Risoto de Cogumelos

Um dos meus risotos favoritos. Gosto tanto que não canso de fazer. Desta vez vou mostrar para vocês como preparar o caldo de legumes para preparar o risoto. Este caldo enriquece muito o sabor e o valor nutritivo do risoto. Vale a pena fazer se você tiver tempo. Eu fiz este risoto com cogumelos frescos, mas caso você não conseguir, pode fazer com os desidratados. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.

Grau de dificuldade: Media
Rendimento: 2 porções
Preparação: 1h 



PARA O CALDO DE LEGUMES

  • 1 cenoura grande
  • 2 cebolas medias
  • 2 talos de salsão
  • 2 1/2 litros de água
  • 3 cravos da índia
  • 4 grãos de pimenta do reino
  • sal a gosto


PREPARO

O caldo de legumes é opcional. Se você não tiver tempo de fazer, use água fervente que não tem problema, porque os temperos utilizados para o risoto são suficientes para dar sabor. Claro que o caldo adiciona não apenas sabor, mas aumenta o valor nutritivo do risoto por ser feito em casa com legumes e temperos frescos. Evite o uso de caldos artificiais industrializados porque tem alto teor de sódio. O melhor de tudo mesmo é optar por temperos frescos e caseiros. Se quiser fazer o caldo de legumes é simples, veja como fazer.



Lave bem todos os legumes. Corte as cebolas, cenouras e salsão em pedaços pequenos. Coloque todos os ingredientes em uma panela grande. Adicione a água e leve ao fogo alto para ferver. Quando levantar fervura abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos.




Desligue o fogo e coe o caldo com uma peneira fina. Guarde a parte sólida para fazer receitas como sopas, recheios tortas ou patês. 
Coe em um vidro e depois devolva o líquido para a panela. Ligue novamente em fogo alto, e quando levantar fervura abaixe o fogo e mantenha aquecido para utilizar. Conserve na geladeira em vidro tampado por até 1 semana. 




PARA O RISOTO

  • 1 xícara de arroz arbóreo
  • 1 cebola media em cubinhos
  • 1 dente de alho esmagado
  • 1/4 xícara de alho poro 
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 200 gramas de cogumelos frescos
  • caldo de meio limão
  • 2 colheres de sopa queijo parmesão de castanhas de caju
  • 2 1/2 xícaras de caldo de legumes caseiro ou água fervente
  • 1 colher de chá de cúrcuma (opcional)
  • 1/2 xícara de vinho branco
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal (para os cogumelos) 


PREPARO

Comece preparando os cogumelos. lave bem e seque com um papel toalha. Corte em fatias de espessura média. Tempere com uma pitadinha de sal e esprema o limão sobre as fatias.





Em uma frigideira grande 2 colheres de sopa de óleo vegetal e frite os cogumelos até que fiquem dourados. Desligue o fogo e mantenha os mesmos aquecidos enquanto prepara o risoto. 





Lave, descasque e pique a cebola em cubos pequenos. Faça a mesma coisa com o alho poró. Corte em pedaços bem pequenos depois de lavar bem. Em uma panela grande coloque o azeite para aquecer e frite o alho esmagado, a cebola e o alho poro até que os temperos comecem a ficar transparentes. Adicione o sal, aumente o fogo e coloque o arroz. Misture bem com os temperos e deixe fritar por mais ou menos 2 minutos. É muito importante que o arroz frite com os temperos para que os grãos fiquem cobertos com uma camada de azeite. Coloque o vinho e mexa sempre até evaporar. A seguir comece adicionando o caldo de legumes quente mexendo sempre. Quando o arroz estiver quase secando adicione mais caldo. Siga neste processo até terminar o caldo de legumes. O cozimento do risoto leva mais ou menos 15 a 20 minutos, e o arroz deve ficar al dente, ou seja resistente à mordida.





Quando o arroz estiver praticamente cozido, abaixe o fogo e acrescente os cogumelos fritos. Verifique o tempero e adicione mais sal se for necessário. Desligue o fogo e sirva imediatamente








Se for utilizar o queijo parmesão de castanha de caju, acrescente na hora de servir. A mesma coisa para a pimenta do reino, use de preferencia moída na hora. Bom apetite! 




ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

4 comentários

  1. Uau! Fiz hoje e ficou muito gostoso! Recomendo a todos, principalmente àqueles querendo provar para a família que comida vegana pode ser, sim, deliciosa ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sofia,

      Que legal, fiquei super feliz em saber que fizeste a receita e foi aprovada. Bom demais saber, obrigada pelo retorno. Sem dúvida, a melhor maneira de propagarmos o veganismo é com a comida vegana. Eu adoro quando cozinho para não veganos e eles curtem a comida, comem muito e ainda pedem para levar o que sobrou, hehehehe

      Um grande abraço, adorei a tua visita, volte sempre!
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oi Fernanda, tudo bem?

      Eu fiz esta quantidade para duas pessoas e servi acompanhado com salada. Depende dos acompanhamentos que fizeres para servir junto, mas basicamente esta receita serve duas porções bem servidas. Se fizer volta para me contar como ficou. Espero que gostes.
      Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis