Pizza de Frigideira sem Glúten - Barbarelismus

Eu fiz um pão de frigideira sem glúten e postei aqui. Olhem só a delícia que a minha amiga Bárbara do Blog Barbarelismus fez com a minha receita de pão de frigideira. Ela preparou uma pizza maravilhosa com a mesma massa. Adorei e estou compartilhando com vocês esta inspiração. Esta eu vou experimentar, com certeza. Obrigada pela inspiração e por dividir conosco mais esta deliciosa idéia.


Esta receita é sensacional, eu adoro e faço seguido aqui em casa. Rápido, versátil, simples de fazer, este delicioso pão de frigideira é uma excelente sugestão para quando não se tem muito tempo na cozinha mas não quer abrir mão de uma refeição saudável e deliciosa. Você pode usar as farinhas que tiver em casa e cobrir com os molhos e legumes que preferir, inventando versões diferentes da mesma receita. Caso não tiver problemas com glúten e quiser pode usar farinha de trigo integral misturada meio a meio com farinha de trigo branca. Depois de assar na frigideira, coloque o molhos e temperos que desejar e leve ao forno por uns 5 minutinhos somente para aquecer. Veja como é simples de fazer. Dependendo da espessura que você deixar a massa na frigideira, e do tamanho da sua frigideira, pode render até 4 mini pizzas. 


INGREDIENTES
  • 6 colheres de sopa de farinha de tapioca (ou polvilho)
  • 6 colheres de sopa de farinha de grão de bico (ou outra farinha)
  • 2 colheres de sopa de Nutritional Yeast
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1/2 xícara de água em temperatura ambiente
  • 1 colher de chá de óleo vegetal
  • sal a seu gosto


PREPARO

Em uma bacia misture todos os ingredientes secos e adicione a água aos poucos mexendo sempre. Por ultimo coloque o óleo e misture bem. A consistência da massa deve ser mais ou menos como a foto abaixo mostra. Uma massa encorpada porém maleável.


Unte uma frigideira pequena, leve ao fogo para aquecer e coloque a metade da massa para assar em cima do fogão. Espalhe a massa com cuidado.


Abaixe o fogo e tampe a frigideira para o pão assar. É muito rápido, em menos de 10 minutos está pronto para ser virado. 


Este é o ponto para ver que a massa na parte de baixo esta assada. Já esta na hora de virar. Para virar você pode simplesmente usar a mesma técnica de virar panquecas. E muito fácil porque a massa desliza bem da frigideira, e como já esta assada na parte inferior não tem problema de grudar.

Caso preferir também pode usar a técnica do prato. Desliza a massa em um prato e coloca a frigideira sobre o prato e simplesmente vira a frigideira. O pão vai ficar virado. Tampe a frigideira de novo e leve de volta ao fogo médio para assar a outra parte. Agora é ainda mais rápido porque a parte de cima já esta pré-assada do primeiro cozimento.


Enquanto isto, prepare os ingredientes que vai usar para a cobertura da pizza. Você pode usar o que tiver disponível na geladeira. A Bárbara colocou molho de tomates, queijo vegano ralado e folhas de manjericão. Ficou lindo. Se você quiser pode colocar rodelas de tomate, azeitonas, cebola, cogumelos, ou o que preferir. Invente a sua pizza.

Quando o pãozinho estiver assado remova da frigideira e coloque em uma assadeira enquanto prepara o outro. Coloque a cobertura desejada e leve a assadeira ao forno para aquecer um pouco antes de servir. Pronto, agora é saborear esta delicia tão fácil e rápida de preparar, e que eu tenho certeza que vai agradar muito a quem se aventurar a fazer. A massa fica uma delicia, com um leve gostinho de queijo, até chega a lembrar pão de queijo.  A inspiração para esta receita veio do blog Dica Veggie.

O Blog Barbarelismus é escrito em inglês, e tem receitas maravilhosas, diferentes e saudáveis, que estão sendo traduzidas e serão postadas aqui com exclusividade. Visite Barbarelismus clicando aqui e curta a Fan page do blog no Facebook clicando aqui. Vale a pena curtir e acompanhar.

Saiba mais ou compre Nutritional Yeast visitando a Loja Veganana: clique aqui.
ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG "BARBARELISMUS".
SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU POSTAR, POR FAVOR DÊ OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA!

4 comentários

  1. Ixi, acho que vc se esqueceu de postar a foto da massa...
    E, qual a finalidade do nutritional yeast? Se fizer sem, a massa 'desanda'?
    Obrigada,
    Rita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rita,

      Seja muito bem vinda! obrigada pelo comentário.
      Na realidade esta é uma receita que eu já tinha feito em forma de sanduíche, e foi transformada em pizza pelo Blog Barbarelismus. Como este blog só escreve em inglês, eu copiei a minha receita e postei como pizza com a foto deles.
      Coloquei o link da minha receita original, mas não postei as fotos. Não esqueci, mas acabei de postar as fotos do passo a passo da receita original para ilustrar as explicações. Obrigada pelo toque amiga!

      Quanto ao nutritional yeast, é um tempero que tem um sabor que lembra muito o queijo tradicional. É uma levedura nutricional que tem as mesmas propriedades do levedo de cerveja. mesmo sendo um fermento, é inativo e não tem nenhuma ação na massa. portanto não se preocupe, se tu não tiver o nutritional yeast, a massa não vai desandar.

      Espero ter ajudado, um grande abraço e volte sempre para me visitar.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Obrigada pelos esclarecimentos, querida!!
    Bjs,
    Rita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço pela tua visita e comentário Rita!

      beijos e volte sempre!
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis