Pão de Queijo Vegano com Cúrcuma

Existem várias versões de pão de "queijo" vegano deliciosas e muito fáceis de fazer. Eu simplesmente amo pão de queijo e foi uma das primeiras receitas veganas que eu tive vontade de experimentar. Esta é uma das inúmeras possibilidades de preparo desta iguaria, eu diria que é a mais tradicional, incrementada com a corzinha amarela da cúrcuma e do Nutritional Yeast. Você pode acrescentar ervas secas para aromatizar o pão de "queijo", ou até mesmo sementes como chia ou gergelim. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 

Rende 20 pãezinhos médios

INGREDIENTES
  • 2 xícaras de chá de polvilho doce
  • 1/2 xícara de chá de polvilho azedo
  • 1 xícara de chá de purê de batatas
  • 1/4 xícara de chá de óleo vegetal
  • 1 colher de sopa de Nutritional Yeast (opcional)
  • 1 colher de sobremesa de cúrcuma 
  • 1 colher de chá de alho em pó (opcional)
  • 2 colheres de chá de sal

PREPARO
Comece cozinhando a batata na quantidade suficiente para preparar o purê. Depois de cozidas, esmague as batatas até a consistência de purê. Deixe o purê esfriar um pouco apenas até quando você conseguir manusear sem queimar as mãos. 
Em um recipiente grande coloque uma xícara de purê de batatas e misture com o polvilho, o óleo e os temperos que for utilizar. Misture tudo amassando com as mãos adicionando a água aos poucos até conseguir uma massa lisinha e uniforme. O ponto da massa é quando a mesma desgrudar do recipiente e ficar fácil de manusear e modelar sem que grude nas mãos. Quando a massa estiver no ponto certo, coloque em uma superfície lisa para facilitar a modelagem dos pãezinhos. Ligue o forno a 180C para preaquecer enquanto prepara as bolinhas. 
Modele as bolinhas do tamanho que desejar. Disponha em uma assadeira retangular grande untada. Os pãezinhos crescem muito, deixe um espaço entre eles para não que não grudem. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por 30 minutos ou até dourar. Está pronto, agora é só saborear estas delicias.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

4 comentários

  1. Excelente !! Se puder visite meu blog vegan

    highcarblowfat.blogspot.com

    Obrigado !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amigo,

      Muito obrigada pela visita e comentário. Visitei o teu blog e gostei muito do conteúdo, vou ler e acompanhar, achei muito rico em informações que muito me interessam.

      abraços e volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Olá Lori :-)
    Sou portuguesa e conheci o seu blog pela partilha que uma priminha brasileira fez na sua página de facebook, ela partilha esse seu gosto pela comida vegetariana, eu gosto e ás vezes faço :-) mas gosto muito de carne :-)
    Gostei muito dos seus bolos e já te estou a seguir, para não perder o seu rasto :-) porque gostei muito de algumas das suas receitas, bom para varias da nossa comida "tradicional" que por vezes cansa, sabe bem comer umas coisas diferentes :-)
    Gostei muito dos bolos, principalmente porque corta no açúcar que é um veneno e usa muito a farinha de alfarroba que é uma coisa típica da região do Algarve, bem no sul de portugal e que por cá não se encontram muitas receitas com ela.
    Em breve já vou testar algum :-)
    Pão de queijo foi uma das coisas que eu adorei quando fui ao brasil, já fiz cá, esses seus parece-me que tem ingredientes que não há cá...
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Alcina,

      Seja muito bem vinda amiga, fiquei feliz que estás seguindo o blog e gostas das receitas. Agradeça a sua prima por mim pela partilha da receita na página dela no facebook.
      Fico feliz que gostaste das receitas de bolo, se fizeres algum volta para me contar como ficou, espero que gostes. Eu adoro alfarroba, mais do que o cacau. Não conhecia, mas depois que usei pela primeira vez, passei a usar com mais frequência. Não sabia que a alfarroba é típica do Algarve, bom saber, obrigada pela informação.
      Eu adoro pão de queijo, e fiquei super feliz em poder fazer pão de queijo sem queijo depois que me tornei vegana. É uma delícia e fica muito semelhante ao original.
      A única coisa diferente que eu coloquei nesta receita de pão de queijo é a cúrcuma, que é um pó feito da raiz de cúrcuma. Não sei como chama em Portugal, mas é um pó amarelo bem forte, super saudável, delicioso e que tem alto poder anti inflamatório também.

      Um grande abraço para ti minha amiga, adorei a tua visita, volte mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis