Mix de Legumes Refogados

Esta é uma dica para aproveitar o que tem na geladeira e preparar uma deliciosa refeição sem muito trabalho. Um dia antes de ir à feira, peguei o que tinha na geladeira e fiz um refogado delicioso para o nosso almoço. Enquanto o arroz cozinhava eu preparei esta delicia que em poucos minutos estava pronto para ser saboreado com uma saladinha também improvisada. Ficou muito bom e estou compartilhando a inspiração com vocês. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 


Eu fiz arroz a pedidos, mas tinha pensado em fazer uma massa que também ficaria muito legal. Inspire-se, use o que você tem na geladeira e prepare um refogado delicioso temperando bem a seu gosto. Sirva como preferir. Arroz, massa ou batata, tudo cai bem com um refogado destes. Para o seu refogado ser o maior sucesso tenha o cuidado de manter os legumes "al dente". Não deixe cozinhar demais, fica muito gostoso com os legumes ainda crocantes, levemente salteados. Eu usei cebola roxa porque era o que tinha em casa. Achei que o colorido ficou legal. Lamentei não ter pimentão para colocar também, teria ficado mais gostoso e colorido.


Grau de dificuldade: Fácil 
Rendimento: 2 porções
Preparação: 40 minutos



INGREDIENTES
  • 1 abobrinha verde média
  • 1 cebola roxa média
  • 1 cenoura média
  • 1 talo de salsão grande 
  • 2 colheres de sopa de cebolinha verde
  • 2 colheres de sopa de alho poro picado
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal
  • sal e pimenta do reino a seu gosto
  • 2 colheres de sopa de molho shoyo ou tamari 


PREPARO

Se você for servir com arroz como eu fiz, comece preparando o arroz e deixe cozinhar enquanto prepara os legumes para o refogado. Lave bem os legumes. Comece cortando a abobrinha. Eu cortei em meia luas. Corte como preferir. Fiz rodelas grossas e depois cortei na metade. Corte a cenoura em fatias grossas no sentido do comprimento e depois corte novamente fazendo tiras, a moda julienne. Corte o talo do salsão em fatias largas.  Descasque a cebola e corte em fatias. Pique o alho poro bem miudinho. Pique a cebolinha verde e reserve para colocar na hora de servir. 

Em uma frigideira grande aqueça o óleo de sua preferência. Quando estiver bem quente coloque o alho poro e deixe fritar rapidamente. Acrescente a cenoura e a cebola. tempere com um pouco de sal. Deixe refogar por uns dois minutos mexendo sempre. Acrescente o salsão e misture delicadamente. Por último coloque a abobrinha misturando novamente. Tempere com o shoyo e ajuste o sal. Acrescente a pimenta do reino de preferencia moída na hora. Deixe o refogado apurar por uns dois minutinhos apenas para incorporar os temperos. Desligue e sirva imediatamente acompanhado de arroz ou como preferir. Na hora de servir coloque cebolinha verde fresca sobre o prato. Bom apetite! 

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

4 comentários

  1. Lori, vc cozinha a cenoura ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. Todos os legumes que eu utilizei para este refogado são crus. Eu gosto da cenoura um pouco crocante e por isto não cozinho. O tempo de cozimento no refogado é suficiente para pegar o sabor dos temperos e dar uma leve cozinhada nas cenouras. Se fizeres a receita me conta como ficou. Espero que gostes.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Vou fazer agora bjos muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por escrever este recadinho. Fico feliz que tenhas gostado da receita. Me conta como ficou quando fizeres. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis