Laranjas Desidratadas

O processo de desidratação preserva todas as vitaminas e nutrientes que são destruídos com o cozimento em temperaturas elevadas. Uma vez desidratados, os alimentos mantêm uma boa quantia de seu sabor e nutrientes. A desidratação é uma excelente forma de conservação de alimentos que podem ser armazenados por longos períodos. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Desta vez vou mostrar para vocês como fazer laranjas desidratadas. Gente fica bom demais. Imagine uma rodela de laranja crocante por fora e suculenta por dentro. Uma deliciosa e saudável alternativa de snack que você pode preparar e levar para aqueles momentos de fominha fora de casa, ou para matar qualquer desejo por doce sem culpa nenhuma. Muito fácil de fazer, pode ser feito no desidratador ou no forno do fogão em temperatura não superior a 50C. Você pode usar um desidratador convencional, no forno ou com um desidratador solar. Confira abaixo todas as instruções de preparo em cada um dos métodos mencionados.

Eu adoro laranja de umbigo, e foi esta que eu usei para esta receita. Geralmente quando eu ligo o desidratador procuro encher todas as prateleiras para aproveitar a energia. Gostamos muito de frutas desidratadas aqui em casa. A nossa favorita é a maçã que eu sempre faço em maior quantidade e deixo guardadas em um vidro. Veja como fazer maçãs desidratadas clicando aqui. Como as maçãs não soltam liquido durante o processo de desidratação, eu sempre coloco nas parte de cima do desidratador, e depois vou colocando as outras coisas que quero desidratar, deixando sempre os tomates para as prateleiras de baixo, porque liberam liquido enquanto desidratam. O restante eu distribuo e vou mudando as prateleiras de lugar de acordo com a necessidade e conforme o tempo que os legumes e frutas levam para desidratar. É muito simples,veja a imagem abaixo. 



Eu prefiro cortar as fatias de laranja mais grossas. Fica uma delícia porque na parte externa fica crocante e mantém a parte interna suculenta e muito deliciosa. Geralmente eu faço uma ou duas prateleiras de laranja, e não dura muito tempo, porque cada vez que eu abro o desidratador para ver como elas estão, tiro uma fatia para experimentar, rsrsrs O que sobra depois de pronto eu guardo na geladeira em recipiente de vidro tampado.



PREPARO 

Você vai precisar de laranjas de preferencia orgânicas. Lave, seque com papel toalha e descasque as laranjas na quantidade que vai utilizar. Remova o máximo que puder da parte branca interna da laranja. Corte em fatias na espessura que desejar. Se quiser armazenar por mais tempo, corte em fatias finas. Neste caso a laranja vai desidratar e ficar mais sequinha. Eu gosto de cortar as fatias mais grossas, na minha opinião fica muito mais gostoso. Nunca fiz para guardar por muito tempo, por isto desidrato o suficiente apenas para que a parte externa fique crocante. Veja abaixo as instruções para todos os métodos de desidratação. Se você não tem um desidratador e quiser fazer, pode usar o forno do fogão sem problemas.



USANDO O DESIDRATADOR CONVENCIONAL

Se você tem um desidratador fica mais fácil. Disponha as fatias de laranja em uma única camada alinhando-as uniformemente nas bandejas.  Cuidado para não sobrepor as fatias porque o ar precisa circular livremente entre as fatias. 


Siga as instruções do aparelho deixando desidratar pelo tempo indicado. No caso do desidratador que eu uso (Excalibur) , minhas laranjas ficam prontas em uma media de 8 a 10 horas porque como falei antes, eu não deixo ficar muito seca, tiro antes que desidratem por completo. 


Coloque a prateleira com as fatias de laranja no desidratador e programe o tempo indicado conforme o aparelho que você tiver. Como o meu desidratador é grande, eu sempre encho as prateleiras com frutas e legumes. Geralmente me programo com antecedência para desidratar, e compro ingredientes suficientes para aproveitar todo o espaço disponível no desidratador. Bom demais, o resultado é uma boa variedade de delícias desidratadas. 


DESIDRATADOR SOLAR

Se você não tiver desidratador convencional, existe a possibilidade de improvisar um Desidratador Solar. Clique AQUI  e veja como fazer. Se onde você mora tem sol em abundancia, é super simples. Com um pouco de tempo, boa vontade e habilidade você pode construir o seu próprio desidratador solar. Existem alguns sites na net que ensinam como fazer estes desidratadores caseiros. E mais simples do que você imagina. Para quem mora em lugares quentes esta é a opção ideal.


DESIDRATANDO NO FOGÃO

Caso você não tenha desidratador e não queira ou não possa fazer um em casa, é possível também desidratar alimentos no forno do fogão em temperatura de no máximo 50C. Certifique-se de que o seu forno convencional atinge este nível de temperatura.

Prepare as frutas que deseja desidratar conforme as indicações acima. Disponha em uma travessa refratária de preferencia de vidro. Caso não usar vidro é aconselhável que você use papel vegetal se for usar uma forma de metal. Ligue o forno e deixe atingir a temperatura de 50C. Desligue o forno, leve a travessa com as frutas e mantenha a porta do forno aberta para que a água das frutas evapore.

O ideal é colocar um ventilador perto do forno para permitir a circulação de ar e o controle da temperatura. E necessário manter a temperatura baixa para o processo de desidratação aconteça lentamente. Desta maneira você estará mantendo a integridade nutricional do alimento. A desidratação conserva as enzimas vivas  dos alimentos e também mantém as vitaminas. O tempo médio para desidratação no forno convencional em baixa temperatura é em media de 20 horas. Você poderá testar a textura das fatias para ver se estão prontas de acordo com o seu gosto. 

Se quiser pode colocar em vidros fechados a vácuo o que vai fazer com que durem mais, e conservar na geladeira ou até mesmo congelar. É uma delicia para comer a qualquer hora, para servir como sobremesa ou até mesmo para complementar sobremesas com um toque especial de fruta desidratada em casa.


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

4 comentários

  1. muito obrigada! gostei muito da informação da desidratação, meu interesse não é para comer e sim para utilizar em velas artesanais, que faço! um braço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada por acompanhar o blog. Fico feliz que gostaste da receita, e vais experimentar. Me conta como ficou, achei muito legal a ideia de fazer velas artesanais com as laranjas desidratadas. Um grande abraço, venha sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Olá! Qual desidratador você usa? Você recomenda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. Eu uso o desidratador Excalibur que comprei no site do Amazon. Não conheço muito as marcas de desidratadores que tem no Brasil, mas sei que existem várias opções dependendo do que procuras. Se quiser, pode pesquisar no Google e vais encontrar muita informação sobre modelos e onde comprar. Outra opção, se moras no Brasil, é comprar direto no site do Amazon, mas neste caso eu te alerto para o alto custo das taxas de importação que atualmente estão inviabilizando compras no exterior. Espero ter ajudado, um grande abraço e muito obrigada pela visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis