Maçãs Desidratadas no Forno

Fiz estas maçãs desidratadas no forno e ficaram maravilhosas. Uma deliciosa e saudável opção de lanchinho para comer ao longo do dia sem ingerir açúcar. Fácil de carregar. você pode levar na bolsa para onde for. Pode colocar em potinhos ou fazer um pacotinho, como ficar mais conveniente. Também fica ótimo para complementar a granola ou aveia no café da manhã. Para quem não tem desidratador, esta sem dúvida é uma ótima opção. Não deu muito trabalho e nem tomou muito tempo.



INGREDIENTES

  • 3 maçãs médias
  • sumo de 2 limões 


PREPARO

Você vai precisar de maçãs maduras e firmes, de preferência orgânicas. Eu não descasquei porque gosto das maçãs com casca, mas se você preferir, ou não conseguir maçãs orgânicas, pode descascar. A casca da maçã tem um sabor especial além de conter uma boa quantidade de fibras. Tem pessoas que não gostam da textura da casca depois de desidratada, mas isto é uma questão pessoal, e você pode escolher a melhor maneira de fazer de acordo com o seu gosto.
Pre-aqueça o forno a uma temperatura de 90 a 110C por mais ou menos 15 minutos. Este é o tempo que você vai levar para preparar as maçãs. Verifique a temperatura mais baixa possível que puder utilizar no seu forno caso quiser fazer esta receita crudívora. Caso seu forno não trabalhar em temperatura mais baixa do que 110, ligue e deixe a porta entreaberta enquanto prepara as maçãs.

Lave bem as maçãs e corte pela metade para depois fatiar. Pode fatiar a mão mesmo ou caso tiver um mandolim ou cortador, utilize para fazer as fatias mais uniformes. Eu cortei a mão mesmo. Retire o miolo com as sementes e fatie como desejar. A medida que for cortando as fatias de maçã, esprema o caldo de limão sobre elas para evitar que escureçam. Cubra uma assadeira grande com papel vegetal e disponha as maçãs cortadas deixando algum espaço entre as fatias
Leve ao forno e deixe assar por aproximadamente 1 hora com a porta do forno parcialmente aberta. Você pode colocar um objeto para manter a porta entreaberta durante o processo. Remova a forma do forno e vire as fatias. Asse por mais 1 hora Se preferir que as maçãs fiquem mais crocantes, deixe mais tempo no forno. Com duas horas de forno elas ficam ótimas, não muito secas, mas suficientemente desidratadas. Lembre-se de que este tempo de forno pode variar de acordo com o seu forno, e principalmente com a temperatura que estiver utilizando. Fique atento ao forno e olhe de vez em quando para acompanhar a evolução do processo.

Quando as maçãs estiverem prontas, desligue o forno e mantenha a porta parcialmente aberta. Deixe as maçãs esfriarem completamente antes de retirar do forno. Isto pode levar de uma a duas horas, dependendo de vários fatores, inclusive da temperatura ambiente. Depois que as maçãs estiverem completamente frias coloque em potes hermeticamente fechados. Dura fora da geladeira por no máximo 3 dias. Se você quiser que durem mais, deixe mais tempo no forno para desidratar melhor. Pode também colocar na geladeira se preferir. O importante é que seja armazenado em potes fechados.


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

2 comentários

  1. Olá, adorei a receita pois adoro maça desidratada e o pacote vendido nas lojas é caro em proporção a quantidade mínima dentro deles. A propósito, ganhei um aparelho air fryer, será q é possível fazer maçãs desidratadas nele? Derrepente demoraria menos tempo q no forno... bjs Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane,

      Seja bem vinda, obrigada pelo recadinho. Sem dúvida, fazer em casa é mais econômico e muito mais saudável, além de ser delicioso demais. Maçãs desidratadas compradas prontas não tem o mesmo sabor das que se faz em casa. Tu vais te surpreender com o sabor quando fizeres. É bom mesmo, vale a pena fazer.

      Eu não conheço o ayr fryer, não seria uma fritadeira? nunca ouvi falar, e não saberia te dizer se é possível desidratar frutas nele. Acho que vais ter que ver se tem alguma coisa no manual que diga que seja possível fazer, porque eu infelizmente não sei te dizer nada sobre isto.

      Fiquei curiosa e resolvi pesquisar e achei a resposta para ti. Pode sim, dá super certo. Vou te dar o link para que tu possas olhar como fica lindo.

      http://wildchildurbancity.blogspot.com/2012/01/making-apple-chips-with-philips.html

      Me conta como ficou caso fizeres. Vou ler mais sobre o air fryer, não conhecia. Valeu mencionar o assunto. Acho que deve ser mais simples mesmo de fazer do que no forno.

      Um grande abraço para ti, volte sempre para me visitar!
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis