Bolo Salgado sem Glúten

Esta é a linda versão sem glúten do blog  Barbarelismus  da receita de Muffin Salgado do blog Veganana . Achei sensacional a ideia, e estou compartilhando com vocês as maravilhosas fotos que a Barbara fez da sua versão desta receita. Ficou um espetáculo, deu água na boca., e eu vou fazer novamente, e com certeza vou fazer bem assim como ela fez. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 


Ela modificou a receita trocando a farinha de trigo por farinha sem glúten. Ela usou um mix. Use a mesma quantidade indicada na receita de qualquer tipo de farinha sem glúten que você costuma usar., se quiser manter a versão glúten free. Ela também trocou o açúcar granulado por açúcar de coco que é bem mais saudável por ter um indice glicêmico menor que o acúcar de cana, mesmo integral. 


Veja abaixo a receita original na qual a Bárbara se inspirou para fazer este delicioso bolo.


INGREDIENTES PARA A MASSA

  • 1 1/2 xícara de água
  • 1/2 xícara de óleo vegetal
  • 1 cebola pequena
  • 2 xícaras de farinha de trigo comum (use sem glúten se preferir)
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de açúcar cristal (ou de coco)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó (de bolo)


PARA O RECHEIO

Esta é uma receita muito versátil. Você pode variar os ingredientes do recheio colocando legumes, verduras, ervas, temperos de sua preferência. Abaixo a lista dos ingredientes que eu utilizei para a receita original dos muffins. A Bárbara usou um mix de pimentões vermelhos, amarelos e verdes. Use o que você tiver em casa, aproveite sobras de legumes, temperos e invente o seu bolo ou muffins. Eu vou fazer a versão bolo salgado desta receita, e também vou fazer sem glúten. 


INGREDIENTES 

  • 1 cebola media picada
  • 1/2 xícara de alho poro picado
  • 2 colheres de sopa de pimentão vermelho picado
  • 1/2 xícara de azeitonas verdes picadas
  • salsa e cebolinha a gosto
  • sal e pimenta a gosto



PREPARO

Coloque a água, o óleo, a cebola, o sal e o açúcar no liquidificador. Bata bem e despeje esta mistura em uma bacia. Misture a farinha. Adicione o fermento por ultimo e mexa sem bater. Coloque os ingredientes do recheio na massa e misture bem. Verifique o sal. Se for necessário acrescente mais uma pitadinha. Cuidado para não salgar muito se utilizar azeitonas, porque elas já são bem salgadas. Unte uma forma no formato que preferir e  distribua a massa com uma colher. Leve para assar em forno pré-aquecido em 180C. Asse por mais ou menos 35 minutos ou ate que esteja dourado.


A receita acima é uma adaptação do Muffin Salgado do blog Veganana .

Visite o blog Barbarelismus  e conheça receitas deliciosas e diferentes, a maioria de sites estrangeiros, testadas e aprovadas pela Bárbara e compartilhadas com exclusividade com o Blog Veganana. Curta a página e acompanhe os posts do blog Barbarelismus no Facebook. Barbarelismus é escrito em inglês, se você gostar de alguma receita, escreva solicitando uma tradução. 

AS FOTOS DESTA RECEITA PERTENCEM AO BLOG BARBARELISMUS, E O TEXTO AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU POSTAR, POR FAVOR DÊ OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA!

4 comentários

  1. Lori, sua receita do muffin salgado é muito, muito gostosa! Tenho aproveitado sua idéia e feito com farinha de grão de bico, recheado de ratatouille - quando sobra... - fica uma delícia! Obrigada por compartilhar tantas receitas deliciosas! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miriam querida, que bom te ver aqui!

      Muito obrigada pelo recadinho, adorei saber que gostaste da receita. A farinha de grão de bico é maravilhosa, e a tua ideia de rechear com ratatouille é sensacional. Deve ter ficado uma delícia e quando der vou experimentar assim também. Obrigada pela dica!
      Adorei a tua visita, venha sempre bater um papinho comigo. Um grande abraço,

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Olá! Para um muffin mais protéico, qual seria a melhor opção de recheio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pelo comentário. Tu podes fazer um recheio com um refogado de grão de bico, lentilhas, quinoa ou tofu. O segredo é utilizar os temperos que mais gosta e preparar um delicioso refogado e então podes acrescentar grãos a teu gosto para adicionar proteína. Se quiser utilizar o tofu também é uma opção proteica, caso gostares. Pode fazer um refogado e esmagar o tofu com um garfo e misturar ao refogado. Espero ter ajudado, se fizer volta para me contar como ficou. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis