Leite de Sementes de Girassol Germinadas

Ricas em gorduras polinsaturadas, as sementes de girassol contem cálcio, potássio, magnésio, vitamina E, selênio e vitaminas do complexo B. Possuem um alto poder antioxidante e todos estes nutrientes são potencializados através da germinação no caso desta receita. Nos grãos germinados acontece a liberação de enzimas que ajudam a absorção dos outros nutrientes.


Este leite é muito fácil de fazer, delicioso e nutritivo. Uma excelente alternativa de leite vegetal, perfeito para preparar vitaminas com frutas, smoothies, para servir com cereal ou beber puro. Para manter as propriedades nutritivas este leite deve ser servido frio. Fica uma delicia servir com canela ou cacau em pó. O leite de girassol possui alto valor calórico sendo ótimo para quem quer ganhar peso, e usado com parcimônia por quem quer perder peso.


INGREDIENTES


  • 1 xícara de sementes de girassol de preferencia orgânicas
  • 1 1/2 litro de água filtrada
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha


PREPARO


Lave e escorra bem as sementes de girassol. Coloque em um vidro de boca larga e cubra com água filtrada. Feche o vidro com um pedaço de filó e prenda com um elástico. Deixe descansar por 8 horas em um lugar protegido da luz e calor. Passado este tempo escorra bem a água e coloque o vidro inclinado em um escorredor por mais 8 horas tendo o cuidado de enxaguar as sementes 3 vezes por dia. Caso for um dia muito quente, enxague mais vezes. Após este período os grãos começarão a germinar e estarão prontas para preparar o leite. Você vai notar que as sementes apresentam um narizinho quando estão germinadas.

Enxague bem as sementes uma ultima vez antes de começar a preparar o leite. Escorra bem e leve ao liquidificador. Acrescente a água filtrada e a baunilha se for utilizar. Bata bem. Coe usando uma peneira fina, um filó ou um pano de algodão fino. Coe direto em uma jarra ou recipiente de preferencia de vidro. Coloque o resíduo solido que sobrar do leite em uma vasilha de vidro ou porcelana que tenha tampa. O leite deve ser conservado em recipiente de vidro fechado na geladeira por no máximo 3 dias. Este leite fica com uma cor escura meio acinzentada. O resíduo é ótimo para preparar deliciosas pastinhas com temperos e ervas secas ou frescas. Basta temperar e acrescentar ervas a seu gosto, azeite de oliva extra-virgem, limão, azeitonas picadas e o que mais preferir.




Fonte

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

22 comentários

  1. Muito bom e nutritivo!
    Obrigada por partilhar seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Stela,

      Seja bem vinda e muito obrigada pelo teu recadinho tão carinhoso.Fico feliz em saber que acompanhas e gostas do blog. Volte sempre para me visitar!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Obrigada pelas suas dicas. Farei hoje e depois posto aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina,

      Seja bem vinda, obrigada por acompanhar o blog. Se fizeste me conta como ficou, espero que tenhas gostado.

      Adorei a tua visita, volte sempre!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  3. Adoooooro suas receitas. Mas pra germinar a semente de girassol usa a com casca ou só o miolo? Estou doida pra fazer este leite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Carla,

      Seja bem vinda e obrigada pelo teu recadinho. Eu compro a semente de girassol descascada e deixo germinar. Acho que é bem mais prático pois não preciso descascar para fazer o leite.
      Espero ter ajudado, me conta depois se ficou legal quando fizeres.

      um grande abraço, adorei a tua visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Suas receitas são incríveis, e o melhor: sempre dão certo!!

    Esse leite é novidade para mim, tenho gergelim em casa, mas não sabia o que fazer. Gostaria de saber se o gosto desse leite é bom como o do leite de coco, e se eu posso substituir pela água nas receitas dos bolos, porque alguns ficam aguados, como o de chocolate.

    Obrigada <3'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Keisy,

      Que recadinho fofo, muito obrigada! Fico feliz que gostas das receitas e é bom demais saber que dão certo. Muito gratificante saber disto. O sabor deste leite é bem diferente do leite de coco que é bem mais espesso e gorduroso e tem o sabor mais marcante do coco. Esta semente é de girassol, e não gergelim, e o sabor é muito delicado e fica ótimo para fazer vitaminas e enriquecer receitas em geral. Pode sim usar para bolos, fica muito bom.

      Quanto ao gergelim, tu pode fazer uma deliciosa ricota crua, veja a receita neste link
      http://blog.veganana.com.br/2013/05/ricota-de-gergelim-germinado.html#more

      Tem outras receitinhas com gergelim que talvez tu gostes. Veja na tag Gergelim no link
      http://blog.veganana.com.br/search?q=gergelim

      Espero ter ajudado, se tiveres mais alguma dúvida, escreve novamente. Um grande abraço, adorei a tua visita, volte mais vezes para bater papo comigo.

      Lori Ellis

      Excluir
  5. Oi! Meu nome é Larissa, eu comprei com Casca o q eu faço? Como descasco? Help! Adoro seu blog linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa,

      Tudo bem? Seja muito bem vinda!
      O leite de girassol pode ser feito com as sementes com a casca. O único inconveniente é que vai demorar um pouco mais para germinar. Dá uma olhadinha neste blog do link abaixo que tem um post muito bom sobre a germinação, e quem sabe podes esclarecer as dúvidas sobre a casca das sementes. Segundo este site, é necessário mais ou menos dois dias para que as sementes com casca germinem. De qualquer maneira vais ter que coar o leite depois de bater no liquidificador, e neste processo os resíduos são eliminados.

      http://cozinhanatureba.blogspot.com/2008/11/germinar-sementes-observar-o-milagre-da.html

      Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida, escreve novamente, e se fizer o leite me conta como ficou. Espero que gostes. Muito obrigada pela visita!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  6. Olá


    Obrigada por tirar minhas dúvidas. Desculpa-me, eu errei o nome, meu interesse é no leite de de semente de girassol, se possível farei hoje e volto aqui depois para comentar. Outra dúvida, achei o processo um pouco demorado, eu não poderia apenas deixá-las de molho e depois lavá-las e bater com água?

    Fiquei interessada pela ricota, obrigada pela sugestão, não sabia que era tão fácil de fazer, e o melhor, tenho tudo em casa *-*

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Keisy,

      Fico feliz que consegui esclarecer as tuas dúvidas. Tu podes fazer com as sementes sem germinar. Fica bom igual e com certeza é bem mais rápido. Mas é muito importante deixar de molho para hidratar e trazer a vida de volta às sementes antes de preparar o leite.
      Depois me conta como ficou, espero que goste do leite. É uma delícia, especialmente para preparar bebidas geladas no verão como vitaminas e smoothies. Eu gosto mesmo é de beber puro, o sabor é muito delicado.

      Se tu gosta de gergelim, vai adorar esta ricota. Experimenta e depois me conta se ficou do teu agrado. Um grande abraço, obrigada por escrever me contando das receitas.

      Lori Ellis

      Excluir
  7. Bom dia, flor


    Fiz o leite hoje de manhã, ficou ótimo, melhor do que eu imaginava, porém acho que errei em algo, porque ficou com gosto forte do girassol. Eu coloquei apenas duas xícaras de água para 1 de girassol, e deve ser por isso que ficou muito forte, mas creio que se acrescentar mais água fique mais saboroso. Com vitamina fica ótimo mesmo.

    Obrigada por compartilhar seus conhecimentos <3'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Keisy,

      Que bom que fizeste e gostaste do leite. Eu acho que ficou muito concentrado, tu podes diluir mais com certeza. É pouca água para a quantidade de sementes que utilizastes. Este leite é muito delicioso, e se tu diluir mais vai poder perceber o delicado sabor do girassol. Fica perfeito para vitaminas e smoothies.

      Obrigada por escrever me contando a tua experiência com a receita.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  8. Olá, Lori

    Voltei aqui só para falar que fiz e deu certo, ficou uma delícia batido com frutas, porém ele ficou forte, errei na quantidade de água, coloquei apenas 2 xícaras para 1 de sementes, acredito que colocando mais água ficará mais gostoso. O ideal seria 1 e 1/2 de água para uma xícara de sementes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Keisy,

      Eu te aconselho a experimentar um pouquinho e acrescentar mais água até que o sabor fique agradável ao teu paladar. Eu acho que a quantidade de água foi pouca para as sementes, da próxima vez coloca mais. Geralmente eu coloco 1 litro de água porque gosto mais diluído. No caso desta receita eu coloquei 1 e 1/2 litros de água e ficou muito bom. Aumenta a quantidade da próxima vez, fica delicioso e muito agradável ao paladar.

      Um grande abraço, obrigada por voltar me contando sobre a receita. Adorei saber a tua experiência, e espero ter ajudado. Volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  9. Experimentamos esse leite e teve uma reação altamente laxante, todos que tomaram tiveram reação muito forte!! Cuidado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Oliver, tudo bem?

      Obrigada por escrever comentando a tua experiência com esta receita, e lamento que não tenha sido uma experiência positiva, especialmente quando mais de uma pessoa teve problema. Não sei o que dizer porque realmente eu faço sempre este leite aqui em casa e nunca tivemos nenhuma reação desta natureza. Talvez seja mais fácil para vocês entender o que aconteceu, analisando a quantidade ingerida, a forma como foi ingerido, e se as sementes que foram utilizadas estavam boas. O que eu sei pela minha experiência com leites vegetais é que os leites de sementes não devem ser aquecidos porque perdem as propriedades nutricionais, e este leite de semente de girassol deve ser consumido com parcimônia por ser muito calórico e engordar.
      Agradeço muito pela visita e pelo alerta em relação à receita pela experiência negativa que vocês experimentaram.

      Abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  10. olaa boa tarde..

    Muita massa a receita, vou prova-la hoje..
    Queria tambem parabelizar pelo blog e por todo seu amor com o alimento
    me alegroo muito..
    Adorei a forma como se comunica e suas palavras com carinho sempre.
    E mais ainda adorei o nome Veganana! hdsauhdasuhdsa
    boa tarde beijao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a),

      Que bom que gostaste da receita, fico feliz e muito agradecida pelas suas gentis palavras em relação ao meu trabalho. Obrigada por acompanhar o blog, a sua presença aqui é muito importante para mim. O nome Veganana surgiu na minha mente do nada, quando pensei em fazer o blog, este nome veio como um flash na minha mente e eu gostei e foi aí que tudo começou.
      Um grande abraço, venha sempre me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  11. Olá , você usa semente de girassol com casca?
    Muito obrigado pelas receitas, tem me ajudado em casa. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Para esta receita eu usei a semente de girassol sem casca. O leite pode também ser feito com a semente com a casca, mas eu nunca fiz. Acho mais prático fazer assim. Fico feliz em saber que as minhas receitas estão te ajudando, se fizer mais alguma me conta como ficou, e se tiver qualquer duvida que eu puder ajuda, escreve novamente. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis