Barrinha Crudívora de Amendoim

Esta receita é muito fácil de fazer, não requer muita elaboração e com poucos ingredientes você tem estas delícias para saborear em poucos minutos de preparo. Barrinhas crudívoras de amendoim. Bom demais para saciar o desejo por doce sem ingerir açúcar. Eu desidratei as barrinhas, mas não é necessário fazer isto. Você pode consumir sem desidratar e conservar na geladeira conforme as instruções abaixo. A unica vantagem de desidratar é que dura mais tempo. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Você pode variar a receita substituindo as tâmaras por passas de uva ou ameixas pretas, e se quiser pode também substituir os amendoins por castanhas de caju. Basta seguir as quantidades indicadas. Não pode ser mais simples de fazer.  Conserve as barrinhas na geladeira em recipiente hermeticamente fechado por até 5 dias. Se preferir pode congelar por um mês.

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 22 barrinhas pequenas
Preparação: 30min





INGREDIENTES

  • 1 1/2 xícara de amendoim cru
  • 1 xícara de tâmaras sem caroço
  • 1/4 xícara de cacau em pó 
  • 1 pitadinha de sal


PREPARO

Coloque todos os ingredientes no processador com o cortador de metal. Caso o seu processador não for muito potente, pode ser necessário colocar um pouco de óleo de coco ou amendoim, ou então deixar as tâmaras de molho por mais ou menos 1 hora antes de utilizar. Eu não deixei as tâmaras de molho e nem usei óleo porque as tâmaras que eu usei eram bem novinhas e macias, não achei necessidade. Meu processador é bem potente e eu não tive dificuldade. Uma leitora tentou fazer a receita com os amendoins crus inteiros com a pele e relatou que teve dificuldade de processar e teve que acrescentar óleo de amendoim.



Se alguém mais também tiver dificuldade de processar, já vai saber o que fazer, pode acrescentar óleo de coco ou amendoim caso tiver em casa. E se tiverem alguma dúvida, escrevam que eu ajudo.



Triture até formar uma pasta consistente. Caso preferir deixe uns amendoins para colocar no final do processo e a barrinha vai ficar mais crocante, com pedaços maiores de amendoim. Se você quiser também pode acrescentar outros ingredientes como chia, sementes de linhaça ou o que preferir.


Coloque um pedaço de papel vegetal na mesa formando mais ou menos um retângulo. Disponha outro pedaço de papel sobre a massa para poder modelar melhor. Remova o papel e ajeite os cantinhos se for necessário para formar um retângulo com a massa e cortar as barrinhas.

Se você quiser pode dispensar o papel de cima e modelar com as mãos mesmo, mas eu achei super fácil fazer assim como fiz. Consegui fazer com que a massa ficasse compacta.Com o auxílio de uma faca ou espátula jeite os cantos se for necessário até formar um retângulo.




Eu desidratei as barrinhas por 8 horas para durar mais. Não é necessário desidratar, você pode conservar na geladeira em embalagem hermeticamente fechada por até 5 dias.




Espero que tenham gostado da sugestão. Muito simples e deliciosa, rápida e fácil de fazer.


Se você quiser saber mais sobre os processos de desidratação, clique AQUI e veja como fazer com ou sem desidratador.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

14 comentários

  1. Olá Lori, tudo bom? Sou nova na cozinha e estou seguindo seu perfil no facebook e estou adorando as idéias. Gostaria de saber se ao invés de usar o processador, pode-se utilizar o liquidificador. Obrigada. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Natalia,

      Seja bem vinda querida, obrigada por seguir o blog, fico feliz que estás gostando.
      Pode usar o liquidificador sim, mas eu aconselho a usar a tecla pulsar se o teu tiver, e bater aos poucos para não correr risco de sobrecarregar o motor. Tu podes bater em pequena quantidade de cada vez se for necessário. Não precisa bater muito, deixe pequenos pedaços para que a barrinha fique crocante.
      Se tiver mais alguma duvida escreve de novo que eu te ajudo, e se fizer me conta como ficou, espero que gostes.

      Volte sempre para me visitar
      beijos

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Boa Tarde!
    Adorei a receita, mas se não tiver as tâmaras, posso substituir? pelo o que?
    Desde já agradeço! Bjos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      As tâmaras podem ser substituídas por ameixas pretas, damascos ou passas de uva. Use o que for mais conveniente para ti. Com as passas de uva vai ficar mais docinho. Use a mesma quantidade indicada na receita, seguindo os mesmos passos.
      Se fizeres volta aqui para me contar como ficou. Espero que gostes. Se tiver mais alguma dúvida, estou à disposição.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  3. Oi Lori! Fiquei muito interessada nas barrinhas, mas queria entender o processo de desidratação. Como faço caminhadas de muitos dias, precisaria de desidratar mesmo. Você disse que desidratou por 8 horas, usou forno ou desidratador? Muito obrigada!
    Cíntia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cintia, tudo bem?

      Me desculpe não ter respondido antes a tua mensagem. Não sei porque mas várias mensagens foram parar na caixa de spam e eu não vi. hoje resolvi limpar a caixa de spam e encontrei várias mensagens, inclusive a tua. Espero que leias a minha resposta, e lamento não ter podido responder antes.
      Eu uso o desidratador sempre, mas se preferir podes usar o forno convencional em uma temperatura baixa, o mais baixo que conseguires, que não ultrapasse 50C. Deixe até que fiquem na textura que você preferir. Se quiser mais sequinha deixe mais tempo. Isto não vai fazer muita diferença a não ser no teu gosto pessoal. Espero ter ajudado, se tiveres mais alguma dúvida, escreve novamente. Agora vou checar a caixa de spam diariamente...
      Um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Respostas
    1. Olá Luiz Alberto,

      Seja bem vindo e muito obrigada por acompanhar o blog e escrever comentando sobre a receita. É simples de fazer e fica muito deliciosa.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  5. Esse papel vegetal é o mesmo que o manteiga? outra dúvida, pode usar amendoim torrado? será que vai dar liga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joelma, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. O papel vegetal e manteiga é a mesma coisa. Se usar amendoim torrado vai ser mais difícil dar liga e a receita já não vai ser mais crudívora. mas se não conseguires o amendoim cru, use o torrado e controle a consistência acrescentando um pouco de óleo de coco ou creme vegetal, apenas o suficiente para dar liga. Se fizer me conta como ficou, espero que gostes da receita.

      Um grande abraço
      Lori Ellis

      Excluir
  6. voce deixou os amendoins de molho pra tirar a casca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Geny, tudo bem?

      Para esta receita, descasque os amendoins primeiro antes de qualquer coisa. Eu comprei os amendoins já descascados. Depois que descascar, coloque de molho. Se colocar de molho com as cascas, os grãos não vai ficar hidratados para preparar a receita. Espero ter ajudado, qualquer outra dúvida, escreve novamente. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar.

      Lori Ellis

      Excluir
  7. Olá,quanto tempo devo deixar o amendoim de molho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, tudo bem?

      Se quiseres deixar o amendoim de molho, lave em agua corrente, coloque em um recipiente de vidro e cubra com agua. Deixe de molho de um dia para o outro, pode ser de 8 a 12 horas. Depois disto tu escorre e despreza a agua do molho, e lava novamente, e está pronto para utilizar. O ideal é deixar em uma peneira para escorrer bem o liquido antes de processar. Espero ter ajudado, se tiveres mais alguma duvida, estou à disposição. Se fizer a receita me conta como ficou. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis