Pudim de Banana com Crocante de Nozes

Esta é mais uma versão do delicioso pudim integral de bananas que faz tanto sucesso aqui em casa. Uma sobremesa muito fácil e rápida de preparar. Desta vez eu coloquei nozes e fiz uma cobertura crocante que deu um toque muito especial a receita. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 


Se quiser pode colocar pedacinhos de nozes junto com as bananas para dar um toque especial no pudim. Vale tudo, invente a sua maneira de preparar esta deliciosa e simples sobremesa.


Você pode fazer esta mesma receita sem glúten caso preferir. Eu usei somente farinha integral orgânica e açúcar mascavo. Mas qualquer farinha sem glúten de sabor neutro pode ser utilizada nesta receita também.


Esta é uma receita que você faz rapidinho e com certeza agrada muito pelo lindo visual e pelo sabor. É possível variar a mesma receita utilizando outras frutas junto com a banana ou frutas secas a seu gosto.

Serve 6 pessoas


INGREDIENTES

  • 8 bananas grandes bem maduras
  • xícara de chá de farinha de trigo integral
  • 1 xícara de chá de açúcar mascavo
  • 1 colher de sopa de canela em pó
  • 1 colher de sobremesa de essência de baunilha
  • suco de 1/2 limão
  • 1/4 xícara de aveia em flocos
  • 200 ml de água filtrada


PREPARO


Comece preparando a aveia. Coloque a água filtrada no liquidificador e acrescente a aveia que pode ser em flocos ou como você preferir. Adicione a baunilha e bata bem até conseguir um leite cremoso. Reserve. Esmague as bananas grosseiramente com o garfo e coloque em um prato fundo. A medida que for esmagando, esprema o limão em cima para não escurecer.

Misture a farinha, o açúcar e a canela em um prato fundo e reserve. Em uma forma sem untar dor formato que você preferir, coloque a terça parte da mistura da farinha, e depois uma camada bem generosa das bananas amassadas. Cubra as bananas com a mistura da farinha e açúcar e coloque o restante das bananas na camada seguinte. Cubra novamente as bananas com o restante da mistura de farinha e açúcar e então despeje o leite de aveia que você bateu no liquidificador sobre a forma cobrindo tudo. Com o auxilio de uma espátula abra levemente as laterais do pudim para que o leite penetre pelos cantos da forma e hidrate bem a massa. Quando colocar as camadas tome o cuidado de não encher muito a forma porque esta receita cria muita água e pode transbordar no forno. Sempre use uma forma funda e deixe sobrar espaço para não ter problema.



PARA A COBERTURA DE NOZES


  • 1/2 xícara de nozes trituradas
  • 1 colher de sobremesa de canela em pó
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo

PREPARO  

Misture a canela o açúcar e as nozes trituradas. Cubra o pudim com esta mistura espalhando delicadamente com o auxilio de uma colher ou espátula.   Leve ao forno pré-aquecido a temperatura de 180C por 20 a 30 minutos ou até dourar.


Espere esfriar para desenformar. Sirva gelado acompanhado de frutas frescas ou como você preferir. Também fica muito gostoso servir quente com uma bola de sorvete vegano em cima.


A massa do pudim fica deliciosa e com um sabor muito delicado. Vale a pena experimentar.  Esta receita é uma das preferidas aqui em casa.


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CREDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

22 comentários

  1. Pode trocar o açucar por adoçante? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana,

      Seja bem vinda e muito obrigada por participar do blog.
      Tu podes substituir o açúcar nesta receita usando frutas secas picadas acrescentadas à massa do pudim. Também é possível demolhar as frutas secas e liquidificar fazendo uma espécie de pastinha e utilizar. As melhores opções seriam tâmaras e passas de uva.
      Não é necessário se preocupar muito porque as bananas são bem docinhas, quanto mais maduras estiverem, mais doces serão. E somente as bananas já deixam o pudim bem docinho. Se acrescentares as frutas secas, vai ficar muito saudável e gostoso. Doce na medida certa.

      Quanto ao uso de adoçantes, eu não tenho muita experiência para dividir contigo porque não costumo utilizar adoçantes culinários nas receitas. O único que eu uso eventualmente é o pó de stévia no chá ou café. Sei que existem algumas marcas de adoçantes artificiais especiais para uso culinário, mas não saberia te dar muito mais informações sobre eles.

      Outra alternativa seria utilizar o açúcar de palma ou de coco. Ambos tem um índice glicêmico mais baixo, e portanto são opções mais saudáveis também.

      Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida, escreve novamente.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Minha unica duvida é qual banana foi usad:, prata, nanica,.. quero muito fazer. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga,

      Qualquer banana pode ser usada para esta receita. Eu moro nos Eua, aqui não tem muita variedade de bananas. Eu usei umas bananas bem grandes porque e a mais comum aqui.
      Eu acho que as bananas que usei são equivalentes as bananas caturra do Brasil. O importante e que as bananas estejam bem maduras e o pudim vai ficar muito gostoso.

      Caso fizeres volta aqui para me contar como ficou. Esta receita e muito simples e deliciosa, espero que gostes!

      Um grande abraço e muito obrigada por estar aqui curtindo Veganana!

      Lori Ellis

      Excluir
  3. olá :)
    Adorei a receita e sou super fã do seu blog.
    posso substituir o açúcar por outro adoçante mais saudável?
    bj
    sara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara,

      Seja bem vinda amiga! obrigada pelas tuas palavras tão carinhosas.
      Tu podes substituir o açúcar nesta receita usando frutas secas picadas acrescentadas à massa do pudim. Também é possível demolhar as frutas secas e liquidificar fazendo uma espécie de pastinha e utilizar. As melhores opções seriam tâmaras e passas de uva.
      Não é necessário se preocupar muito porque as bananas são bem docinhas, quanto mais maduras estiverem, mais doces. E somente as bananas já deixam o pudim bem docinho. Se acrescentares as frutas secas, vai ficar muito saudável e gostoso. Doce na medida certa.
      Quanto ao uso de adoçantes, eu não tenho muita experiência para dividir contigo porque não costumo utilizar adoçantes culinários nas receitas. O único que eu uso eventualmente é o pó de stévia no chá ou café. Sei que existem algumas marcas de adoçantes artificiais especiais para uso culinário, mas não saberia te dar muito mais informações sobre eles.

      Outra alternativa seria utilizar o açúcar de palma ou de coco. Ambos tem um índice glicêmico menor, e portanto são opções mais saudáveis também.

      Espero ter ajudado de alguma forma, caso fizeres esta receita, me conta como ficou, especialmente se fizeres com algum destes substitutos do açúcar.

      Volte sempre para me visitar!

      Beijos
      Lori Ellis

      Excluir
    2. Meu Deus acham adoçante mais saudável que o açúcar mascavo por favor.������

      Excluir
    3. Oi Tatiane, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pelo comentário. Concordo contigo, eu não acho que nenhum adoçante seja saudável, pelo simples fato de ser artificial. Açúcar mascavo e açúcar de coco ainda são alternativas mais saudáveis, e no caso desta receita, as frutas secas e a banana bem madura deixam o pudim deliciosamente doce, e muito mais saudável.
      Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog!
      Lori Ellis

      Excluir
  4. Hi Lori!
    Sou vegetariana desde que nasci, mas não entendo nada de cozinha (rs), e tenho uma pergunta bem boba: se eu usar o açúcar comum em vez do mascavo: uso a mesma quantidade? Já provei esse açúcar e sei que a quantidade necessária para adoçar é maior (embora sobremesa muito doce seja bem enjoativa).

    obs.: tenho certeza que as nozes são a 'cereja' do bolo, mas são tão caras aqui! e ai, é muito caro também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola NeAyase,

      Seja bem vinda amiga! Puxa, que legal ser vegetariana pela vida toda. Isto é maravilhoso mesmo. Imagine, não existem perguntas bobas, e eu fico feliz em poder te ajudar a esclarecer as duvidas sobre a receita.
      Pode usar a mesma quantidade de açúcar comum para esta receita, mas de preferencia não utiliza açúcar refinado. Pode usar o demerara ou cristal, aquele mais escuro.
      Eu também não gosto de sobremesa muito doce, por isto sempre uso menos quantidade de açúcar nas minhas receitas.
      As nozes são opcionais, eu já fiz a mesma receita cobrindo com aveia em flocos grandes misturada com um pouquinho de canela e açucar. Fica uma delicia.
      Nozes também são caras aqui onde eu moro, acho que é caro em toda parte, rsrsrs

      Espero ter ajudado, se tiveres mais alguma duvida, estou a disposição.

      abraços, volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  5. Oi Lori! Tudo bem?

    Menina, acabei de fazer esse pudim... e ficou delicioso!!

    Infelizmente, só tinha açúcar e farinha comum em casa, então, foi o que usei. rs
    Como aqui estão todos diminuindo o consumo de doces, coloquei apenas 1/2 xícara de açúcar.
    O restante, fiz como na receita.

    O leite da aveia não ficou cremoso, mas deu para regar bem a massa.
    As nozes picadas deram o toque final...
    Usei uma forma redonda, dessas que você pode tirar o fundo (não sei o nome, não entendo de cozinha rs) e deu para desenformar bem, sem desmanchar, pois o pudim não ficou tão úmido.
    Pelas suas imagens, parece que o seu ficou mais molhado.
    Deixei por 25 minutos em 200 ºC.

    Servi com uma bola de sorvete de creme e pedaços de morango mais azedinhos.

    Ficou delicioso =)
    Tirei uma foto para mostrar como ficou, é possível anexá-la aqui?



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, tudo bem?

      Puxa que legal, fizeste a receita. Muito obrigada por voltar e me falar da tua experiência. O bom de tudo é ter imaginação para improvisar. Fiquei feliz que fizeste e que ficou gostoso.
      Sim, o meu ficou mais molhado mesmo, ficou com uma consistência de pudim, bem como mostram as fotos. Mas o importante é que mesmo tendo ficado um pouco mais seco o teu ficou bom e foi aprovado!

      Imagino a delicia que deve ter ficado, ainda mais com uma bola de sorvete e decorado com morangos frescos. Tudo de bom!

      Aqui não tem como colocar foto, mas por favor mande na página do Facebook ou então me mande por email nanablue819@gmail.com

      Vou adorar ver a tua foto! Se me autorizares eu posso publicar.

      um grande abraço, volte sempre por aqui!

      Lori Ellis

      Excluir
  6. Oi Lori!! Adoro teu blog Veganana. Já fiz algumas receitas tuas ,mas esse pudim de banana já fiz várias vezes e meus filhos amam. Somos vegetarianos e uso alimento integral. Ví agora a mesma receita ,porém com nozes e me deu água na boca...hoje ainda comemos o pudim de banana com aveia.não sobrou nada!!!! bjs e obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga,

      Muito obrigada por acompanhar o blog. Fico muito feliz que gostas das receitas e já experimentaste algumas. Que maravilha saber que teus filhos gostaram do pudim, e melhor ainda saber que vocês são vegetarianos e consomem alimentos saudáveis.
      Este pudim é uma variação do de banana e aveia. Os dois são muito bons, e realmente as nozes dão um toque super especial a receita.

      Adorei a tua visita, volte mais vezes para bater papo comigo! Um grande abraço!
      Lori Ellis

      Excluir
  7. Tô fazendo agora. não vou pôr cobertura de nozes pois não tenho aqui em casa. Estou pensando em pôr aquela cobertura de chocolate igual à que a gente põe no bolo de cenoura. Tomara que dê certo! Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Analli,

      Ah que legal, fico feliz que estás fazendo a receita, ou melhor, a estas alturas já fizeste. Espero que tenhas gostado. Nossa, que ideia genial colocar a cobertura de chocolate. Claro que vai ficar bom, e eu acho que o contraste vai resultar em um lindo visual. Fiquei curiosa, volte para me contar como ficou. Espero que tenhas gostado.
      Muito obrigada poe acompanhar o blog, um grande abraço e volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  8. Olá Lori! Quero muito fazer esta receita maravilhosa! Quanto usar se for de açúcar de Coco? E qual substituti para a farinha de trigo integral? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, tudo bem?

      Que bom que gostaste da receita e vai fazer. Pode usar a mesma quantidade de açúcar de coco, que com certeza é muito mais saudável. Quanto a farinha, pode usar a que preferir. Se quiser fazer a versão sem glúten pode usar farinha de arroz ou outra, e também pode usar farinha de aveia que fica super nutritiva e deliciosa. Espero ter esclarecido as tuas dúvidas. Se fizer a receita me conta como ficou. Espero que gostes! Obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, volte sempre!

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir
  9. Oi Lori,
    Gostaria de saber qual quantidade de tâmaras ou uva passa que devo utilizar no lugar do açúcar? E posso substituir o açúcar do crocante por tâmaras também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, tudo bem?

      Se quiser substituir o açúcar pelas tâmaras com certeza vai ficar maravilhoso, além de mais saudável. Pode usar 1 xícara de caramelo de tâmaras. Veja a receita aqui neste link.
      http://blog.veganana.com.br/2015/08/caramelo-de-tamaras.html

      Para fazer o caramelo é bem simples, basta deixar as tâmaras de molho em água até que fiquem bem hidratadas e depois bater no liquidificador até conseguir uma pasta cremosa. Se fizer com 1 xícara de tâmaras vais ter quase 2 xícaras de caramelo porque as tâmaras incham e aumentam muito de volume, e para liquidificar vais acrescentar um pouco de água. Se fizer e sobrar pode guardar na geladeira. Veja este link acima onde eu tenho a receita com todas as dicas de preparo e utilização.
      Quanto ao açúcar do crocante, pode sim. Vai dar um pouquinho mais de trabalho mas vale a pena porque eu acho que vai ficar muito bom. Processa uma quantidade de tâmaras tipo 1/2 xícara (sem caroço) e quando as tâmaras estiverem mais ou menos picadas acrescenta as nozes e processa mais um pouco. Não processe muito para não virar uma pasta. O ideal é que fique tipo uma farofa grossa. As tâmaras para o crocante não devem ser demolhadas. Use ao natural. Espero ter esclarecido as tuas dúvidas, se precisar de mais alguma coisa, escreve novamente. Quando fizeres a receita volta para me contar como ficou. Espero que fique maravilhosa e que tu fique bem feliz!

      Um grande abraço
      Lori Ellis

      Excluir
  10. Oi Lori!
    Fiz essa receita a primeira vez! Vou passar minhas impressões....
    Usei a farinha comum (não tinha a integral) e não usei baunilha. No mais, tudo igual!
    Achei o bolo bem doce, talvez minhas bananas estivesse muito maduras... Vou ficar mais atenta na próxima vez!
    Acho que meu bolo assou muito também, estava ainda muito molhado e acabou ficando uns 50 minutos no fogo baixo. Assim, o meu ficou com aspecto mais caramelado que na sua foto!
    Achei uma delícia! Na próxima vou diminuir o açúcar, para ficar mais do meu gosto!
    Obrigada!
    Bjos, Cintia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cíntia, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada por escrever comentando sobre a receita. Fico muito feliz em saber que gostaste do resultado. Da próxima vez que fizeres coloca menos açúcar, especialmente se as bananas forem muito maduras. O tempo do forno pode variar dependendo de cada forno, e sempre é importante ficar atento para conseguir um bom resultado. Imagino que deve ter ficado muito gostoso pelo que descreveste. Muito obrigada por acompanhar o blog, adorei a tua visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis