olhos" somente aconteceu há 4 anos.
      Pode congelar as almondegas com o molho,juntos ou separados, como preferir. Depois basta aquecer e servir de novo. Congeladas duram mais ou menos 1 mês. Se tiveres mais alguma dúvida sobre esta ou outra receita, escreve novamente que terei o maior prazer em te ajudar. Vou querer saber como ficaram as almondegas quando fizeres. Por favor volta para me contar. Boa sorte na tua nova caminhada!

      Um grande abraço, volte mais vezes para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis