Pão Semi Integral com Cenoura

Não tem coisa mais gostosa do que o cheirinho de pão assando em casa. É uma sensação maravilhosa, e ainda mais quando tiramos do forno uma delicia como esta para saborear com a família. Fiz este pão com cenoura ralada bem fininha, o que deu um colorido especial na massa e enriqueceu o sabor. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Eu fiz este pão na mão, mas também pode ser feito na maquina para quem preferir, bastando seguir as instruções da sua maquina e usar as quantidades de ingredientes indicadas na receita. Muito fácil de fazer, e você pode fazer a versão semi-integral na proporção que desejar desde que mantenha as quantidades de farinha indicadas na receita.
Grau de dificuldade: Media
Rendimento: 1 pão grande
Preparação: 1h 30min




INGREDIENTES

  • xícaras de farinha de trigo
  • 1 1/2 xícaras de farinha integral
  • 1 1/2 xícara de água morna
  • 1 colher de sobremesa de açúcar cristal
  • 1 colher de sobremesa de sal
  • 1/2 xícara de cenoura ralada fina
  • 4 colheres de sopa de óleo vegetal
  • 1 colher de sopa de fermento biológico granulado


PREPARO

Comece preparando o fermento. Em uma vasilha de vidro ou de louça coloque a água morna, o açúcar e despeje o fermento. Tampe e deixe levedar. Eu usei o fermento biológico granulado para pão. Você pode usar o fermento em tabletinhos se preferir. Basta usar um tablete para esta receita e seguir as instruções de preparo.
Em uma bacia grande coloque as farinhas, o sal e  a cenoura ralada. Misture bem com os ingredientes e a seguir despeje a mistura do fermento levedado alternando com o óleo. Em uma superfície enfarinhada sove bem a massa ate que fique lisa e bem leve. Se você sentir que é necessário adicione mais farinha ou água para acertar o ponto da massa. Forme uma bola com a massa sovada e devolva para a bacia cubra com plástico e deixe em lugar protegido para crescer por pelo menos 30 minutos ou ate dobrar de volume.


Quando a massa dobrar de volume retire da bacia e coloque na superfície enfarinhada para modelar o pão. Modele como você desejar de acordo com a forma que vai utilizar para assar.  



Eu assei o meu pão em uma assadeira retangular, não usei forma especial para pão, e por isto fiz este formato. Unte a forma que vai assar o pão e enfarinhe levemente. 



Coloque o pão modelado na forma e se desejar faça cortes longitudinais com o auxilio de uma faca afiada ou caso você tiver, uma lâmina especial para cortar massas.
Polvilhe um pouco de farinha sobre o pão, cubra a forma com um guardanapo e mantenha em local protegido para crescer novamente por mais 30 minutos.

Ligue o forno para pré-aquecer em temperatura de 200C ou 400F enquanto o pão cresce novamente.






Quando o pão tiver dobrado de volume coloque a forma no forno pré-aquecido e deixe assar por mais ou menos 40 minutos.












Depois de assado retire do forno e deixe esfriar antes de fatiar. Está pronto o delicioso pão para ser saboreado como você preferir. Eu adoro comer pão quentinho com uma "manteiguinha" que faço com óleo de coco (sem sabor), sal do himalaia e pimenta caiena. Delicia!



ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA.

6 comentários

  1. Fiz esse pão sem a cenoura e ficou delicioso. O melhor pão caseiro que já comi! Porém da segunda vez que fiz coloquei o açúcar na farinha e não no fermento e não levedou. A massa ficou meio mole também. Seria legal se você colocasse uma foto do ponto da massa antes de fazer o formato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Muito obrigada por escrever comentando sobre a tua experiência com a receita. Fico feliz que tenhas gostado, pelo menos da primeira vez. Aqui em casa gostamos muito deste pão mas eu faço com mais frequência na máquina, por ser mais rápido. Na primeira foto da massa depois de modelada podes ver bem que a massa não é mole, é firme o suficiente para modelar depois de sovada. Se a tua massa ficou mole tem alguma coisa que deu errada, porque a consistência é firme como podes ver nas fotos da massa crua. Infelizmente eu não tenho foto da massa antes de dar o formato, mas posso te dizer que ela ficou bem maleável e firme, fácil de manusear e modelar.
      Que pena que não ficou legal da segunda vez que fizeste. Eu sempre coloco o açúcar no fermento neste tipo de pão porque o açúcar ajuda a levedar. Talvez isto tenha alterado um pouco a tua receita e o fermento não levedou o suficiente. Não desiste amiga, tenta fazer de novo e eu tenho certeza que vai ficar bom. Da próxima vez coloque o açúcar no fermento como fizeste da primeira vez, e se a massa estiver mole acrescente mais farinha até conseguir o ponto ideal.
      Espero ter ajudado, se precisar de mais alguma ajuda, escreve novamente.

      Obrigada pela visita, volte sempre!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Oi. Estou fazendo a sua receita. Gostei das fotos. Tomara que dê certo. Uma dúvida, para levedar leva quanto tempo? Se der certo depois conto.

    ResponderExcluir
  3. Olá Lilian, tudo bem?

    Que bom que gostaste da receita e estás fazendo. Espero que tenha ficado lindo e tão gostoso quanto ficou o que eu fiz. O tempo de pausa para levedar é em duas etapas. Na primeira fase fica mais ou menos 30 minutos ou até que a massa dobre de volume. Depois que tu modelar o pão tem que deixar mais 30 minutos crescendo ou até que dobre de volume para então poder assar. O tempo médio para levedar é em torno de 1 hora. Isto pode variar de acordo com a temperatura ambiente. Espero que teu pão tenha ficado legal, quando puderes escreve me contando.

    Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar!
    Lori Ellis

    ResponderExcluir
  4. No lugar de farinha de trigo branca posso usar farinha de arroz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathaly, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pela participação. Eu nunca fiz este tipo de pão na versão sem glúten e com farinha de arroz. Não saberia te dizer se vai ficar bom apenas substituindo a farinha branca pela de arroz. Eu acredito que não, e acho que terias que usar goma xantana e quem sabe misturar dois tipos de farinha sem glúten. Infelizmente eu não tenho muita experiência com pães sem glúten para te ajudar. Se o problema for o glúten eu te sugiro buscar receitas em sites que sejam especializados em receitas veganas e sem glúten. Quem sabe tu encontras uma receita boa que possas experimentar.
      Fui pesquisar e encontrei esta receita que me parece muito boa. Tu podes acrescentar a cenoura como na minha receita e pronto, vais ter o pão com cenoura e sem glúten.

      http://www.samemamaenacozinha.com/#!P%C3%A3o-de-forma-vegano-e-sem-gl%C3%BAten/cy97/560c15e90cf2f0ed7a295d19

      Espero ter ajudado, se fizer a receita volta aqui para nos contar como ficou. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis