Creme de Grão de Bico com Alho Poró e Tomate

Enquanto faz calor no Brasil, aqui no hemisfério norte estamos em época de muito frio. Agora é a nossa hora de comer sopinhas quentes e deliciosas como esta. Grão de bico é tudo de bom, uma das minhas sopas preferidas. Além de ser delicioso é super nutritivo sendo uma excelente fonte de proteínas e fibras, vitaminas e minerais. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Serve 3 pessoas

INGREDIENTES 

  • 250g de grão de bico
  • 1 batata grande cortada
  • 1 tomate grande bem maduro
  • 1 cebola grande picada
  • 1/4 xícara de alho poró  picado
  • 1/4 xícara de cebolinha picada
  • 1 colher de sopa de páprica defumada (opcional) 
  • 2 colheres de óleo vegetal
  • sal e pimenta a seu gosto
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva (opcional)



PREPARO


Comece preparando o grão de bico. Se você não tiver sobras de grão de bico cozido, programe a sua sopa com um dia de antecedência porque terá que deixar o grão de bico de molho. Evite usar enlatados ou grão de bico pré cozido em caixinhas. O ideal sempre que possível é preparar os alimentos em casa.

Lave bem o grão de bico em água corrente. Coloque em uma tigela grande e deixe de molho por 12 horas. Passado este tempo escorra a água do molho, coloque em uma panela grande e cubra com água colocando o dobro da quantidade de grãos. Tampe a panela e leve ao fogo para cozinhar. Enquanto o grão de bico cozinha prepare o restante da receita.

Descasque e corte a batata em pequenos cubinhos e coloque para cozinhar junto com o grão de bico. Pique a cebola, o alho poró e o tomate. Em uma frigideira grande coloque duas colheres de óleo, aqueça bem e frite a cebola e o alho poro. Tempere com um pouco de sal, deixe refogar até que os temperos fiquem dourados tendo o cuidado de não queimar. Adicione o tomate picado e deixe apurar por mais um minuto. Desligue o fogo e reserve.


Quando o grão de bico levantar fervura adicione este refogado misturando bem. Adicione sal e pimenta do reino moída a seu gosto. Tampe a panela e deixe ferver novamente até que o grão de bico esteja macio. Este tempo de cozimento do grão de bico vai deixar a sopa bem grossinha e cremosa. Adicione a páprica, se for utilizar. 
Você pode colocar a sopa no liquidificador para fazer o creme, ou se você tiver um mixer, processe na panela mesmo. Bata até ficar bem cremoso. Se fizer no liquidificador, devolva para a panela depois de pronto. Controle a consistência do creme como você desejar. Eu triturei tudo e fiz um creme bem lisinho. Também fica muito bom se você deixar pedacinhos triturando menos.



Na mesma frigideira que você refogou os temperos, coloque a cebolinha verde com um fiozinho de óleo, tempere com uma pitadinha de sal e deixe fritar rapidamente. Sirva este refogadinho junto com a sopa na hora de servir. Se quiser pode colocar um fiozinho de azeite de oliva no prato. Tudo combina e fica bom com grão de bico, use temperos, ervas frescas e secas que você mais gosta. Decore como preferir e sirva bem quente com torradinhas. Fica maravilhoso, especialmente para o nosso friozinho de agora.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

2 comentários

  1. Amei, Lori!!!
    Agora tá nos meus favoritos.
    Sou grata por tanta generosidade.
    Bjs e ficunDeus

    Júnia Izabel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Júnia, tudo bem?

      Seja muito bem vinda, adorei o teu recadinho e agradeço muito pelas tuas palavras tão carinhosas. Bom tê-la aqui, obrigada por acompanhar o blog. Fico feliz que tenhas gostado da receita! Um grande abraço, adorei a tua visita, volte mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis