Batata Assada com Abóbora

Se tem coisa que eu adoro é batata assada, e acho uma delicia combinar a batata com legumes, ervas, temperos e inventar pratos diferentes. Esta é uma sugestão simples, fácil e muito rápida de preparar podendo-se criar receitas especiais combinando legumes, ervas e temperos diferentes. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis / Veganana




Com poucos ingredientes e tempero na medida certa, o resultado é um prato lindo e muito delicioso.  Eu aproveitei uma sobra de abóbora e assei junto com as batatas acrescentando cebola, alho poró e cebolinha verde e servi acompanhado de salada de verduras bem colorida. Fica a inspiração para você fazer uma limpa na geladeira, aproveitar pequenas quantidades de legumes e preparar um belo prato como este dando o seu toque pessoal. Tudo fica bom com batatas, use temperos, ervas aromáticas secas ou frescas, vale tudo, desde que você goste. 


Você pode inventar mil variações de receitas de batata assada acrescentando outros legumes como pimentões, cogumelos, cenoura, cebola, vagens, brócolis, berinjelas, abóbora, abobrinha verde, ou o que mais você imaginar. Use a batata como ingrediente básico e acrescente os acompanhamentos para assar junto.

Grau de dificuldade: Médio
Rendimento: 4 porções
Tempo de forno: de 45 minutos a 1 hora
Temperatura do forno: 180C
Preparação: 1 hora 



INGREDIENTES

  • 1 kg de batata rosa (se possível, orgânica)
  • 2 fatias grandes de abóbora cortada em cubinhos 
  • 1 cebola grande fatiada
  • 1/4 xícara de alho poró picado
  • 1/2 xicara de cebolinha verde picada
  • 3 colheres de sopa de óleo vegetal
  • 1 colher de chá de páprica picante (opcional)
  • sal e pimenta preta moída na hora a seu gosto


PREPARO

🍃Lave bem as batatas antes de descascar. Corte em cubos pequenos e seque com papel toalha. Lave e descasque as fatias de abóbora. Corte em pequenos cubos. 


🍃 Disponha as batatas e abóbora picadas em uma assadeira grande. Adicione o alho poró,  as fatias de cebola e misture delicadamente procurando distribuir bem os ingredientes na assadeira. Tempere com sal, pimenta moída na hora e páprica se for utilizar. 

🍃 Use os temperos que você tiver em casa. 

🍃 Regue com o óleo vegetal que for utilizar, misturando delicadamente. 

🍃Asse em temperatura media de 180C ou 365F em forno pré-aquecido por mais ou menos 45 minutos ou 1 hora.

🍃 Depois de 30 minutos de forno, vire as batatas delicadamente com o auxilio de uma espátula ou colher de pau.
🍃 A foto abaixo foi feita com 30 minutos de forno. Observe que as batatas ainda não estão assadas. Neste momento eu virei com o auxilio de uma colher de pau e deixei assar novamente. Você pode controlar o ponto das batatas espetando um garfo ou faca para verificar se elas estão cozidas.

🍃 Deixe assar novamente, o tempo suficiente para que elas fiquem douradas e mais sequinhas. O ideal é que elas fiquem douradas e sequinhas por fora, porém macias por dentro. O tempo de preparo varia em media de 45 minutos a 1 hora dependendo do seu forno e do resultado que você espera. 

🍃 Se quiser as batatas mais crocantes deixe mais alguns minutinhos no forno. Muito cuidado para não queimar. Na hora de servir coloque as cebolinhas frescas picadas e decore a seu gosto. 

🍃 Sirva quente com o acompanhamento que você preferir. Para um toque super especial, acrescente um fiozinho de azeite de oliva extra-virgem e pimenta do reino moída, na hora de servir. 


ESSA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE PARA A PÁGINA DA RECEITA ORIGINAL NO BLOG MENCIONANDO OS DEVIDOS CRÉDITOS,  OBRIGADA!

4 comentários

  1. Hum, que delicia, adorei essa receita..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Receitas Apetitosas,

      Muito obrigada pela visita e comentário sobre a receita. Fico feliz que tenhas gostado. Caso fizeres escreve me contando como ficou.

      Um grande abraço, volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Muito bom, mais um prato vegan para eu fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Babete,

      Se tu gosta de batatas como eu, vai adorar esta receita. Me conta como ficou se fizeres.
      Obrigada pela visita, volte mais vezes!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis