Torta Integral de Pera

Esta é uma combinação que me surpreendeu. Fiz esta torta para receber visitas em cima da hora e sem muito tempo para fazer coisas mais elaboradas. Geralmente eu faço de maçãs ou banana, mas desta vez resolvi mudar até porque tinha que pensar rápido e só tinha peras em casa. Resolvi fazer uma torta usando as peras e o resultado foi muito bom. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Ousei um pouco e coloquei o cacau e a linhaça moída. O resultado foi uma sobremesa de sabor muito delicado com um leve toque achocolatado do cacau. A aveia em flocos misturada com o açúcar mascavo que coloquei por cima deu uma leve crocância que complementou a receita. Se você não tiver peras, use maçãs, bananas ou outra fruta que lhe agrade. Basta seguir as instruções e quantidades indicadas na receita, mudando apenas a fruta utilizada. Não tive tempo para fazer muitas fotos, apenas registrei o suficiente para compartilhar a receita com vocês.

Esta receita é super versátil e rápida de preparar. Em pouco tempo você tem uma sobremesa prontinha para aquelas situações de emergência quando não tem muito tempo na cozinha, como foi o meu caso. Integral, com pouco açúcar, com certeza é uma opção de sobremesa saudável. Eu precisava de leite vegetal para fazer esta receita, e não tinha nenhum pronto em casa, e na corrida resolvi improvisar e fiz uma espécie de leite de aveia, simplesmente dissolvendo a farinha de aveia na água. Ficou ótimo para o que eu precisava que era apenas um líquido para acrescentar na torta. Nem usei o liquidificador. Fica a dica. Mas se você quiser fazer esta receita e tiver algum tipo de leite vegetal, nem esquenta a cabeça em fazer o que eu fiz, use o leite vegetal na quantidade indicada na receita (200ml).




INGREDIENTES


  • 4 peras maduras descascadas e fatiadas
  • 1 xícara de chá de farinha de trigo integral
  • 2 colheres de sopa de semente de linhaça moída
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó 
  • 1/2  xícara de açúcar mascavo + 3 colheres de sopa
  • 1/2 xícara de aveia em flocos grossos
  • óleo de coco o suficiente para untar o prato (ou creme vegetal)
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • 200 ml de água em temperatura ambiente (ou leite vegetal, caso tiver)
  • 4 colheres de sopa de farinha de aveia  (para fazer o leite vegetal)
  • caldo (sumo, suco)  de 1 limão
  • canela em pó a seu gosto



PREPARO

Comece preparando a parte líquida, o leite improvisado que eu fiz  para molhar a torta. Em uma tigela dissolva a farinha de aveia com a água em temperatura ambiente (200 ml de água em temperatura ambiente para 4 colheres de sopa de farinha de aveia). Você vai obter uma mistura líquida consistente, como se fosse um leite de aveia. Se for utilizar a baunilha, acrescente à esta mistura e reserve. Na realidade eu fiz isto rapidamente porque não tinha leite vegetal pronto em casa e precisava improvisar. Ficou ótimo e nem precisei usar o liquidificador. Caso você tiver algum tipo de leite vegetal, simplesmente utilize na receita e descarte esta parte da farinha de aveia.

Descasque as peras e remova as sementes. Corte em fatias de espessura media e coloque em uma travessa onde possa espalhar bem as fatias. Esprema o limão sobre as fatias. Dependendo do tamanho do limão que for utilizar, talvez precise mais de um para cobrir as peras. Isto é necessário para que as mesmas não escureçam. Reserve enquanto prepara o restante da receita.

Em uma vasilha separada misture a farinha, o cacau em pó, a linhaça moída, a canela e 1/2 xícara de açúcar mascavo. Prepare um refratário fundo de tamanho médio untando bem. Eu usei óleo de coco para untar o meu. Use o que lhe for mais conveniente. Coloque uma camada fina da mistura de farinha, uma camada das fatias de pera, cubra as fatias de pera com mais uma camada da mistura de farinha com açúcar e siga alternando as camadas até que terminem todos os ingredientes. Tome o cuidado de não encher muito o prato porque esta receita cria bastante liquido enquanto está assando e pode transbordar. Cubra tudo com a misturinha líquida que fez da farinha de aveia (leite de aveia improvisado), água e baunilha. Ajeite nos cantinhos com o auxílio de uma colher, para ter certeza de que o líquido penetrou na parte inferior da torta. Por último faça uma mistura da aveia em flocos grossos com as 3 colheres de sopa de açúcar mascavo e um pouco de canela se desejar. Não use muita canela, a menos que você realmente goste. A canela tem um gosto muito forte, e pode descaracterizar o sabor da torta. Eu pessoalmente coloco pouco, apenas para dar um toque no sabor. Espalhe com um garfo sobre a superfície da torta. Esta última camada vai deixar a torta crocante. Não é necessário cobrir o refratário. Leve ao forno por mais ou menos uns 30 minutos, ou até dourar. Sirva quente ou gelada, como preferir. Fica uma delícia servir ainda morninha com uma bola de sorvete vegano de baunilha em cima. 


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

4 comentários

  1. oi Lori, vc acha que consigo substituir a farinha de trigo integral pela farinha de arroz integral para uma versão sem glúten? obrigada (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria,

      Seja bem vinda, obrigada por seguir o blog. Sim, tu podes usar farinha de arroz ou qualquer outra sem glúten para esta receita. É super fácil de fazer porque a massa não cresce, e então o glúten não faz nenhuma diferença. Pode também usar farinha de coco misturada com a de arroz. Deve ficar uma delícia. Se fizer a receita volta aqui para me contar como ficou. Espero que gostes.

      Um grande abraço
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Divina. Muito obrigada por compartilhar. Salvei 4 peras maduras que ninguém queria e transformei numa torta dos Deuses. Só acrescentei coco ralado seco sem açúcar e ficou muito bom. Parabéns Lori Ellis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dy,

      Nossa que legal ler teu recadinho. Adorei que escreveste para me contar como ficou a torta, e o melhor de tudo foi saber que foi aprovada. Deve ter ficado uma delícia com coco ralado.
      Muito obrigada por acompanhar o blog e por escrever.

      Volte mais vezes para me visitar

      um grande abraço
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis