Batata Assada em Rodelas

Estas batatas são uma verdadeira perdição. Aqui em casa gostamos muito de batatas, e as assadas sempre são as preferidas. Eu sempre estou procurando maneiras diferentes de fazer, e esta receita foi um achado porque além de simples de fazer ficou uma delicia. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana


Pode servir como prato principal acompanhado de salada e legumes grelhados ou refogados,  ou como acompanhamento de outro prato principal. Na hora de servir, você também pode colocar temperos frescos picados como salsa e cebolinha para complementar, e regar com um fiozinho de azeite de oliva extra virgem, especialmente se servir com arroz e salada. Você pode se aventurar usando temperos diferentes, testando combinações de novos sabores, e preparar deliciosas batatas para a sua família. Se você quiser também pode servir estas batatas acompanhando tofu. Eu já fiz aqui em casa e ficou muito bom. Preparei um brunch em um domingo e servi estas batatas com um delicioso tofu mexido. Ficou muito bom. Tempere como você preferir. Eu usei Nutritional Yeast, mas caso você não tiver, não se preocupe. Este ingrediente é opcional e não vai fazer falta se não for utilizado para esta receita. O Nutritional Yeast é um tempero que tem um sabor acastanhado que lembra queijo. Fica delicioso, mas não é imprescindível em nenhuma receita.

 Serve 3 pessoas


 INGREDIENTES
  • 4 batatas grandes
  • 1 colher de sopa de alho em pó
  • 1 colher de chá de tomilho
  • 1 colher de sopa de Nutritional Yeast
  • 2 colheres de chá de páprica em pó  
  • 1 colher de sopa de orégano seco
  • 1 colher de chá de salsinha desidratada
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 3 colheres de sopa de óleo


PREPARO

Se conseguir batatas orgânicas pode manter a casca, caso contrario descasque depois de ter lavado bem com uma escovinha. Cozinhe inteiras em água e sal. Coloque uma colherinha de vinagre na água. Isto ajuda a manter as batatas inteiras ao cozinhar. As batatas devem ser cozidas "al dente" porque depois vão ser levadas ao forno. Eu recomendo que quando a água do cozimento das batatas levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar por apenas 5 minutos.
Muito importante cozinhar as batatas "al dente" (cozida, mas firme)
Escorra as batatas e reserve deixando esfriar enquanto prepara o restante da receita. Em uma pequena tigela coloque a páprica, o alho em pó, o tomilho, o sal e pimenta moída e o nutritional yeast se for utilizar. Reserve. Prepare uma assadeira retangular bem grande untando com óleo.
A estas alturas as batatas já deverão estar em temperatura que você possa manusear. Corte as batatas em rodelas grossas procurando fazer com que as fatias sejam mais ou menos do mesmo tamanho para que assem por igual. Disponha na assadeira previamente untada. Salpique a mistura dos temperos secos sobre as rodelas de batata. Vire e salpique do outro lado também. Regue com óleo suficiente procurando fazer isto de maneira uniforme. Leve ao forno preaquecido a 180C. Deixe assar por 10 minutos. Vire as rodelas de batata e deixe assar por mais 10 minutos ou até que estejam douradas e bem assadinhas. Lembre-se de que as batatas foram pré-cozidas, e o tempo de forno é apenas para terminar o cozimento e fazer com que elas fiquem douradas e levemente crocantes. Como as fatias são grossas, as batatas não ficam muito crocantes, mas caso você quiser batatas mais crocantes, corte as fatias um pouco mais finas e controle o tempo de forno.

Caso você preferir pode fazer as batatas apenas no forno sem o pré-cozimento. neste caso o tempo de forno vai ser de aproximadamente 40 minutos a uma hora dependendo do seu forno. Também e necessário virar as batatas uma vez para que assem por igual. Eu já fiz das duas maneiras e da super certo. A segunda versão somente assada no forno fica uma delicia também, somente necessita de mais tempo para ficar pronta. Sirva a seguir. Fica uma delicia regar com um fiozinho de azeite de oliva na hora de servir, direto no prato.


Saiba mais ou compre Nutritional Yeast  na Loja Veganana clicando aqui.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA! 

6 comentários

  1. Compartilhei esta receita. O aspecto e a facilidade foram os motivos para me propor a fazer para a próxima refeição. Abraços e Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga (o),

      Muito obrigada pela visita e comentário tão simpático sobre a receita. Se fizeres volta aqui para me contar como ficou. Espero que gostes. Muito obrigada por acompanhar o blog e compartilhar a receita.

      Um grande abraço
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Que delícia vou fazer e é tão fácil e prático, obrigada Lori Ellis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada por acompanhar o blog e escrever este recadinho. Se fizeres a receita me conta como ficou, espero que gostes!
      Um grande abraço, adorei a tua visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  3. ola,preciso te parabenizar por esse blog maravilhoso.
    suas receitas me mostrou que a reeducação alimentar não precisa ser sofrimento,comendo coisas ruins
    mas sim prazerosa e alegres.
    muito obrigada por disponibilizar tantas receitas maravilhosas e tao gostosas.
    bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Scarllent, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada pelo carinho de escrever esta mensagem tão fofa! Fico feliz em saber que as minhas receitinhas estão te inspirando e agradeço por acompanhar o blog e vir me visitar. Adore, volte sempre!

      abraços,
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis