Pão Rápido sem Glúten + Teste Vegano - Barbarelismus


Este é um post informativo com uma receita muito simples e básica de pão. A amiga Bárbara do blog Barbarelismus fez teste com algumas opções de substituição de ovos em receitas veganas. Acompanhe a experiência da Bárbara nas fotos abaixo, onde ela mostra a diferença do uso de ingredientes específicos para substituir os ovos na mesma receita. Muito obrigada por compartilhar e nos permitir postar estas informações super importantes. Eu pessoalmente não gosto muito dos substitutos de ovo comprados prontos. Já experimentei uma das muitas versões existentes no mercado e voltei para os métodos tradicionais usando linhaça ou semente de chia. Para mim ainda são mais eficientes, além de mais saudáveis por não serem industrializados. 




Acompanhe a experiência do Barbarelismus

"Esta receita me permitiu testar os diferentes “ovos veganos” para comparação com um ovo normal. Começarei com a versão de “controle”, feita com ovos orgânicos reais. *Testei com: ovos de chia, ovos de linhaça e um mix de substituição de ovos comprado pronto. O tempo no forno pode variar. Veja as observações abaixo.



INGREDIENTES

  • 4 colheres de sopa de farinha sem glúten da sua escolha 
  • 2 colheres de sopa de farinha de tapioca
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • ½ c.c. sal (ou menos, não gosto de nada muito salgado)
  • 2 receitas de ovo vegano* (para 2 ovos normais) 
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de água
  • 2 colheres de sopa  de maple syrup ou agave


PREPARO


Pré-aqueça o forno a 180°C. Bata o ovo vegano em uma tigela media. Adicione os outros ingredientes. Misture bem até obter uma mistura uniforme. Despeje o mix em uma fôrma untada de cerca de 20 cm (usei uma redonda de silicone).

Asse por 20 minutos ou até que fique ligeiramente dourado. O tempo poderá variar dependendo do tipo de farinha que você usar. Deixe esfriar em cima de um rack antes de cortar. Rende 2 fatias grandes.


OBSERVAÇÕES

Tentei metade da receita mas foi muito pouco para preencher a minha fôrma. Ficou muito duro e não funcionou. No entanto, se você só quiser uma fatia, pode fazer na frigideira metade da receita como se fosse uma panqueca.

As versões veganas não cresceram tanto quanto a com o ovo normal e parecem precisar de mais tempo para assar.

*Como preparar o ovo vegano: 1 colher de sopa de chia ou linhaça triturada + 3 colheres de sopa de água, deixar apurar por pelo menos 15 minutos, até virar um gel. 
Para o mix comprado pronto, siga as orientações da embalagem.


Versão com ovo de chia: Triturei a chia primeiro. Precisei aumentar a quantidade de água para 3 C.S. e a massa ainda assim ficou bem mais densa que a versão com ovo normal. O resultado foi um pão com consistência parecida ao pão de fôrma, eu gostei! Você deverá assar por um pouco mais de tempo que o normal.



Versão com ovo de linhaça: Triturei a linhaça primeiro. Ficou mais ou menos com a mesma consistência da versão de chia, mas não precisei aumentar a quantidade de água, mantive como na original. Você vai precisar assar por alguns minutos a mais.




Versão com ovo de mistura em pó pronta (fácil de encontrar no exterior): Mais ou menos a mesma que a de linhaça. Precisa de mais tempo para assar. O resultado final foi um pouco mais irregular e, dependendo do fabricante do mix, pode deixar um gosto diferente.




Minha opinião? Se quiser fazer uma versão vegana, eu aconselharia usar chia ou linhaça, a menos que você não tenha com o que triturá-las. Eu acho que o “ovo” fica melhor quando vc usa elas em pó.

Espero que tenham gostado deste post!" Bárbara Barbarelismus.

Visite o Blog Barbarelismus clicando AQUI 

O Blog Barbarelismus é escrito em inglês. Se você gostar de alguma receita e quiser a versão em português, deixe um recado que providenciaremos aqui uma postagem traduzida.

ESTA RECEITA E FOTOS PERTENCEM AO BLOG BARBARELISMUS. CASO VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU POSTAR, POR FAVOR DÊ OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA!

3 comentários

  1. Que Dica Marravilhosa adoro suas Receitas uai sou mineira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Vani querida,

      Obrigada pela visita amiga, tão bom receber teus recadinhos sempre cheios de muito carinho.

      um grande abraço

      Lori Ellis

      Excluir
  2. SUPER LORI!

    PARABÉNS DE NOVO!

    BLOG PERFEITO!

    AMIGA, VOU FAZER ESSE PÃO NESSE SÁBADO. NÃO TENHO AGAVE. POSSO USAR QUANTAS COLHERES DE SOPA DE AÇUCAR DEMERARA PARA CADA PÃO?

    GRANDE ABRAÇO!

    ResponderExcluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis