Manga Desidratada

Onde moro é muito difícil encontrar mangas gostosas, isto sem contar que são caríssimas. Quando eu encontro mangas bonitas compro o máximo que posso e congelo para fazer sorvete ou outras receitas crudívoras. Claro que não tem nada melhor do que comer a manga fresquinha bem gelada, mas como é raro encontrar esta deliciosa fruta por aqui, guardar também é uma ótima opção. Em uma destas raras vezes que eu encontrei mangas bonitas, resolvi desidratar e adorei o resultado. Ficou tão bom, mas tão bom que não foi nem para o vidro, comemos tudo assim que saiu do desidratador. Vou fazer mais, e da próxima vez quero fazer maior quantidade para poder guardar.


Frutas desidratadas são uma ótima alternativa para saciar aquele desejo por doce sem culpa. Além de deliciosas, são saudáveis e nutritivas. Vale a pena fazer em casa, é mais fácil do que você imagina. O processo de desidratação preserva todas as vitaminas e nutrientes que são destruídos com o cozimento em temperaturas elevadas. Uma vez desidratados, os alimentos mantêm uma boa quantia de seu sabor e nutrientes. A desidratação é uma excelente forma de conservação de alimentos que podem ser armazenados por longos períodos. Muito fácil de fazer, a desidratação de alimentos pode ser feito no desidratador ou no forno do fogão em temperatura não superior a 50C. Você pode usar um desidratador convencional, no forno ou com um desidratador solar. Confira abaixo todas as instruções de preparo em cada um dos métodos mencionados.


PREPARO DAS FRUTAS

Comece lavando bem as mangas antes de descascar. Corte em pedaços de uma espessura mais grossa porque elas diminuem muito de tamanho. Veja abaixo os diferentes métodos de desidratação e siga as instruções. programe-se com antecedência para desidratar os alimentos. Não importa o método que você escolher, o ideal sempre é que você aproveite a energia que vai consumir e desidrate o máximo que puder de alimentos. 



USANDO O DESIDRATADOR CONVENCIONAL

Se você tem um desidratador fica mais fácil. Disponha as fatias de manga em uma única camada alinhando-as uniformemente nas bandejas. Cuidado para não sobrepor as fatias porque o ar precisa circular livremente entre elas. Siga as instruções do seu aparelho deixando desidratar pelo tempo indicado. No caso do desidratador que eu uso (Excalibur) as mangas ficaram prontas em uma media de 12 a 24 horas.Geralmente quando eu ligo o desidratador procuro encher todas as prateleiras para aproveitar a energia. É muito simples,veja a imagem abaixo. Procure distribuir as frutas, legumes ou verduras que vai desidratar, colocando nas prateleiras de cima as que não tem suco, como a maçã e a manga. Caso desidratar berinjela, tomates ou laranjas, coloque nas bandejas inferiores.



Você vai precisar de mangas maduras na quantidade que desejar desidratar. lembre-se de que o processo de desidratação diminui muito o volume dos alimentos. Eu fiz somente uma gaveta de manga, mas gostaria de ter feito mais. Ficou tão saborosa que eu vou repetir com certeza.




DESIDRATADOR SOLAR

Caso você não tiver desidratador convencional, existe a possibilidade de improvisar um desidratador solar. Se onde você mora tem sol em abundancia, é super simples. Com um pouco de tempo, boa vontade e habilidade você pode construir o seu próprio desidratador solar. Existem alguns sites na net que ensinam como fazer estes desidratadores caseiros. E mais simples do que você imagina. Para quem mora em lugares quentes esta é a opção ideal.



DESIDRATANDO NO FOGÃO


Caso você não tenha desidratador e não queira ou não possa fazer um em casa, e possível também desidratar alimentos no forno do fogão em temperatura de no máximo 50C. Certifique-se de que o seu forno convencional atinge este nível de temperatura.

Prepare as frutas conforme as indicações acima. Disponha em uma travessa refrataria de preferencia de vidro. Caso não usar vidro e aconselhável que você use papel vegetal se for usar uma forma de metal. Ligue o forno e deixe atingir a temperatura de 50C. Desligue o forno, leve a travessa com as frutas e mantenha a porta do forno aberta para que a água das frutas evapore.

O ideal é colocar um ventilador perto do forno para permitir a circulação de ar e o controle da temperatura. E necessário manter a temperatura baixa para o processo de desidratação aconteça lentamente. Desta maneira você estará mantendo a integridade nutricional do alimento. A desidratação conserva as enzimas vivas dos alimentos e também mantem as vitaminas.

O tempo médio para desidratação no forno convencional em baixa temperatura e em media de 20 horas. Você poderá testar a textura das fatias para ver se estão prontas. O ponto ideal é como se fosse um papel, firme porem maleável e com a maior parte da umidade removida. Se estiver muito crocante, é porque secou demais. Conserve as frutas desidratadas em vidros hermeticamente fechados fora da geladeira por no máximo 1 semana, e na geladeira por 1 mês.



ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

4 comentários

  1. Respostas
    1. Olá amigo (a),

      Obrigada pela visita e comentário!
      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Parabéns! Aqui em Minas tem muito sol, vou optar por desidratador solar. Tenha muita He+4S! na sua caminhada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jorge, tudo bem?

      Muito obrigada pela visita e comentário sobre a receita. Que maravilha ter sol em abundância. Com certeza o processo de desidratação vai ser perfeito se fizeres no sol, e além do calor, o sol fornece energia vital ao alimento. Me conta como ficou, espero que gostes. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis