Bolo de Alfarroba com Melado

Bolo muito fofinho, delicioso e fácil de fazer. Eu usei alfarroba, mas a mesma receita pode ser feita com cacau se você preferir. Na medida do possível procure sempre comprar alimentos orgânicos. Sei que isto não é fácil, mas se conseguirmos pelo menos alguns itens orgânicos na nossa dieta, já é um grande beneficio para a nossa saúde. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 



INGREDIENTES



  • 1 1/2 xícara de farinha de trigo integral
  • 1 1/2 xícara de farinha de trigo branca
  • 1/2 xícara de alfarroba em pó
  • 1 xícara de melado (de preferencia orgânico)
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • 1 colher de chá de vinagre de maçã
  • 2 1/2 xícaras de água fervente
  • 3/4 de xícara de óleo vegetal
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 pitada de sal



  • PREPARO

    Comece preparando a forma que você vai usar. Unte bem e reserve enquanto prepara a receita. Não é necessário usar batedeira para fazer este bolo.
    Em uma vasilha coloque as farinhas, o açúcar, o sal e a alfarroba peneirados e misture com uma colher até que os ingredientes secos fiquem de uma cor só.
    Acrescente a agua fervente aos poucos alternando com o óleo e misturando delicadamente para agregar bem e continue misturando até conseguir uma massa bem homogênea. Coloque a baunilha, o vinagre, misture novamente e por ultimo acrescente o fermento apenas misturando bem, sem bater.

    Coloque a massa na forma previamente untada e leve para assar em forno pré-aquecido a uma temperatura de 180C ou 365F por 30/35 minutos. Cuidado para não  deixar o bolo assar demais. Os bolos veganos secam mais rapidamente do que os outros e assam mais rápido também. Você pode fazer o teste do palito para ver se a massa está bem assada. Retire do forno e prepare a cobertura.


    PARA A COBERTURA


    INGREDIENTES

    • 1/4 xicara de óleo de coco
    • 1/2 xicara de melado
    • 1/4 xicara de alfarroba
    • 4 colheres de sopa de agua fria
    • 1 colher de sopa de essência de baunilha


    PREPARO

    Em uma panelinha pequena coloque a agua e dissolva o pó de alfarroba. A seguir alfarroba e a baunilha. Misture bem e a seguir coloque o óleo de coco. Leve ao fogo baixo e deixe ferver mexendo sempre. Despeje a cobertura no bolo ainda quente.


    Caso você quiser cobrir todo o bolo, pode dobrar a quantidade de ingredientes da cobertura. Eu só quis dar um efeito no bolo cobrindo apenas a parte superior e deixando escorrer pelos lados.


    Espere esfriar para cortar e servir. Enquanto isto, prepare um chá ou café e arrume a mesa para servir esta delicia para a sua família.




    INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOBRE A ALFARROBA

    "Tem cara de chocolate, gosto de chocolate, mas não é chocolate. Além de nutritivos, os produtos feitos com alfarroba são isentos de lactose, glúten e açúcar.  Fruto da Alfarrobeira, árvore nativa do mediterrâneo, a alfarroba é uma vagem da qual se extrai a polpa que é torrada e moída para se obter o pó usado na substituição do cacau.
    A alfarroba não possui qualquer agente alergênico ou estimulante tais como a cafeína e teobromina presentes no cacau. Embora apresente um alto teor de açúcares possui um baixo conteúdo calórico devido à quantidade quase imperceptível de lipídeos (gorduras) e alta quantidade de fibras naturais. O efeito benéfico dessas fibras naturais na flora intestinal se dá pela proteção da membrana mucosa do intestino, bem como pela redução significativa da incidência de diarréias indefinidas, desordens nutricionais e incidência de úlceras. " 
    Leia mais a respeito clicando AQUI 


    "A alfarroba, carob em inglês, é o fruto de uma árvore nativa da costa do Mediterrâneo, semelhante à vagem do feijão, de cor marrom escuro e sabor adocicado. O pó que é utilizado para substituir o cacau é derivado da polpa dessa vagem que é torrada e moída. Esse pó, contudo, possui expressiva diferença em relação ao cacau, tanto no seu conteúdo nutricional, quanto em relação à ausência de estimulantes, como a cafeína e teobromina, além de possuir baixo índice glicêmico, de acordo com recente pesquisa elaborada pela Universidade Federal do Paraná."  Texto extraído do site Carob House
       

    ONDE COMPRAR ALFARROBA

    Você pode encontrar alfarroba em lojas de produtos naturais, mercearias ou mercados públicos. Também existe a possibilidade de compra online. Caso estiver interessado nesta ultima opção, existem vários sites de venda online onde você pode encontrar. Clique aqui para uma das para opções de compra online.

    ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

    9 comentários

    1. bom dia gosto muito do seu bloga e das suas receitas!! gostaria de saber ao que corresponde o melado aqui em Portugal, será mel? obrigada :D

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Boa tarde Andreia,

        Seja muito bem vinda e obrigada pelo comentário e elogios sobre o blog.
        O melado é "melado de engenho" em Portugal. Não é a mesma coisa que mel porque o mel é derivado de animais e eu não utilizo nenhum produto de origem animal nas minhas receitas porque sou vegana.
        Espero ter ajudado, se tiveres mais alguma dúvida escreve novamente. Um grande abraço, obrigada por seguir o blog e por visitar-me.

        Volte sempre!

        Lori Ellis

        Excluir
    2. Olá, será que dá para usar outro óleo, em vez de óleo de coco??

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Juliane, tudo bem querida?

        Para a cobertura podes usar qualquer tipo de creme vegetal vegano no lugar do óleo de coco que vai ficar bom também. Tem que ser algo cremoso, não use óleos convencionais que não vai ficar legal. Caso tiveres mais alguma dúvida ou precisar de ajuda, escreve novamente.

        Um grande abraço, volte sempre para me visitar!

        Lori Ellis

        Excluir
    3. Maravilhoso! Obrigada pela receita.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Carlos,

        Muito obrigada pela visita e comentário!

        abraços e volte sempre!

        Lori Ellis

        Excluir
      2. Olá Carlos,

        Muito obrigada pela visita e comentário!

        abraços e volte sempre!

        Lori Ellis

        Excluir
    4. Oi, meu bolo está ha quase 1 hora no forno e continua cru por dentro.. por que será? Obrigada

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá amiga,

        Sinto muito que não estás tendo uma boa experiência com o bolo. pelo que relatas, acho que o teu forno deve estar com problema porque isto realmente não é normal. O bolo deveria estar pronto e 30 a 40 minutos no máximo.
        O forno não deve ser aberto antes de o bolo assar porque vai desandar no meio. Fica muito difícil para mim te dizer o porque estás tendo problema, gostaria de poder ajudar, mas infelizmente bolos podem dar errado por inúmeros fatores, e o principal é o forno, e também os ingredientes utilizados podem alterar o resultado, como o fermento por exemplo.
        Lamento não poder dizer mais, ou te dar uma razão para o problema com o teu bolo. Como falei, fica muito difícil à distância fazer conjecturas. O que posso é apenas apontar as possíveis causas que provocaram este problema.
        Agradeço por escrever comentando sobre a receita, espero que apesar do problema tenhas condições de comer o bolo.
        Se quiser escrever novamente me dando mais detalhes quem sabe eu possa dizer algo mais. Obrigada por acompanhar o blog e participar.

        Um grande abraço,
        Lori Ellis

        Excluir

    Olá,
    Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
    Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

    Lori Ellis