Hambúrguer de Quinoa com Gergelim e Aveia

Eu fiz esta receita para aproveitar algumas sobras que tinha na geladeira. Usei os temperos e legumes que tinha disponíveis em casa e ficou uma delicia. Sempre é possível inventar novas receitas de hambúrguer vegetal caseiro aproveitando o que se tem na geladeira. Eu usei farinha de aveia sem glúten. Você pode utilizar qualquer farinha que desejar. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Basta juntar os ingredientes e temperos, acrescentar algum tipo de farinha apenas o suficiente para dar a liga, modelar os hambúrguer e rapidamente você tem uma deliciosa e nutritiva refeição.



Quinoa é um delicioso, nutritivo e versátil grão, que permite o preparo de inúmeras receitas como saladas, risotos, sopas, sucos, pães, bolos, hambúrguer, tortas e muito mais. Um grande aliado da alimentação vegana, não contem glúten, rico em vitaminas, minerais, proteínas e fibras, o que ajuda a aumentar a sensação de saciedade, ajudando com isto a equilibrar a ingesta calórica.


Rende 6 unidades grandes 


INGREDIENTES


  • xícara de quinoa cozida
  • 1/4 xícara de cenoura ralada
  • 1/4 xícara de farinha de aveia
  • 1/2 xícara de cebolinha verde picada
  • 2 dentes de alho grandes esmagados
  • 2 colheres de chá de orégano seco
  • 1 colher de chá de páprica em pó
  • 2 colheres de sopa de semente de gergelim
  • sal e pimenta moída a seu gosto
  • farinha de milho (fubá) para empanar


PREPARO


Comece preparando a quinoa. Eu usei uma sobra de quinoa cozida do dia anterior. O ideal é usar a quinoa fria como eu fiz. Fica bem mais fácil modelar os hambúrgueres. Caso você não tiver quinoa pronta, comece cozinhando e deixe esfriar para começar a receita. Siga as instruções abaixo para cozinhar a quinoa.


PREPARO DA QUINOA

Comece lavando a quinoa e escorrendo a água pelo menos umas duas vezes. Encha um prato fundo com água fervente, adicione a quinoa e deixe repousar por dois minutos. Este processo é muito importante para remover a saponina e outras impurezas que deixam um sabor amargo na quinoa depois de cozida. ( A presença de  saponinas é o que deixa o sabor meio amargo na quinoa).

Escorra a água quente e enxague bem os grãos em água corrente com o auxilio de uma peneira. Deixe escorrendo na peneira por alguns minutos. Em uma panela, coloque as duas xícaras de água para ferver. Quando levantar fervura coloque a quinoa e o sal. Mexa de vez em quando até que comece a levantar fervura novamente. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por mais uns 10 ou 15 minutos. Cuidado para não cozinhar demais, verifique se passados os 10 minutos esta bem cozida, caso não estiver, deixe por mais 5 minutos. 


➥Você vai saber que a quinoa está cozida quando ficar transparente com linhas brancas em volta dos grãos. 

Escorra a quinoa e lave em água corrente para interromper o cozimento. Coloque numa travessa funda, solte os grãos com um garfo. Deixe esfriar para começar a preparar os hambúrgueres.



PREPARO DOS HAMBÚRGUERES  

Unte bem uma assadeira retangular e reserve. Em um prato grande coloque a quinoa, a cenoura ralada, o alho esmagado, o orégano, a páprica em pó e  misture bem. Tempere com sal a seu gosto.

Acrescente a farinha de aveia, a cebolinha verde picada e misture bem ate incorporar os ingredientes.

Se achar necessário coloque mais um pouco de farinha de aveia, apenas o suficiente para poder modelar. Eu não precisei usar além da quantidade indicada na receita.



Acrescente por ultimo as duas colheres de semente de gergelim apenas misturando. Verifique o sal e acrescente a pimenta moída na hora caso for utilizar. Você pode temperar a seu gosto utilizando ervas secas e frescas que tiver disponíveis em casa e fazendo combinações diferentes.


Em um prato grande coloque farinha de milho (fubá) o suficiente para modelar os hambúrgueres. Coloque uma pitadinha de sal e se quiser adicione uma pitadinha de pimenta do reino moída na hora. também pode acrescentar orégano, salsinha desidratada ou outras ervas secas que desejar. Se quiser pode usar qualquer outro tipo de farinha para empanar. 

 Enfarinhe as mãos e forme uma bola com a massa do hambúrguer. Coloque mais farinha se for necessário para não grudar nas mãos.

Achate a bolinha usando as pontas dos dedos e forme o hambúrguer do tamanho que desejar.

Devolva para o prato e coloque farinha dos dois lados para empanar.



Disponha os hambúrgueres modelados  na assadeira previamente untada.


Eu fiz hambúrgueres grandes, e rendeu 6 unidades. Você pode fazer tamanho menor, se desejar.


Leve a assadeira ao forno por 30 minutos virando na metade do tempo. Espere esfriar um pouco para retirar os hambúrgueres da forma para evitar que se quebrem. Ficam deliciosos servidos imediatamente, mas também são ótimos a temperatura ambiente. Sirva com salada acompanhada de uma pastinha deliciosa, e você terá uma refeição completa. Eu servi com salada, arroz e um molho chimichurri. Ficou maravilhoso!



ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

20 comentários

  1. Deve ser muito gostoso vou tentar fazer minha filha disse que e ela que vai fazer para minhas netas parabens pela receita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde minha amiga Vani,

      Que bom que vocês vão experimentar a receita. espero que gostem. Caso fizerem escreve de novo para me contar como ficou.

      Um grande abraço, obrigada pela visita e volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  2. muito bom vou fazer pro meus filhos que são vegetarianos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Kelly,

      Seja bem vinda e muito obrigada pela visita e recadinho.
      Se fizeres a receita volta aqui para me contar como ficou, e se tiver alguma duvida, escreve novamente.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  3. Bom dia Lori,
    Estou fazendo esse hambúrguer..preciso saber se:
    pode congelar..de que forma..e
    se pode ser frito...Pretendo fazer mais vezes.
    Gosto muito das suas receitas são ótimas..!
    Agradecida..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Angela,

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. Tu podes congelar se fizeres em mais quantidades. Para congelar tu prepara a receita, modela os hambúrgueres, coloca em uma assadeira deixando espaço entre eles para não grudar e leva ao freezer para pré congelar em aberto por mais ou menos duas horas até que fiquem bem durinhos. Depois disto tu pode armazenar em embalagens próprias para congelamento, saquinhos ou potes bem fechados. Remova da forma os hambúrgueres congelados com cuidado para não quebrarem e disponha na embalagem que vai utilizar para congelar. Dura mais ou menos 1 mês no freezer.

      Quando quiseres utilizar, retira apenas as porções que vais consumir consumir preparando ainda congelados. Pode fritar em uma frigideira antiaderente com um fiozinho de óleo em fogo médio tendo o cuidado de não deixar queimar por fora e ficar cru por dentro. Vire com uma espátula com cuidado e frite dos dois lados até que fiquem bem douradinhos.
      Se preferir pode assar também conforme eu fiz com estes da receita acima. Coloque os hambúrgueres que vai consumir em uma assadeira untada e regue os mesmos com um fiozinho de óleo na parte superior. Asse por mais ou menos 25 a 30 minutos virando na metade do tempo para que assem por igual dos dois lados.

      Espero ter esclarecido as tuas dúvidas, e que tu tenhas ficado feliz com a receita. Escreve depois me contando como ficou.

      Um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!
      Lori Ellis

      Excluir
  4. Olá! Eu costumo comer quinoa com ervilha, pois assim os dois se complementam, tendo em vista que ambos são proteínas incompletas. Gostaria de saber se há um alimento no hamburguer complementando a quinoa e qual seria.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a),

      Esta receita é muito versátil e podes acrescentar outro ingrediente proteico que achares que vai complementar de acordo com o que desejas. Não sou nutricionista e não tenho esta informação para te dar. Mas acredito que pelo conhecimento que demonstras ter, não vais precisar da minha ajuda para isto. Pode ver na lista dos ingredientes e fazer as substituições que achares necessárias. Se fizeres e quiser voltar aqui para comentar as modificações feitas e o resultado, eu agradeceria muito por dividires o teu conhecimento conosco. Agradeço muito por acompanhares o blog e vir me visitar.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  5. Oi Lori, tudo bem? Sabes me dizer se posso usar quinoa em flocos? Na verdade nao sei direito como usá-la. Se puder me ajudar agradeço imenso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, tudo bem?

      Eu não acredito que não vais conseguir a mesma consistência com a quinoa em flocos apenas. Podes usar. mas vais ter que utilizar outro ingrediente para obter a consistência e o ponto de modelar e manter os hambúrgueres firmes quando grelhar ou assar. Eu gosto de usar a quinoa em flocos para servir com salada, simplesmente polvilha um pouco em cima. Fica ótima com frutas também. Espero ter ajudado, se fizer a receita volta para me contar como ficou. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  6. Eu já fiz duas vezes, e estou viciado, coloquei em um pão de hambúrguer,com cebola caramelizada,ficou incrível. Conheci o Veganana faz duas semanas e seu trabalho está de parabéns, Aprendendo o comer certo e sem maldade com cosias deliciosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Douglas, tudo bem?

      Seja muito bem vindo e obrigada por escrever comentando sobre a receita. Muito bom saber que já fizeste duas vezes e que foi aprovada. Agradeço por acompanhares o blog. Continue aqui que sempre tem novidades. Venha me visitar quando puder, e se fizer alguma outra receita, me conta como ficou.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  7. Ola Lori
    esta e a primeira vez que entro no blog,estou iniciando ser vegetariana por enquanto
    e estou buscando receitas interessantes,achei otima esta pois gosto muito de quinoa e vou fazer com certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nora, tudo bem?

      Seja bem vinda querida, e muito obrigada por escrever este recadinho tão simpático. Que bom que chegaste aqui, espero que gostes das receitas. Eu também adoro quinoa, e esta receita é uma delícia. Se fizer, me conta como ficou. Boa sorte no teu caminho vegetariano, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Venha mais vezes!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  8. Adorei a receita e ficou ótimo! Segui a dica de como congelar também. A única coisa que não deu certo e que venho trazer já a solução é que no meu caso deixei cozinhar demais a quinoa e não conseguia o ponto aquela "liga" para formar o hamburguer, fica quebrando, então fiz dois ovos de linhaça (2 Cs farinha de linhaça + 4 Cs de água) e ficou na medida para essa receita! obrigada pela dica e se alguém errar como eu aproveite para consertar porque vale a pena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada por escrever comentando sobre a receita. Fico feliz que gostaste e que conseguiu resolver o problema da consistência de maneira super prática. Obrigada por compartilhar, com certeza vai ajudar a muita gente que pode ter o mesmo problema que tu tiveste. A solução que encontraste foi ótima, adorei! Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, volte mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir
  9. Olá! Posso trocar a farinha de milho por outra farinha? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. Pode sim, eu já fiz com outras farinhas e ficou muito delicioso, até melhor do que a farinha de milho. use a farinha que quiseres, com ou sem glúten. O importante é passar os hambúrgueres em algum tipo de farinha para que fiquem crocantes quando assar. Se fizer me conta como ficou, espero que gostes. Um grande abraço e obrigada pela visita!

      Lori Ellis

      Excluir
  10. Vou tentar fazer.Estou mudando meus hábitos alimentares, deixando de comer carne.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Fico feliz em saber que estás mudando os teus hábitos alimentares, obrigada por deixar de comer carne. Se fizer a receita me conta como ficou, espero que goste! Estou torcendo pelo teu sucesso nesta nova jornada da tua vida. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis