Risoto Primavera na Panela de Ferro

Risoto é um dos meus pratos favoritos. Fácil e rápido de fazer, perfeito para uma refeição planejada de última hora e principalmente bom para aproveitar o que se tem na geladeira. Foi assim que eu fiz este risoto que chamei de primavera pelo lindo colorido que ficou depois de pronto. Fiz na panela de ferro. Nunca tinha feito risoto desta forma. Gostei do resultado, o sabor ficou incrível. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Use o que você tem na geladeira, aproveite pequenas quantidades de legumes e invente um delicioso risoto. Eu queria ter colocado cogumelos, mas infelizmente não tinha quando decidi fazer o risoto. Também queria fazer aquela foto maravilhosa para postar e não fiz. Na realidade não tinha intenção de fazer um risoto para postar no blog, mas como ficou tão bom,eu resolvi postar mesmo sem fotos muito elaboradas, apenas para dividir com vocês esta inspiração.


Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 2 porções
Preparação: 1hora



INGREDIENTES 

  • 1 xícara de arroz arbóreo
  • 1 cebola grande picada
  • 2 dentes de alho esmagado
  • 1 cenoura média fatiada
  • 1 tomate pequeno
  • 1 abobrinha pequena cortada
  • 1/4 de xícara de alho poró picado
  • 1/2 xícara de chá de salsinha 
  • 1/4 xícara de chá de cebolinha verde
  • 100g de vagens cortadas 
  • água fervendo o suficiente 
  • 1/4 xícara de chá de vinho branco 
  • sal e pimenta a gosto
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva



PREPARO

Comece preparando os legumes que vai utilizar na receita. Pique a cebola e o tomate, esmague o alho, corte a abobrinha em pequenos cubos, corte as vagens e a cenoura em pedaços, fatie o alho poro e pique a salsa e cebolinha. Caso você tiver tempo e quiser fazer um prato mais apresentável e bonito, pode cortar os legumes à juliene. Caso contrário, corte do tamanho e formato que preferir. Em uma frigideira média aqueça uma colher de sopa de óleo vegetal. Frite rapidamente o alho poró temperando com sal e pimenta. Acrescente a cenoura fatiada e refogue por uns 2 minutos mexendo sempre. Desligue o fogo, tampe a frigideira e reserve este refogado. 

Como a vagem demora mais para cozinhar, eu coloquei junto com o arroz. Deu bem certinho, a vagem cozinhou no mesmo tempo que o arroz. Comece a preparar o risoto. Aqueça o azeite em uma panela, frite rapidamente até começar a dourar. Acrescente a cebola temperando com uma pitada de sal. Deixe a cebola fritar até que comece a ficar transparente. Adicione o tomate picado e misture. Deixe apurar até que comece a formar um molho. Coloque então as vagens picadas e misture ao molho. Adicione o arroz arbóreo mexendo sempre. Aumente o fogo e adicione o vinho. Deixe evaporar e comece a acrescentar a água fervente aos poucos. Continue mexendo e acrescentando a água para evitar que o arroz seque. Não pare de mexer. Continue neste processo por mais ou menos 20 minutos até que o arroz esteja cozido porém "al dente" (cozido, porém firme) . 




Quando o arroz estiver quase pronto, acrescente as cenouras que foram préviamente refogadas na frigideira. Misture delicadamente, verifique o tempero, ajuste se for necessário, desligue o fogo e tampe a panela. Eu gosto quando os legumes não cozinham demais, ficam tenros, "al dente".




Deixe descansar por um minuto mais ou menos. Na hora de servir coloque a salsa e a cebolinha picadas e sirva imediatamente.


Sirva o risoto acompanhado de salada. Eu servi com salada de alface, rúcula e pepino. Se quiser coloque um fiozinho de azeite de oliva extra-virgem na hora de servir. Um risoto sempre pede algo mais, geralmente quando faço risoto nos finais de semana aqui em casa, abrimos um vinho tinto para acompanhar. Não precisa mais nada, tudo de bom! 


Como falei eu fiz este risoto na panela de ferro. Achei ótima a ideia porque cozinhou muito mais rápido do que nas outras panelas. Tive que tomar cuidado e usar fogo baixo na maioria do tempo porque o ferro conduz muito o calor e fiquei com receio que queimasse no fundo. Sinceramente, prefiro as outras panelas para risoto. Adoro a panela de ferro para cozinhar feijão, lentilhas e sopas, mas no caso do risoto eu ainda prefiro as outras.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

4 comentários

  1. Estou amando esse blog e experimentando várias pratos e são ótimos! Saborosos e saudáveis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Stela,

      Seja muito bem vinda e obrigada pelo recadinho tão simpático! Caso fizeres alguma das receitas volte aqui para me contar como ficou.

      Um grande abraço e obrigada pela visita!

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Simplesmente lindo e amoroso esse seu blog! Amei! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice,

      Seja bem vinda querida, muito obrigada pela visita e comentário tão simpático! Que bom que estás aqui, volte sempre para me visitar!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis