Brownie Crudívoro

A alimentação crudívora, também conhecida como alimentação viva, mantém os nutrientes intactos, especialmente as enzimas que são importantes para manter a saúde. A falta de enzimas é uma das maiores razões do aparecimento de doenças e do envelhecimento precoce. A culinária crudívora é rica em possibilidades e os doces são de dar água na boca como este delicioso brownie. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Esta é uma alternativa saudável e muito deliciosa ao tradicional brownie assado. Uma receita simples e rápida de fazer. Eu usei castanhas de caju, se você quiser pode substituir por nozes, fica uma delícia também. O cacau pode ser substituído pela alfarroba. Se você quiser também pode fazer uma cobertura crocante. Uma sugestão é fazer tipo uma farofinha de nozes ou castanhas e colocar em cima do brownie depois de pronto, antes de colocar na geladeira. Eu fiz as fotos com o passo a passo para facilitar para quem quiser fazer. Acreditem, foi mais difícil para mim fazer todas estas fotos do que vai ser para vocês fazer o brownie. As imagens mostram os passos de preparo de maneira simples e clara e fácil de seguir.

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 12 fatias
Preparação: 20min





SEMANA DA ALIMENTAÇÃO VIVA
(Clique no link abaixo para fazer a sua inscrição)



INGREDIENTES 

  • 2 xícaras de castanhas de caju (sem torrar)
  • 1 xícara de resíduo de leite de amêndoas 
  • 1 xícara de tâmaras sem caroço (2 horas de molho)
  • 1 xícara de coco ralado fino
  • 1/4 xícara de cacau ou alfarroba em pó 
  • 1 pitadinha de sal marinho ou do himalaia



PREPARO 

Para esta receita você vai precisar do resíduo do leite de amêndoas feito em casa. O resíduo é a parte sólida que sobra quando você coa o leite. Veja a receita do leite de amêndoas aqui. Esta é uma ótima sugestão para utilizar o resíduo do leite. Portanto programe a receita com antecedência para preparar tudo o que for necessário antes de começar. Se você quiser que o seu brownie tenha pedaços maiores de castanha ou da oleaginosa que for utilizar, processe menos na fase inicial porque vai seguir processando novamente a medida que adicionar os outros ingredientes. 



Comece preparando as tâmaras. Use tâmaras sem caroço, ou remova os caroços caso não conseguir encontrar sem. Coloque em um recipiente de vidro e cubra com água filtrada. Deixe em infusão por duas horas. As tâmaras vão inchar e ficar macias para serem processadas.





Leve as castanhas ao processador usando o cortador em S. 






Processe usando a tecla pulsar, para que você possa controlar o resultado.






Continue processando até formar uma espécie de farofa grossa.




Pare de processar quando chegar no ponto como mostra a foto. Como falei antes, se você quiser que o seu brownie tenha pedaços maiores de castanha, processe menos agora na fase inicial.






Adicione 1 xícara de coco ralado. Eu usei o ralado fino, mas não tem problema se você usar o mais grosso.










Processe rapidamente apenas para misturar. Uma ou duas vezes acionando a tecla pulsar é suficiente.








Adicione as tâmaras hidratadas sem utilizar o caldo. Reserve o caldo para caso for necessário utilizar no final da receita para ajustar a consistência.








Processe novamente até misturar bem os ingredientes e formar uma massa uniforme.










Este é o resultado da massa processada depois de adicionadas as tâmaras hidratadas, fica tipo uma pasta.












Adicione o resíduo do leite de amêndoas.










A seguir coloque o cacau em pó ou alfarroba.









Adicione uma pitadinha de sal marinho ou do Himalaia.











Processe novamente apenas para misturar os ingredientes.


A massa do brownie fica firme e fácil de remover e manusear. Se a massa ficar um pouco mole e for necessário ajustar a consistência adicione mais um pouquinho de coco ralado. Se a massa ficar mais dura, acrescente um pouco do caldo de tâmaras que sobrou.



Unte um prato retangular, de preferência de vidro. Eu usei uma camadinha leve de óleo de coco para untar. Remova a massa do brownie do processador e coloque no prato pressionando bem com a espátula.

A massa apesar de firme e compacta ainda está mole porque foi recém processada. Depois de gelada fica bem mais consistente e firme. Tenha o cuidado de pressionar bem a massa no prato para que o brownie fique bem compacto e bem modelado para que você consiga cortar quando servir.




Tampe o prato e leve ao congelador por pelo menos duas horas antes de servir. Se você quiser pode fazer uma cobertura com nozes ou amêndoas.







INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Com a mesma receita você pode fazer docinhos tipo trufas. Faça bolinhas e passe no cacau, coco ou amêndoas trituradas. Ficam lindos e muito deliciosos. 

Conserve o brownie na geladeira em recipiente (de preferência de vidro) tampado. 

Dura 5 dias na geladeira e pode ser congelado por mais ou menos 1 mês. 

Sirva com frutas frescas. Uma fatia deste brownie é suficiente para matar qualquer desejo por doce. Espero que tenham gostado da receita e que se animem a fazer também.



A maior conferência online sobre Alimentação Viva da América Latina chega em sua terceira edição. Para saber mais e participar desta edição da "Semana da Alimentação Viva", basta se inscrever gratuitamente e acompanhar as novidades neste link semav.com.br/veganana



ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

10 comentários

  1. Duvida: castanha crua ou torrada? E dá pra fazer no liquidificador? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amiga,

      Seja muito bem vinda!
      Eu usei castanha sem torrar para esta receita, até porque queria fazer na versão crudívora. Acho bem melhor fazer com a castanha sem torrar porque o sabor da castanha torrada pode interferir no resultado final, pode ficar um pouco forte. Pode usar o liquidificador sem problemas, só tenha o cuidado de bater aos poucos a medida que for acrescentando os ingredientes. Se o teu liquidificador não for muito potente tu podes começar batendo as tâmaras que ficaram de molho e estão bem macias e vai bater mais facilmente. Depois vai acrescentando as castanhas aos poucos e o restante dos ingredientes.
      Espero ter ajudado, se tiveres mais alguma dúvida escreve novamente. Se fizer a receita volta para me contar como ficou.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Olá Loris!!! Tudo bem?

    Adoro as suas receitas e já consegui fazer duas (não tenho muitos talentos na cozinha rs, mas estou melhorando).

    Achei muito bacana esta receita do brownie e estou morrendo de vontade de experimentá-la, tenho apenas um problema! Eu tenho alergia a coco! =(

    Você vê alguma alternativa ou problema em não colocar o coco na receita? Ele serve, além do sabor, para dar consistência à massa?

    Muito obrigado pela atenção e excelente trabalho! =)

    Att,
    João

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite João,

      Muito obrigada pela visita, seja bem vindo! Que bom que gostaste da receita, realmente é muito boa e vale a pena fazer. Além de deliciosa é uma alternativa saudável de comer doce sem açúcar e sem muita culpa. Um pedacinho deste brownie acompanhado de frutas frescas é uma ótima sugestão de sobremesa.

      Quanto ao coco, não tem problema se for substituído, porque não é um imprescindível, e não vai fazer muita diferença. Tu podes utilizar aveia que fica muito bom e vai ajudar a equilibrar a consistência da massa. Existem outras possibilidades de substituição do coco como a farinha de amêndoas, mas eu acho que a aveia é a melhor de todas.

      Espero ter ajudado, se precisar de mais alguma ajuda escreve novamente. Se fizer a receita volta para me contar como ficou.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  3. Olá, Lori!

    Estou adorando o seu site. :)

    Tenho uma dúvida: existe algum substituto para o resíduo do leite de amêndoas?

    Grata!

    Camila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila,

      Bem vinda querida, obrigada por escrever. Que bom que estás curtindo as receitas.
      Tu podes utilizar as próprias amêndoas deixadas de molho e processadas. Também pode usar castanhas de caju que fica uma delícia, ou então amendoim. Para qualquer uma das opções basta usar a mesma quantidade indicada na receita e deixar de molho de um dia para o outro depois de lavar bem. No caso das amêndoas é aconselhável deixar de molho pelo menos 8 horas. Já o amendoim e as castanhas não precisa deixar tanto tempo, mas se deixar não faz mal. Estes dois últimos pode deixar de molho por mais ou menos 2 horas antes de processar.
      Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida escreve novamente. Se fizer a receita me conta como ficou, espero que gostes.

      Volte sempre, adorei a tua visita!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  4. Estou viciada nesse Brownie! Já fiz de td jeito, com amendoim em vez de castanhas; com tâmaras; com ameixas; acrescentando uvas passas; com gergelim; com leite de coco... tds as versões ficaram maravilhosas. Receita muito Boa! Parabéns, adoro seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cibele,

      Seja bem vinda querida! Adorei o teu recadinho, muito obrigada por escrever comentando sobre a receita, e obrigada pelas tuas palavras carinhosas em relação ao blog. Fico muito feliz que acompanhas e gostas das receitas. E mais feliz ainda que estás fazendo este delicioso brownie em diferentes versões. Imagino a delicia que deve ter ficado com as substituições que fizeste. Parabéns pela criatividade!

      Um grande abraço, volte sempre para me visitar!
      Lori Ellis

      Excluir
  5. Oi Lori
    Tou a pensar fazer amanhã esta receita que me parece uma delicia :) mas como não faço leite de amêndoas não tenho resíduo pra por na receita :( será que posso substituir por outra coisa? grata pela ajuda e um beijinho grande deste Portugal Campeão da Europa ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Sara, tudo bem?

      Que bom que gostaste da receita e queres experimentar. Fica uma delícia, vale a pena fazer. Esta receita é muito versátil e tu podes modificar os ingredientes sem problemas. Eu usei o resíduo de amêndoas porque tinha pronto em casa. Se tu não tens, pode usar qualquer oleaginosa deixada de molho de véspera, que tu possas processar e obter uma espécie de farinha molhada. Pode usar amendoim, amêndoas, nozes, ou até mesmo se quiser, pode usar sementes de girassol ou abóboras, que ficaram de molho e depois tu processa também.
      Espero ter ajudado, se fizeres a receita me conta como ficou.

      Nossa que legal, tu és do lindo Portugal, terra que um dia ainda hei de conhecer. Amo a cultura portuguesa, acho o teu país muito lindo! Parabéns pela vitória do teu Portugal, eu vi e fiquei muito feliz, estava na torcida por vocês!

      Me conta como ficou se fizeres a receita. Se tiver mais alguma dúvida, escreve novamente. Volte sempre me visitar! Um grande abraço do outro lado do oceano!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis