Leite de Sementes de Abóbora

Os leites vegetais combinam muito bem com frutas e podem ser utilizados para preparar deliciosos smoothies e vitaminas. Também pode ser tomado puro ou levemente adoçado com melado ou açúcar mascavo. Outra deliciosa alternativa de preparo é com frutas secas como ameixa-preta (sem caroço), tâmaras, damascos e uva-passa. Deixe as frutas secas de molho por algumas horas antes de acrescentá-las ao leite. Fica simplesmente maravilhoso. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 


As sementes de abóbora são indicadas para combater a anemia devido ao alto índice de ferro, além de serem ricas em cálcio e fósforo, auxiliando na formação de glóbulos vermelhos, oxigenando as células e fortalecendo ossos e músculos. Além disso, o seu consumo contribui também para o fortalecimento do sistema imunológico, facilita o processo de digestão e diminui os sintomas da TPM. Uma das mais saborosas formas de consumir as sementes, é o leite. Com tantos benefícios, vale a pena apostar nesta deliciosa bebida. Saiba mais sobre os valores nutricionais das semenets de abóbora aqui. Veja como é simples de fazer. A mesma receita pode ser feita com outros tipos de semente, como a de girassol.

Rende 1 litro

INGREDIENTES

  • 1 xícara de sementes de abóbora 
  • 1 litro de água filtrada

PREPARO

Coloque as sementes em uma peneira ou escorredor. Lave bem em água corrente. Coloque as sementes em um recipiente de vidro, acrescente água filtrada, tampe o vidro e deixe de molho por mais ou menos 8 horas na geladeira. Depois disto, escorra a água do molho, coloque as sementes no liquidificador, acrescente o litro de água filtrada e bata bem. Coe antes de consumir. Para coar use uma peneira bem fina ou um pano especial para coar leite tipo voal. A parte solida do leite pode ser utilizada para fazer deliciosas pastinhas. Basta acrescentar azeite de oliva, um pouco de limão, sal, pimenta do reino e ervas aromáticas de sua preferencia. Você pode preparar queijo vegano crudivoro tipo ricota também. Fica muito delicioso. Use a sua imaginação e crie a vontade com estas possibilidades. O resíduo também pode ser aproveitado no preparo de sopas, mingaus, pães e tortas.



INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Os leites vegetais não devem ser aquecidos em temperaturas elevadas. Caso precisar aquecer, nunca deixe ferver, apenas amorne levemente para não perder os nutrientes e também para não talhar. Conserve sempre em geladeira em recipiente de vidro tampado. Consuma em no máximo 3 dias para aproveitar o frescor e os nutrientes.

Saiba mais sobre o valor nutricional das sementes de abóbora aquiaqui e aqui.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

14 comentários

  1. Olá!

    Quais os benefícios da fibra da semente?

    Faço o leite de semente de abóbora e bebo sem coar. Adoro a consistência mais grossa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Drika, tudo bem?

      As sementes são ricas em fibras, vitaminas e minerais como podes ver na descrição da receita. Da maneira que dizes que gostas, com certeza é bem mais saudável porque acredito que tens um aproveitamento maior dos nutrientes.

      Muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Volte sempre!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Ola as sementes são retiradas direito da abóbora ou tem de secar antes? Obrigada Susana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Susana, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. As sementes de abóbora que eu utilizei são secas e eu comprei prontas. Quando uso abóbora eu tosto as sementes no forno com um pouquinho de sal e sirvo como aperitivo ou as vezes coloco na sopa de abóbora quando faço. Geralmente removo as sementes e faço a sopa. Se fizeres com as sementes frescas não precisa secar antes, pode fazer com elas retiradas direto da abóbora. Eu faço com as sementes de melão assim e fica uma delícia. Espero ter ajudado, se fizeres a receita volta para me contar como ficou.
      Um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!
      Lori Ellis

      Excluir
  3. O meu bebê só toma cremogena como q eu faço pra fazer já que não pode ferver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada por acompanhar o blog. Eu sugiro que converse com o pediatra do teu bebê para encontrar a melhor solução para o caso. Não posso te indicar nada porque não sou profissional nutricionista, e seria uma irresponsabilidade minha se te indicasse algum alimento para o teu bebê. Espero que consigas uma boa orientação do pediatra do teu bebê e encontre a melhor e mais saudável alternativa para ele.
      Lamento não poder te ajudar mais, e agradeço muito pela tua visita.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  4. Olá. As sementes frescas tbm precisa ficar de molho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jaci, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. É recomendado deixar as sementes de molho para hidratar as mesmas facilitando com isto o processo de preparo do leite. Se usares as sementes frescas, pode deixar menos tempo de molho, eu acredito que duas horas sejam suficiente para inchar as sementes e com isto preparar um leite bem cremoso. Espero ter ajudado, se fizer a receita volta para me contar como ficou.
      Um grande abraço,

      Lori Ellis

      Excluir
  5. Olá Lori.
    Sou o Carlos
    Queria saber se para fazer o leite necessito de descascar as sementes. Uma primeira vez fiz com as sementes frescas descascadas e gostei muito. ta bem assim? Qual o melhor momento para tomar essa bebida? em Jejum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Carlos, tudo bem?

      Eu nunca descasquei as sementes para fazer o leite. Sempre uso a semente com a casca e depois passo por uma peneira. Eu adoro usar as sementes frescas, tanto de abóbora como de melão, para fazer este tipo de bebida. Fica bom demais! Não sou nutricionista, mas pelo pouco conhecimento que eu tenho, acredito que as vitaminas sejam mais absorvidas pelo organismo na parte da manhã. Acho ótimo começar o dia com um alimento assim, fresquinho, saudável e nutritivo. Mas isto não é uma regra, eu acho que tu podes consumir este leite a qualquer hora do dia. Eu pessoalmente gosto de tomar um copo de água com limão fresco de manhã em jejum, antes do café da manhã. Não sei se seria importante tomar o leite em jejum. Espero ter ajudado, um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  6. Olá Lori! Boa noite! Sou Araci , E a primeira vez que vou fazer o leite, da sementes de abóbora, obrigada pela receita, vou aproveitar todas dicas. Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Araci, tudo bem?

      Muito prazer, seja bem vinda! Espero que gostes da receita, me conta como ficou quando fizeres. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, volte mais vezes, vou adorar te ver por aqui!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  7. Oi Lori, tudo bem?

    Meu nome é Flávio e descobri seu blog, procurando por essa linda receita. Fiz hoje mesmo e amei. Você é crudívora? Desejo sucesso pra você e continue com esse jeitinho doce de ser.

    Abraço!

    Flávio Vieira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flavio, tudo bem?

      Seja bem vindo! Que bom que fizeste a receita e foi aprovada, fico feliz em saber e agradeço muito pelo comentário. Eu sou vegana há mais de 6 anos e estou iniciando no crudivorismo seriamente. Fazem exatamente 3 meses que estou com uma alimentação totalmente crudívoro e viva. Estou me sentindo maravilhosamente bem e embora já tenha tentado outras vezes sem muito sucesso, desta vez eu sinto que encontrei o caminho certo. Tenho estudado muito, testado receitas, aprendido a preparar alimentos vivos deliciosos e saudáveis. Estou em um momento de transição e aprendizado. Assim que me sentir mais segura vou começar a dividir esta experiência aqui no blog. Obrigada pela gentileza das tuas palavras, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, venha mais vezes!

      Abraços
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis