Queijo Cremoso de Amêndoas com Alho e Cúrcuma

Esta é mais uma versão do maravilhoso queijo de amêndoas usando o resíduo do leite. Desta vez eu coloquei um toque de alho e usei cúrcuma para dar uma cor amarelada. Ficou uma delicia além de ter ficado lindo demais. Fica cremoso porem firme. pode ser fatiado e ao mesmo tempo pode ser espalhado em cima do pão ou torradinha. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.


Você pode usar qualquer resíduo de leite vegetal que esta acostumado a fazer e usar temperos de sua preferencia. Neste caso eu não adicionei ervas secas, mas também fica uma delicia. Já fiz varias vezes com ervas e pimentas. Basta seguir as instruções básicas de preparo do queijo respeitando as quantidades indicadas, e o tempero fica a seu critério. Geralmente eu faço queijo redondinho. Desta vez eu modelei em um prato retangular. Ficou muito lindo e eu servi como aperitivo acompanhado de torradinhas, azeitonas e legumes frescos. Se você ainda não fez ou não conhece o leite de amêndoas, clique AQUI  e veja a receita completa.


Também conhecida como açafrão da terra, a cúrcuma tem propriedades medicinais importantes. É muito conhecida pelo seu poder anti inflamatório natural, sendo muito benéfica no tratamento e prevenção de muitos problemas de saúde. Também tem propriedades antissépticas e desintoxicantes. Para melhor aproveitamento das propriedades nutritivas, o ideal é consumir o açafrão com pimenta do reino. Pode ser usada de diversas formas, em receitas como esta, ou como você preferir.


*DICA IMPORTANTE!
Leia com muita atenção esta receita antes de preparar.Tenha todos os ingredientes preparados previamente para quando for necessitar. Esprema o limão, e coloque o azeite em local acessível para não perder o ponto do ágar ágar que endurece muito rápido. Este processo tem que ser rápido, por isto eu recomendo ter os ingredientes preparados e medidos para quando necessitar.


INGREDIENTES

  • xícara e meia de água fria
  • 3 colheres de chá de ágar ágar em pó
  • 1/2 xícara de resíduo do leite de amêndoas
  • suco de meio limão
  • 1 dente de alho pequeno
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de Nutritional Yeast (opcional)
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem
  • 1 colher de sopa de cúrcuma em pó
  • pimenta do reino (opcional)


PREPARO


Comece preparando o prato onde vai colocar o queijo depois de pronto. Use um pirex de vidro no formato que preferir. Eu usei um pirex retangular para esta receita. Não coloque o queijo  para modelar em recipiente de plástico. Pode usar louça, vidro, ou qualquer outro material menos metal e plástico para modelar e armazenar o queijo. Isto fica a seu critério, mas eu não recomendo armazenar nenhum tipo de alimento gorduroso em recipiente plástico. Você pode pesquisar na internet e vai encontrar muitos artigos falando sobre isto. Unte este recipiente com azeite de oliva extra virgem usando um pedacinho de papel toalha para espalhar bem. Reserve e comece a preparar a receita do queijo.



PARA O QUEIJO


Coloque o resíduo solido do leite de amêndoas, a cúrcuma, sal e o alho no liquidificador. Caso for utilizar a pimenta do reino, coloque na quantidade de sua preferencia. Eu aconselho a usar menos temperos de inicio e adicionar mais caso for necessário. Se for utilizar o Nutritional Yeast coloque também no liquidificador. Lembre-se de que o Nutritional Yeast é um tempero opcional em qualquer receita. Não faz nenhuma diferença no resultado da receita a não ser no sabor. Portanto se você não tiver Nutritional Yeast, não se preocupe, a receita vai dar certo, e basta que você tempere bem para que o queijinho fique muito saborosoBata os ingredientes colocados no liquidificador e reserve.

IMPORTANTE: Misture bem o agar-agar na agua fria e depois leve ao fogo sem parar de mexer. Quando começar a ferver conte dois minutos.

Em uma panela pequena coloque a água fria e misture o agar-agar até dissolver bem. Ligue o fogo e mexa sempre até ferver. Quando levantar fervura conte dois minutos, desligue o fogo e remova a panela da boca do fogão.

Ligue o liquidificador de novo e adicione o ágar-ágar recém tirado do fogo (tem que se rápido, lembre-se de que o ágar-ágar endurece muito rapidamente), bata bem ate misturar e acrescente o limão e o azeite. A quantidade do limão fica a seu gosto. Eu sempre recomendo colocar uma pequena quantidade de inicio e acrescentar mais caso for necessário. Coloque no recipiente de vidro que foi previamente untado com o azeite de oliva. Tampe e leve a geladeira para tomar consistência e deixe gelar bem antes de servir. Você pode remover do pirex e colocar em um prato para servir decorando como quiser. Caso seja necessário, use uma faca para ajudar a remover os cantos do queijo antes de virar para desenformar.


Como este queijo é bem cremoso, caso quebrar um pedacinho quando desenformar, você pode ajeitar com uma faca para uma melhor apresentação. Sirva gelado acompanhado de torradinhas ou crackers. Este queijo pode ser fatiado, mas não pode ser ralado. É um queijo cremoso de consistência mais firme.

Saiba mais ou compre Nutritional Yeast na Loja Veganana clicando AQUI.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

8 comentários

  1. Isto não pode ser chamado de queijo. Por favor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a),

      Obrigada pela visita e comentário. Se o meu queijo não pode ser chamado de queijo porque você não gostou, eu sinto muito, mas para mim isto é um queijo vegano sim!
      A receita é bem clara que este é um queijo cremoso, e pode ser chamado de queijo sim, tanto que eu chamei de queijo e vou continuar chamando a minha receita de queijo, vendo a minha receita como um queijo e principalmente me deliciando com esta receita que por sinal ficou maravilhosa!
      Respeito a tua opinião, mas não vou mudar o nome da receita porque não gostastes. Por favor.....

      abraços veganos
      Lori Ellis

      PS: poderias assinar o comentário para que eu soubesse com quem estou falando....

      Excluir
  2. Adorei essa receita. Vou comprar o agar agar e faze-lo.
    Sera que da para colocar no sanduiche e depois esquentar no forno? Sera que derrete ou so se come gelado?
    Thanks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas Gaucha Tri Legal,

      Então vivente, compra o agar agar em pó sem sabor, aquele bem branquinho. pode colocar no sanduíche sim. Não vai derreter como o queijo normal, porque este é um queijo cremoso com consistência diferente do que os queijos convencionais. Eu coloquei no macarrão e depois gratinei no forno, mas bahhhh ficou uma delícia! Tu também pode usar no risoto para finalizar, quando estiver quase pronto. Dá um toque muito especial.

      Se fizeres esta receita volta aqui pra me contar como ficou!

      abraços gaudérios veganos
      Lori Ellis

      Excluir
  3. Hmm.. a cara está ótima!
    Mas será que funciona com resíduo de leite de semente de girassol? Estou com os resíduos em casa e não sei o que fazer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliane,

      Tu pode fazer esta receita com resíduo de qualquer leite vegetal. O leite de semente de girassol fica ótimo para fazer queijinhos como este. Tu também podes fazer pastinhas com o resíduo. Basta colocar no liquidificador, temperar com ervas aromáticas a seu gosto, um pouquinho de azeite de oliva e limão. Fica maravilhoso. experimente colocar um dentinho de alho também...

      Se fizeres a receita me conta como ficou. Um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Oi, Lori! Obrigada pela receita e pelo blog. Mas me diga quanto tempo o queijo deve ficar na geladeira para adquirir essa consistência? Obrigada.
    Priscila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Priscila,

      Seja bem vinda e muito obrigada pela visita e comentário. Este queijo é bem cremoso, e embora possa ser fatiado não fica firme como os outros que eu já fiz e postei aqui. A consistência do queijo não altera muito com o tempo que fica na geladeira. Mas o ideal mesmo é servir bem geladinho. Eu geralmente deixo mais ou menos 2 horas na geladeira antes de servir. As vezes faço de noite e deixo gelar para servir no outro dia. O importante é que fique bem geladinho.
      Espero ter ajudado, se fizeres o queijo volta para me contar como ficou.

      abraços e volte sempre para me visitar
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis