Pãozinho de Ervilha sem Glúten

Um pãozinho diferente, delicioso e fácil de fazer. Em mais ou menos 20 minutos está pronto para servir. Você pode fazer deliciosos e coloridos mini sanduíches com ele, adicionando pastinhas e legumes frescos. Nunca tinha usado a farinha de ervilha e gostei muito. Além de ser deliciosa deu uma cor linda aos pãezinhos. 



Se você quiser fazer esta receita e não tiver a farinha de ervilha, pode usar qualquer outra farinha sem glúten nas mesmas quantidades indicadas na receita. Outra alternativa é fazer a farinha de ervilha em casa. Você pode usar a ervilha seca e bater no liquidificador, mas faça isto somente se você tiver um liquidificador potente. Eu nunca fiz no processador, mas pode dar certo também. Eu sei que no Brasil existem vários tipos de farinhas diferentes que eu nunca usei como a farinha de berinjela. Acredito que não deve ser difícil encontrar a de ervilha também.



Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 9 pãezinhos
Preparação: 30min



INGREDIENTES

  • 1 1/2 xícaras de farinha de ervilhas secas.
  • 1 xícara de farinha de tapioca, ou polvilho azedo 
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal
  • 1 colher de sopa de molho shoyo (opcional)
  • 1 colher de sopa de Nutritional Yeast(opcional)
  • 2 colheres de chá de fermento em 
  • orégano seco (opcional)
  • sal a gosto
  • água o suficiente



PREPARO

Use as farinhas que tiver em casa. Se quiser fazer a receita sem glúten pode usar farinha de arroz, de grão de bico ou outra que preferir. Caso desejar pode fazer a mesma receita com farinha de trigo, e neste caso pode fazer meio a meio com trigo integral e branco. Misture os ingredientes secos e adicione a água na temperatura ambiente mexendo bem. Adicione o óleo e o shoyo se for utilizar. Não é necessário bater, apenas misture bem até conseguir uma massa uniforme.




 É uma massa firme que pode ser modelada sem  grudar nas mãos. Caso seja necessário molhe  um pouco as mãos para poder formar as  bolinhas.
  


Molde os pãezinhos, coloque em assadeira untada deixando um espaço entre eles. Asse em forno pré-aquecido a 180C por 10 minutos. 










Com 10 minutos no forno eles crescem e se  abrem como mostra a foto abaixo.  É bem assim mesmo, este é o charme destes pãezinhos. 



 Depois disto retire do forno e pincele um pouco  de óleo, salpique orégano e pimenta preta moída  na hora se desejar. 






Devolva ao forno e deixe por mais uns 10 minutos ou até que fiquem com a superfície douradinha. Simples assim, estão prontos os pãezinhos. 






Sirva enquanto quente da maneira que preferir. Fica maravilhoso com homus e tomate, foi assim que eu servi os verdinhos deliciosos. 





Saiba mais ou compre Nutritional Yeast  na Loja Veganana, clicando AQUI

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

6 comentários

  1. Pode usar polvilho doce no lugar do azedo? muda muito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,

      Seja bem vinda! Eu já fiz com o polvilho doce e ficou ótimo. Nem sempre consigo comprar o azedo, e muitas vezes acabo fazendo com o doce mesmo. Dá certo sim, pode fazer tranquila.
      Se fizeres me conta como ficou!

      abraços, volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Da pra fazer a farinha de ervilha com a ervilha partida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Carolina,

      Pode fazer sim, fica bem legal. A farinha que eu usei é de ervilha partida. Esta farinha pode ser feita em casa no processador ou no liquidificador. Dependendo da potencia, é aconselhável bater em pequenas quantidades de vez para não danificar o motor. Se fizeres a receita volta para me contar como ficou. Espero que gostes, e se tiver mais alguma dúvida escreve novamente.

      um grande a braço, obrigada pela visita!

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Olá eu tentei fazer o pãozinho exactamente como diz na receita, mas não creceu,nem ficou fofo, ficou cru por dentro da primeira vez fiz com o forno a 180.c. Na segunda vez coloquei o forno a 140.c e voltou a não crescer e a ficar cru por dentro,será que me pode ajudar?? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cidalia,

      Sinto muito que tiveste problemas com a receita. Peço desculpas por não ter respondido antes a tua mensagem. Infelizmente várias mensagens entraram direto na caixa de spam e eu somente vi hoje. A tua estava lá também e eu fiquei chateada por isto ter acontecido. Gosto de responder a todas as mensagens o mais rápido que me seja possível, mas desta vez não deu por causa deste problema.
      Bom, vamos falar sobre a receita. Se não deu certo, e tu fizeste exatamente como a receita indica, talvez o problema possa ter sido com algum dos ingredientes, como o fermento. Como referes que o pão não cresceu, provavelmente deve ter sido isto. Por favor verifique se o teu fermento está bom, porque isto realmente é muito importante. Na segunda vez que colocaste em temperatura mais baixa, 140C, não assou direito, esta temperatura não é suficiente para assar pão, mesmo que seja pãozinho. O forno deve ser pré-aquecido, e a temperatura ideal é de 180C.
      Se quiser escrever novamente para me dar mais algum detalhe, estou à disposição para te ajudar. Fica muito difícil para mim entender exatamente o que aconteceu, posso apenas te apresentar possibilidades. Mas uma coisa eu te garanto, a qualidade dos ingredientes e o forno são fundamentais para que se tenha um bom resultado em qualquer receita assada.
      Agradeço muito por escreveres comentando sobre a tua experiência com a receita, e espero ter ajudado de alguma forma.
      Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis