Queijo de Amêndoas com Ervas

De todos os leites vegetais, o de amêndoas é o meu preferido. Faço sempre aqui em casa, e acabo inventando receitas para utilizar o resíduo. Adoro fazer pastinhas e queijos para complementar o café da manhã. Gosto muito de queijo cremoso com pão. Especialmente quando eu tempero o queijo como este que eu fiz. Este queijo ficou muito gostoso, o sabor das ervas contrastando com o delicado sabor das amêndoas combinou perfeitamente. Usei um pouco de cúrcuma para dar uma cor especial. Ficou lindo e foi muito apreciado aqui em casa. Use temperos e ervas diferentes, branquinho ou amarelado, 



O resíduo do leite de amêndoas é perfeito para preparar queijos. Eu já fiz em varias versões diferentes, e este que estou trazendo hoje para vocês foi temperado com cúrcuma e ervas aromáticas. Você pode usar qualquer resíduo de leite vegetal que esteja acostumado a fazer, temperando a seu gosto e adicionando sabores diferentes. Basta seguir as instruções de preparo e quantidades indicadas, e o tempero fica a seu critério. Isnpire-se e invente deliciosos queijinhos com base nesta receita.


No caso deste queijo eu usei as amêndoas sem a pele. Por este motivo ficou lisinho e com uma consistência mais cremosa. Já fiz a mesma receita com o resíduo da amêndoa com a pele e ficou muito bom também. A única diferença vai ser a cor e um pouco na consistência. Leia a receita com muita atenção e prepare todos os ingredientes que vai precisar antes de começar.




INGREDIENTES

  • 1 xícara e meia de água fria 
  • 5 colheres de chá de ágar ágar em pó 
  • 1/2 xícara de resíduo do leite de amêndoas sem pele
  • 1 colher de sopa de suco (sumo, caldo) de limão 
  • 1 colher de chá de cúrcuma em pó (opcional) 
  • 1 dente de alho pequeno 
  • 1 colher de chá de sal 
  • 1 colher de sopa de Nutritional Yeast (opcional) 
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem 
  • ervas aromáticas a seu gosto ( páprica, salsinha desidratada... etc) 
  • pimenta (de preferencia moída na hora) a seu gosto 


PREPARO

Comece preparando o prato onde vai colocar o queijo depois de pronto. Use um pirex de vidro no formato que preferir. Não coloque o queijo para modelar em recipiente de plástico. Pode usar louça, vidro, ou qualquer outro material menos metal e plástico para modelar e armazenar o queijo. Eu usei um pirex de vidro redondo. Unte este recipiente com azeite de oliva extra virgem e coloque as ervas e temperos que desejar no fundo do prato acomodando bem. Você pode dar uma giradinha no prato para espalhar as ervas. Reserve e comece a preparar a receita do queijo.


PARA O QUEIJO

Coloque o resíduo solido do leite de amêndoas e o alho no liquidificador. Acrescente o sal e pimenta do reino caso for utilizar, na quantidade de sua preferencia. Eu aconselho a usar menos temperos de inicio e adicionar mais caso for necessário. Se for utilizar o 
Nutritional Yeast  e a cúrcuma, adicione aos outros ingredientes no liquidificador, bata e reserve.

IMPORTANTE: Misture bem o agar-agar na água fria e depois leve ao fogo sem parar de mexer. Quando começar a ferver conte dois minutos.

Em uma panela pequena coloque a água fria e misture o agar-agar até dissolver bem. Ligue o fogo e mexa sempre ate ferver. Quando levantar fervura conte dois minutos, desligue o fogo e remova a panela da boca do fogão.

Ligue o liquidificador de novo e adicione o ágar-ágar recém tirado do fogo (tem que se rápido, lembre-se de que o ágar-ágar endurece muito rapidamente), bata bem ate misturar e acrescente o limão e o azeite. A quantidade do limão fica a seu gosto. Coloque no recipiente de vidro que foi previamente untado e preparado com as ervas e temperos. Tampe e leve a geladeira para tomar consistência e deixe gelar bem antes de servir.
 

Desenforme o queijo em um prato caso desejar. Sirva gelado acompanhado de torradinhas ou crackers. Este queijo pode ser fatiado, mas não pode ser ralado. É um queijo cremoso de consistência um pouco mais firme. Fica uma delícia como recheio de sanduíches. Experimente colocar uma fatia no risoto quando estiver quase pronto... ou então cozinhe o macarrão de sua preferência e adicione uma porção deste queijo, misture e coloque no forno. Tudo de bom!  Conserve o queijo na geladeira em recipiente tampado, de preferencia de vidro ou louça. Consuma em no máximo 5 dias. Isto se durar tanto tempo, aqui em casa vai rapidinho. Esta receita faz um queijinho de tamanho pequeno. 

Nutritional Yeast tem um delicioso sabor acastanhado que lembra o queijo, e com certeza vai deixar o queijo muito mais saboroso. Mas caso você não tiver, não se preocupe, o queijo vai ficar muito gostoso da mesma forma. O resultado da receita não vai ser alterado caso você não utilizar Nutritional Yeast. 

Se você quiser saber mais ou comprar Nutritional Yeast, clique aqui e visite a Loja Veganana. 

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

7 comentários

  1. É possível substituir o agar-agar por goma xantana? Caso positivo, como fazer?
    Muito obrigada.
    Diná

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Diná,

    Seja bem vinda e muito obrigada pela participação.
    Eu nunca usei goma xantana para fazer queijos e não saberia te dizer se dá certo. Infelizmente não tenho nenhuma experiência com o uso de goma xantana. Não lembro de ter ouvido ou de ter visto alguma receita de queijo feita com a goma substituindo o agar agar. Fiquei curiosa, vou dar uma pesquisada com calma e se encontrar algo eu volto aqui para te falar.

    um grande abraço, volte sempre para me visitar!

    Lori Ellis

    ResponderExcluir
  3. Olá! Essa receita parece divina e quero fazer já - mas não entendi como se bate os ingredientes secos no liquidificador sem líquido? Agradeço sua atenção. Um grande abraço e parabens - todas as suas receitas que fiz ficaram ótimas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriam, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. Esta receita é muito boa mesmo e fácil de fazer. Os ingredientes não são secos porque o resíduo do leite de amêndoas é bastante úmido, e bate tranquilamente com o alho e os temperos na primeira fase antes de acrescentar o agar agar.
      Caso o teu liquidificador não for muito potente tu podes bater tudo junto depois que acrescentar o agar agar, o limão e o azeite. Não vai fazer diferença desde que seja feito rapidamente para que o agar agar não comece a endurecer antes de tu ter a oportunidade de colocar o queijo no pratinho onde vai modelar.
      Faz o seguinte, coloca o resíduo do leite de amêndoas no copo do liquidificador, o alho e os temperos que vai usar, sal, pimenta, cúrcuma, o azeite de oliva e o limão. Prepara o agar agar e despeja em cima dos outros ingredientes e bate tudo junto. Tu vais ter que bater um pouco mais para ter certeza de que o alho triturou bem. Bata até conseguir uma mistura lisinha e homogênea.
      Espero ter ajudado, se tiveres mais alguma dúvida escreve novamente que eu te ajudo. Um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Vc arrasa!Eu fiz e ficou uma delícia :)
    Usei alho frito, gersal e dispensei a cúrcuma e mesmo assim o resultado foi excelente!
    Estou amando seu blog!
    Gratidão por compartilhar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra, tudo bem?

      Puxa que legal que fizeste a receita do queijinho colorido. Que bom, deve ter ficado uma delícia com alho frito. Adorei a dica, nunca fiz assim, vou experimentar da próxima vez que fizer queijo. E com gersal então.... nossa, genial, adorei mesmo as alterações que fizeste. Parabéns pela criatividade!

      Obrigada pelo carinho de escrever, obrigada por acompanhar o blog. Venha sempre me visitar!

      abraços,
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis