Brócolis ao Alho e Óleo

Este post tem a intenção de oferecer informações sobre o delicioso e nutritivo brócolis. Um alimento rico em vitaminas A e C e folato. Contém cálcio, ferro, proteínas e fibras. Rico em bioflavonoides e substancias que ajudam a combater o câncer. Além de todos estes poderes nutritivos, tem poucas calorias. Uma xícara de brócolis cozido tem apenas 40 calorias. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.


Pode ser consumido cru, embora a maioria das pessoas prefiram consumir cozido. Se consumido cru, mantém intactas todas as propriedades nutritivas, porém é possível preservar a maior parte dos seus nutrientes cozinhando no vapor ou refogando rapidamente, tendo o cuidado de deixar crocante e tenro. Cozinhar em uma grande quantidade de água destrói boa parte das sustâncias que combatem o câncer, assim como a vitamina C e outros nutrientes. A melhor forma de consumir cozido é no vapor, tendo sempre o cuidado de não cozinhar muito, deixar sempre al dente, desta maneira fica mais saboroso e nutritivo. Esta é uma das minhas receitas favoritas de brócolis, uma sugestão muito simples de acompanhamento.

Também fica delicioso saltear ou refogar rapidamente com ervas e temperos acompanhado de outros legumes ou verduras. Vai muito bem com batatas, arroz ou macarrão. Eu servi este brócolis como acompanhamento de arroz com cogumelos e salada. Para equilibrar as cores a salada foi bem colorida. Eu usei alho esmagado bem pequeno para fazer este brócolis, por preferencia da família. Mas se você quiser pode fatiar o alho e dourar as fatias inteiras. Fica ótimo de qualquer maneira. Esta é a maneira mais simples de preparar brócolis, rapidamente você tem um acompanhamento delicioso. O alho combina super bem com o brócolis, bastando apenas um toque de sal e pimenta do reino para ficar perfeito. Veja como eu fiz. 



INGREDIENTES

  • 1 maço de brócolis pequeno
  • 2 colheres de sopa de óleo 
  • 2 dentes de alho esmagados 
  • sal e pimenta do reino à gosto


MODO DE PREPARO


Lave bem o brócolis, separe as flores, corte do tamanho que preferir e reserve. Eu gosto de dar uma secadinha com papel toalha antes de preparar. Em uma frigideira coloque o óleo para aquecer e frite o alho deixando dourar tomando o cuidado para não queimar. Adicione em seguida o brócolis, tempere com sal e pimenta a seu gosto. Diminua o fogo e deixe por uns 3 minutinhos apenas para cozinhar rapidamente.O ideal é que o brócoli fique al dente, é mais gostoso. Sirva como acompanhamento para outro prato principal. Caso quiser fazer deste, um prato principal, você pode enriquecer com legumes e verduras, ervas e temperos de sua preferencia, pode acrescentar amêndoas ou o que mais imaginar. Sirva com arroz, macarrão ou batata. Fica uma delícia, bom apetite!

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ  GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

2 comentários

  1. Olá, querida gostaria de saber se posso cozinhar no vapor os grãos germinados(as vezes com 0,5cm, as vezes um pouco maiorzinhos), tais como, lentilha, ervilha seca, quinoa, grão de bico, arroz negro, arroz integral agulhinha,. o trigo eu germino e se depois posso passar no processador e depois fazer pequenas bolachas bem fininhas e assa-los em frigideira? desde já agradeço pela atenção, adorei seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Eu nunca cozinhei grão germinado no vapor, mas acredito que pode sim. Eu costumo germinar grãos, mas consumo eles crus para não perder as propriedades nutricionais. Tu também pode utilizar os grãos germinados para fazer crackers e desidratar no forno em baixa temperatura para manter crudivoros. Para assar, pode usar uma forma retangular, se quiser. Pra assar na frigideira eu não saberia te dizer porque nunca fiz, sempre uso assadeira, mas acredito que dá certo sim.
      Se quiseres pode usar o forno em baixa temperatura, uns 40C para desidratar sem assar. Fazendo assim, vais manter todos os nutrientes intactos, as vitaminas e enzimas. Espero ter ajudado, se tiver mais alguma duvida, escreve novamente. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis