Overnight Oats com Chia

"Overnight Oats", são flocos de aveia deixados de molho durante a noite na geladeira para comer no café da manhã. A aveia é o ingrediente básico para esta receita, mas não é o único, pois pode-se acrescentar frutas secas, frescas, sementes, oleaginosas e muito mais. Esta receita é uma apenas inspiração, e a partir do modo de preparo você pode fazer as suas receitas como preferir usando o que tiver em casa. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

A inspiração para esta receita veio depois que eu vi um post no blog Barbarelismus da minha querida amiga Bárbara Mäkel. Fiquei com água na boca e resolvi experimentar, achei o máximo a ideia de deixar a aveia de molho durante a noite e comer pela manhã, especialmente no verão. Tenho feito com bastante frequência e modificado os ingredientes, sempre colocando uma colher de sopa de chia junto com a aveia. O restante dos ingredientes eu procuro variarFica tão gostoso que parece uma sobremesa. Perfeito para servir no café da manhã, para um lanchinho light a noite substituindo o jantar, e também para levar para o trabalho, coisa que eu sempre faço. 



A receita básica é muito simples, e o melhor de tudo são as possibilidades de variação de ingredientes conforme o que temos disponível em casa. Eu adoro colocar frutas frescas na hora de servir. Geralmente faço no vidro que deixo tampado na geladeira e na hora de servir coloco o que tem em casa de frutas frescas combinando os sabores. Não coloco açúcar, sempre adoço com as frutas secas que de molho durante a noite deixam a aveia bem docinha. Veja a receita básica, inspire-se e descubra a sua favorita.


Serve uma pessoa


INGREDIENTES

  • 3 colheres de sopa de aveia em flocos grossos
  • 1/4 xícara de leite vegetal de sua preferencia
  • 1 colher de sopa de semente de chia
  • 1 colher de sopa de goji berries
  • morangos frescos
  • raspas de laranja (opcional)
  • nozes (opcional)


PREPARO

Use um vidro hermético que tenha tampa. Passe uma água fervendo no vidro antes de utilizar e deixe esfriar. Coloque a aveia, a semente de chia, o goji berry e a raspa de laranja se for utilizar.




Você pode usar passas de uva, tâmaras ou damascos picados e se quiser pode fazer um creme com as tâmaras para adoçar. Deixe as tâmaras de molho durante a noite com água filtrada em recipiente de vidro e no outro dia processe até obter uma pasta. Fica maravilhoso para esta receita. 

Coloque o leite vegetal. Use o suficiente para cobrir os ingredientes secos colocando um pouco mais porque estes ingredientes vão inchar quando hidratados. Você pode colocar coco ralado fininho e simplesmente acrescentar água, de preferencia filtrada, se quiser fazer de uma maneira mais pratica e rápida, caso não tiver leite vegetal pronto. O coco e a aveia junto com a água formam um leite depois deste tempo de molho. Eu já fiz assim e ficou muito bom. 





Use um vidro de tamanho proporcional à quantidade de aveia que você vai preparar. Deixe espaço suficiente para que os ingredientes se acomodem quando hidratados.






A semente de chia aumenta ate 10 x de tamanho quando hidratada, e a aveia dobra de volume. Este vidro que eu usei é de tamanho médio, depois de hidratado quase encheu. Esta quantidade é mais que suficiente para uma refeição considerando que se acrescentam as frutas frescas.





Tampe o vidro e coloque na geladeira para consumir no dia seguinte. O tempo de refrigeração pode ser de 6 a 8 horas para que o resultado seja perfeito.






No outro dia você vai ter um creme gostoso que pode ser comido direto no vidro. Acrescente frutas picadas como banana, morangos, kiwi, mamão, melão, mirtilos, maçãs, manga e muito mais. Combine as frutas caso você desejar usar mais de um tipo. Você pode acrescentar canela em pó se desejar. Fica muito gostoso colocar melado também. Eu já coloquei uma colher de açúcar de coco e já usei açúcar mascavo também. Ficou delicioso.






Também fica muito bom colocar sementes como girassol, gergelim, abóbora, linhaça... Se você quiser pode acrescentar oleaginosas como nozes, amêndoas ou castanhas. Coloque apenas na hora de servir. Coma com uma colher direto do vidro. Espero que vocês gostem desta sugestão. Hoje eu fiz uma com maçãs picadas e um toque de canela. Ficou ótima! 
  

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

16 comentários

  1. Respostas
    1. Olá amigo (a),

      Obrigada pela visita e comentário. Escreva me contando se gostaste da receita.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  2. olá! Dá água na boca só olhar as fotos!!! Obg por compartilhar sua receita!! Uma dúvida: O goji berrie é essencial nessa receita ou posso trocar pelo damasco e a uva passa p dar uma adoçada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Marina,

      Seja muito bem vinda e obrigada pelo comentário. Que bom que tu gostou da receita. O goji berrie é opcional e pode ser substituído por qualquer outra fruta seca que tiveres em casa. O bom desta receita é que tu pode modificar os ingredientes sempre e inventar novas versões.
      O importante é utilizar uma fruta seca que adoce um pouquinho e acrescente valor nutricional à receita. Use a imaginação e invente em cima da ideia básica.

      Um grande abraço, obrigada pela visita e volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Fiz ontem à noite sem botar muita fé mas deu super certo!
    Usei leite de coco recém-feito e aproveitei pra colocar um pouco da borra do coco que sobrou. De manhã amassei uma banana misturei com o creme, ficou uma delícia.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana,

      Que legal, deve ter ficado uma delícia com leite de coco. Ótima a combinação de ingredientes que fizeste. Me inspirou, acho que vou fazer o próximo com leite de coco e banana também.
      Que bom que gostaste da receita, obrigada por escrever.

      Um grande abraço, volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Excelente! Eu não sou vegano, porém, estou abrindo meu "leque alimentar" com algumas receitas veganas. Tenho vários amigos vegetarianos e veganos, e vejo sempre ótimas receitas (e saborosas!) sendo elaboradas. Vou experimentar essa, com certeza! Parabéns pelo blog! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Rodrigo,

      Seja bem vindo, e obrigada pelo comentário. Que legal que curtes as receitas veganas, e o blog. A culinária vegana é maravilhosa e cheia de possibilidades deliciosas que a gente vai descobrindo e se encantando a cada receita que conseguimos fazer. Quando nos tornamos veganos, cozinhar passa a ser algo muito especial. Esta receita é super fácil e deliciosa, espero que gostes. Depois que fizer volta aqui para me contar como ficou.
      Obrigada pela visita, volte sempre!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  5. Achei o máximo! Deu água na boca mesmo, eu poderia fazer essa receita pra semana? Ou não pode ficar muito tempo na geladeira? (Michelly)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelly, tudo bem?

      Seja bem vinda querida e muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Vale super a pena fazer esta receita, e o melhor de tudo é que tu pode variar os sabores e fazer verdadeiras delícias. Eu nunca fiz para uma semana, mas acredito que não deve ficar bom, acho arriscado deixar tanto tempo os ingredientes hidratados e combinados entre si. Tenho receio que fermentem e possam causar problemas. Eu não deixaria mais de 2 ou 3 dias no máximo É tão simples fazer que em poucos minutos tu consegue preparar.
      Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida escreve novamente. Se fizer me conta como ficou, vou adorar saber se gostaste.
      Um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  6. Oi, Lori!
    Eu amo seu blog. Não tenho uma, mas várias receitas preferidas! Hoje meu lanche da tarde será essa receita, que adoro.
    Seu blog foi o primeiro que conheci, através do Cantinho Vegetariano, e foi ele que me fez ver que a comida vegana pode ser sim deliciosa. E foi assim que me tornei vegetariana e, agora, vegana. Então fica aqui meu muito obrigada. A minha vida é muito melhor agora :)
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana,

      Seja muito bem vinda e obrigada por escrever este recadinho tão fofo falando da tua transição ao veganismo. Fico muito feliz e emocionada em ter de alguma forma colaborado para que te tornasses vegana. Não imagina a minha alegria ao ler o teu recadinho! Obrigada por acompanhar o blog, obrigada por dividir comigo a tua experiência e principalmente obrigada por teres te tornado vegana! Tenho certeza que a tua vida é muito melhor agora em todos os sentidos, e fico muito feliz por ti!
      Um grande abraço, venha sempre me visitar e me conte como está a tua vida vegana, vou adorar saber, estou torcendo pela tua felicidade!

      Lori Ellis

      Excluir
  7. Olá,como seria melhor usar a chia? Posso colocar junto com os ingredientes para inchar ou colocar na hora de consumir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana, tudo bem?

      Seja muito bem vinda! A chia deve ser consumida sempre hidratada, e incha muito aumentando o volume depois de hidratada. Eu gosto de colocar a chia antes, na noite anterior, porque no dia seguinte forma uma espécie de creme, um pudim, misturado com a aveia e o leite vegetal. Não coloque na hora de consumir, pois vais ter que esperar pelo menos uns 15 minutos até que a chia hidrate em condições de ser consumida. Se fizer a receita, me conta como ficou. Espero que gostes!

      Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog! Venha sempre me visitar!
      Lori Ellis

      Excluir
  8. Olá, posso acrescentar linhaça no meu overnight, como seria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana, tudo bem?

      Tu podes acrescentar a linhaça tanto em sementes inteiras como moída quando fores preparar o teu overnight. Basta acrescentar uma colher de sopa junto com os outros ingredientes e deixar durante a noite. A linhaça vai formar um delicioso e nutritivo gel, e vai enriquecer muito o teu overnight.
      Um grande abraço amiga, me conta como ficou se fizeres.

      Adorei a tua visita, volte sempre!
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis