Sopa Cremosa de Grão de Bico com Aveia

Sopinha deliciosa, light e muito fácil de fazer e perfeita para aproveitar sobras de grão de bico cozido. Você pode acrescentar outros legumes caso quiser. Eu coloquei uma batata pequena e ficou uma delicia. A aveia ajudou a dar cremosidade e enriquecer os nutrientes desta sopa. Use ervas e temperos que você mais gosta e prepare uma deliciosa e nutritiva sopinha bem a seu gosto. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Grau de dificuldade: Fácil 
Rendimento: 2 porções
Preparação: 20 minut
os



INGREDIENTES

  • 1 xícara de grão de bico cozido
  • 1 batata pequena cortada
  • 1 cebola media picada
  • 2 colheres de sopa de aveia em flocos finos
  • 1/4 xícara de cebolinha verde picada
  • 1 colher de sopa de páprica defumada 
  • sal e pimenta a seu gosto
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva (opcional)


PREPARO DO GRÃO DE BICO

Comece preparando o grão de bico. Se você não tiver sobras de grão de bico cozido, programe a sua sopa com um dia de antecedência porque terá que deixar o grão de bico de molho antes de cozinhar. 
Na medida do possível evite usar enlatados ou grão de bico pré cozido em caixinhas. O ideal sempre é preparar os alimentos em casa. Caso for cozinhar o grão de bico, lave bem em água corrente duas ou três vezes. Coloque em uma tigela grande e deixe de molho por 12 horas. Passado este tempo escorra a água do molho enxaguando os grãos e coloque em uma panela grande coloque o dobro de água em relação a quantidade de grãos que você for cozinhar. Tampe a panela, leve ao fogo e deixe cozinhar ate que os grãos estejam macios. Eu utilizei apenas uma xícara de grão de bico cozido para esta sopa porque tinha uma sobra na geladeira. Gosto de cozinhar em maior quantidade e congelar em pequenas porções para usar quando for necessário. 


PREPARO DA SOPA

Descasque e corte a batata em pequenos cubinhos, corte a cebola em pedaços pequenos e coloque para cozinhar junto com o grão de bico previamente cozido. Lembre-se que mesmo cozido, o grão de bico depois de gelado endurece um pouquinho. Portanto e bom no caso de sopas assim, colocar na panela novamente para amaciar os grãos. Tempere com um pouco de sal, tampe a panela e deixe cozinhar ate que as batatas estejam macias. Em uma tigela pequena dissolva os flocos de aveia em pequena quantidade de água fria. Misture a aveia na panela com a sopa, ajuste o sal e desligue o fogo. 

Você pode colocar a sopa no liquidificador para fazer o creme, ou se você tiver um mixer de mão, processe na panela mesmo. Bata até ficar bem cremoso. Se fizer no liquidificador, devolva para a panela depois de pronto. Controle a consistência do creme como você desejar. Eu triturei tudo e fiz um creme bem lisinho. Também fica muito bom se você deixar pequenos pedacinhos triturando menos. Isto fica a seu critério. Depois que a sopa estiver liquidificada, coloque a cebolinha verde picada e acrescente a paprica defumada ou se preferir pode usar paprica picante. Eu usei paprica em flocos, mas também fica muito bom com a paprica em pó. Se quiser pode colocar um fiozinho de azeite de oliva no prato na hora de servir para dar aquele toque especial ao sabor da sopa.




Tudo fica bom com grão de bico, use as ervas frescas, secas e temperos que você mais gosta. Decore a seu gosto e sirva bem quente com torradinhas, croutons ou como preferir. Fica maravilhoso. Como esta é uma sopa bem light, pode ser servida tanto no inverno como no verão. Eu fiz esta sopa em uma noite bem fria de inverno.





ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

4 comentários

  1. Como enviar para meu amail ???? Por favor !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Vera,

      Seja bem vinda e obrigada pelo recadinho. Para que tu recebas as receitas por email tens que inscrever o teu endereço de email na barra lateral do blog na parte que diz para receber as receitas por email. Basta preencher lá e vais receber as atualizações por email.
      Estamos providenciando para colocar a possibilidade de as receitas serem enviadas automaticamente para o email das pessoas que desejarem receber direto na receita.
      Enquanto isto se tu quiser receber esta ou outra receita, por favor me mande o teu email por mensagem que eu providencio o envio das receitas solicitadas para ti.

      Espero ter ajudado, caso tiveres mais alguma dúvida escreve novamente.
      Um grande abraço,

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Vc diz que é uma sopa light , mas grão de bico e aveia , não sao super calóricos?
    Abraços e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra,

      Obrigada pela visita e comentário, bom te ver aqui amiga!
      A sopa é light porque não tem adição de gordura no preparo. Quando mencionei que a sopa é light me referi ao fato de ser uma sopa leve que pode ser consumida tanto no inverno quanto no verão. Não pensei em calorias quando falei isto.
      Tens razão quando dizes que os ingredientes são calóricos, mas o fato de a sopa não ser cozida com gordura para fritar os ingredientes no início faz com que seja mais leve, um pouco menos calórica, mas ainda assim mais leve.

      Um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis