Torta de Grão de Bico com Legumes

Grão de bico é tudo de bom, rende muito e pode-se fazer receitas maravilhosas com ele. Eu sempre cozinho bastante e congelo em pequenas porções que vou utilizando aos poucos. Fiz esta receita em poucos minutos e eu aproveitei sobras de legumes da geladeira para o recheio. A massa da torta foi feita basicamente com grão de bico cozido. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana


Fica super fácil modelar, e se você tiver uma forma de fundo removível, melhor ainda. Pode dobrar a receita e fazer uma torta maior, se desejar. O recheio fica a seu critério, e você pode usar a imaginação e aproveitar o que tem em casa para fazer uma linda e deliciosa torta.


A massa depois de assada dá uma esfareladinha, mas se você esperar esfriar e cortar com cuidado, pode servir fatias bem bonitinhas. Veja como é simples de fazer.


Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 8 fatias
Preparação: 1 hora




INGREDIENTES PARA A MASSA

  • 2 xícaras de grão de bico cozido e escorrido 
  • 1 colher de sopa de óleo de coco ou creme de castanhas (veja receita abaixo) *
  • Sal a gosto


PREPARO





Se você preferir pode usar o processador para o grão de bico. Eu resolvi amassar com o garfo e ficou bem legal. Os grãos estavam bem cozidos e foi bem fácil. Se você processar a massa fica mais compacta, mas como eu fiz pequena quantidade nem usei o processador.



Esmaguei com o garfo em um prato raso mesmo. e adicione o óleo de coco ou óleo vegetal , acrescente sal se cozinhou o grão de bico sem sal, e misture bem. Eu fiz esta tortinha da maneira mais simples e rápida possível. Processe a mão mesmo até que fique uma massa firme e compacta. Reserve e prepare o recheio.


PARA O RECHEIO

Você vai precisar de um creme bem consistente para fazer o recheio. Eu fiz um creme de aveia com castanhas de caju. Se você preferir pode fazer o creme apenas com a aveia. Basta temperar bem que fica maravilhoso. Como a aveia tem um sabor neutro, o tempero faz uma grande diferença. Você pode também usar alho poró, ervas frescas e temperos secos que mais gosta para incrementar a sua torta. Comece preparando o creme.



INGREDIENTES PARA O CREME 

  • 1 xícara de aveia em flocos
  • 1/4 xícara de castanhas de caju (opcional)
  • 1 colher de sopa de Nutritional Yeast (opcional)
  • 1 xícara de água a temperatura ambiente
  • sal a gosto 


PREPARO

Lave bem as castanhas e coloque no copo do liquidificador. Coloque a aveia e despeje a água. Deixe de molho por 15 minutos. Coloque esta mistura no liquidificador e bata bem por mais ou menos 5 minutos, até ficar bem lisinho. Talvez seja necessário acrescentar um pouquinho mais de água dependendo da potencia do seu liquidificador. O creme deve ficar bem consistente. Reserve enquanto prepara o restante da receita. 



INGREDIENTES PARA O RECHEIO

  • 3 cenouras grandes 
  • 1 cebola grande picada
  • salsa e cebolinha verde a seu gosto
  • sal e pimenta a gosto
  • 2 colheres de óleo vegetal
  • ervas e temperos de sua preferencia 


PREPARE A CENOURA

Coloque um pouco de água para ferver em uma panela. Lave bem e corte as cenouras em pequenos cubos. Quando a água começar a ferver coloque as cenouras na panela. Tampe, desligue o fogo e conte 2 minutos. Depois deste tempo escorra a água quente na pia e imediatamente coloque água bem fria da torneira para interromper o cozimento e esfriar bem. Reserve e prepare o refogado.





Em uma frigideira grande aqueça o óleo e frite a cebola picada até dourar. Tempere com sal e pimenta e acrescente ervas secas ou frescas caso desejar.





Adicione uma colher de sopa do creme de aveia e castanhas junto com o grão de bico amassado ou processado. Se quiser pode usar óleo de coco ou creme vegetal.





Misture bem até obter uma massa bem homogênea e fácil de modelar.




Unte uma assadeira, prato de torta ou forma de fundo removível e distribua a massa modelando com o auxílio de uma colher. Use uma espátula pequena ou uma colher para modelar as beiradas da torta. Reserve.





Prepare o recheio. Em um pirex coloque o creme de aveia e castanhas e misture os cubinhos de cenoura com a salsa e cebolinha verde picada, e acrescente outras ervas ou temperos a seu gosto.





Adicione a cebola frita e misture bem. Verifique o tempero e ajuste se for necessário.





Distribua o recheio na torta deixando um pedacinho de beirada aberta. Ajeite as beiradas com um garfo.







Leve para assar em forno pré- aquecido a 180C por 35 a 40 minutos ou até que esteja dourada.





Retire a torta do forno e deixe esfriar antes de cortar. A massa fica quebradiça enquanto estiver quente. O ideal é deixar esfriar um pouco antes de cortar para que as fatias fiquem bonitinhas. 





Esta torta pode ser servida como acompanhamento ou se preferir como prato principal acompanhado de salada de legumes e verduras. Espero que tenham gostado da sugestão.




Ficou uma delícia, e no outro dia estava melhor ainda. Sobrou uma fatia e ficou com um gostinho de quero mais...  gostamos tanto que vou fazer mais vezes com recheios diferentes. 


Saiba mais ou compre Nutritional Yeast na Loja Veganana clicando AQUI

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

23 comentários

  1. Amei, amada Lori. Vou fazer já, já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu querida que alegria receber o teu recadinho! Fiquei super feliz com a tua visita amiga!
      Vou ficar esperando pelas noticias, espero que gostes da receita assim como nós gostamos aqui em casa. Me conta tudo depois.

      um grande beijo querida, venha sempre me visitar,

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Respostas
    1. Boa noite Lili,

      Muito obrigada por escrever falando da receita. Fiquei super feliz em saber que fizeste e foi aprovada. Isto é bom demais!

      Um grande abraço, volte mais vezes para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Eu amo tudo com grão de bico!!! Gratidão...bjs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Terezinha,

      Seja muito bem vinda e obrigada pelo recadinho. Adorei a tua visita, volte mais vezes!

      beijos
      Lori Ellis

      Excluir
  4. Fiz com ricota e espinafre, muito bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a),

      Obrigada pela visita e comentário. Fico feliz que gostaste da receita, e agradeço pelo retorno.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
    2. A receita é vegana e você vem com ricota....

      Excluir
    3. Oi Milane,

      Eu espero que a ricota seja vegana também, mas nem entrei no mérito porque tem muitas pessoas que estão na fase de transição ao veganismo e fazendo as mudanças aos poucos. O fato desta pessoa ter feito a receita para mim já é bom demais, e espero que se não tenha sido vegana, eu consiga inspirar esta pessoa ao veganismo com as minhas receitas.
      Obrigada pelo comentário, um grande abraço

      Lori Ellis

      Excluir
  5. Olá. Em que momento entra o óleo de côco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milane,

      Seja bem vinda, e muito obrigada pelo teu comentário. Eu acrescentei a informação na descrição da receita, e agora ficou bem claro. O óleo de coco é listado nos ingredientes para a massa da torta, e pode ser acrescentado depois de esmagar bem o grão de bico, e se tu cozinhou o grão de bico sem sal, basta temperar com uma pitadinha de sal na hora que estiver esmagando com o garfo. Muito obrigada por levantar esta questão e me permitir modificar para deixar bem claro para todos. Adorei a tua visita, volte sempre!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  6. Oi Lori,
    Tudo bom? Nao somos veganos em casa, mas minha cacula tem alergia a leite, ovo e soja, por isso acabei me inserindo neste mundo, buscando receitas para ela! Adorei a sua e vou experimentat essa semana. Mas gostaria de saber o eh Nutricional Yeast!! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana, tudo bem?

      Que bom que estás em busca de receitas sem leite e ovos por causa da tua filha. Com certeza toda a família será beneficiada omitindo estes alimentos da dieta. E isto também te motiva a buscar novas experiências culinárias, o que é ótimo para descobrir novos sabores. A culinária vegana é muito rica e as possibilidades são imensas. O veganismo inspira a cozinhar, pesquisar, descobrir receitas, substituições e sabores diferentes. Fico feliz que mesmo não sendo vegana estás entrando de alguma forma neste mundo maravilhoso da alimentação vegana.
      O Nutritional Yeast é uma espécie de tempero enriquecido com vitaminas, especialmente a B12. Tem um delicioso sabor acastanhado que lembra o queijo, e por isto é perfeito para veganos. É um produto importado dos Eua. Eu vendo este e outros produtos na Loja Veganana. Vou colar aqui um resumo sobre este produto para que possas ter uma ideia melhor.

      "Devido ao seu delicioso sabor acastanhado que lembra o queijo convencional, o Nutritional Yeast é muito apreciado na culinária vegana. Fica uma delicia para temperar saladas, pipoca, macarrão, risotos, molhos cremosos, pizzas, sopas, pastinhas, patês e especialmente para o preparo de queijos veganos.


      Valor Nutricional

      Possui alto valor nutricional com concentração de proteínas, minerais, vitaminas do complexo B, e ácido fólico, baixo teor de gordura e sódio, não contém glúten, não contém soja e nem açúcar. Contém fibras alimentares que ajudam no bom funcionamento do intestino. Produto em forma de pequenos flocos amarelos.

      Nutritional Yeast é uma fonte muito confiável de vitamina B12 e B6. As vitaminas do complexo B melhoram as funções dos sistemas nervoso e imunológico, promovem o crescimento e divisão das celulas, previnem anemia, ajudam a combater os sintomas do estresse, depressão e doenças cardiovasculares."

      Este é o link da loja caso quiseres dar uma olhadinha.
      http://loja.veganana.com.br/home/8-nutritional-yeast.html

      Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida, escreve novamente.
      Um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  7. Oi Lori, tudo bem? Quero fazer essa receita hoje mesmo! Por isso gostaria de saber se você deixa o grão de bico de molho antes de cozinhar, ou se é só cozinhar mesmo? Espero que responda a tempo haha.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Júlia, tudo bem?

      Vi a tua mensagem agora e espero que recebas a tempo. Bom, ainda tem tempo de deixar o grão de bico de molho e fazer a receita amanhã. O grão de bico é muito duro, não cozinha se não ficar de molho por mais ou menos 12 horas. O ideal é deixar de molho à noite e cozinhar pela manhã. Siga as seguintes instruções...

      PARA COZINHAR O GRÃO DE BICO

      Lave muito bem os grãos em água corrente. Coloque em uma tigela grande e deixe de molho por 12 horas. Passado este tempo escorra a água do molho, lave os grãos em água corrente, coloque em uma panela grande e cubra com água no dobro da quantidade de grãos. Tampe a panela e leve ao fogo para cozinhar até que os grãos fiquem macios. Reponha a água sempre que for necessário. Terminado o cozimento, retire os grãos com uma escumadeira ou escorra o líquido com um coador apropriado. Sempre é bom cozinhar mais quantidade e depois de frio congelar pequenas porções para quando precisar fazer uma receita. Eu tinha uma porção congelada que descongelei na noite anterior e na hora de preparar a torta foi muito rápido e simples.

      Espero ter ajudado, assim que ler este recadinho já podes pensar em colocar o teu grão de bico de molho. Depois me conta como ficou. A torta só vais poder fazer amanhã mesmo, mas assim tu te programa, cozinha uma boa quantidade e se quiser pode congelar em pequenas porções para fazer receitinhas diferentes quando der vontade.

      Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog.
      Lori Ellis

      Excluir
  8. Olá, Lori! estou tentando virar vegana e volta e meia venho aqui no blog ver receitas, adoro! queria fazer essa torta, mas tava pensando em fazer com abóbora, será que dá certo? será que nesse caso seria melhor fazer sem o creme? queria uma opinião.. :)
    beijos, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Clara, tudo bem?

      Seja bem vinda querida! Fico muito feliz que estás acompanhando o blog e pensas em adotar o veganismo como estilo de vida. Muito bom saber que de alguma forma, as minhas receitinhas estão te inspirando.
      Tu estás pensando em rechear a torta om abóbora, ou usar para a massa?
      Se for recheio, sem problemas, pode usar que vai ficar muito bom. Faz um delicioso refogado de abóbora temperado a teu gosto, e pode seguir o restante das instruções da receita.
      Se estás pensando em fazer a massa com abóbora, eu não acredito que vai ficar bem, porque a abóbora não vai dar consistência para a base da torta.
      Escreve novamente, se ainda tiveres dúvidas. Vou ficar muito feliz em poder te ajudar. Um grande abraço, venha sempre me visitar.

      Lori Ellis

      Excluir
  9. Lori adorei a receita já fiz e ficou uma delicia :) obrigada pelas partilhas um beijo enorme deste pequeno Portugal :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada por acompanhar o blog e escrever comentando sobre a receita, Fiquei muito feliz em saber que gostaste e agradeço pela visita. Volte mais vezes, vou adorar te ver novamente aqui!

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir
  10. oi Lori,tudo bom? A massa é só grão-de-bico e oleo? Posso substituir o oleo por azeite? Achei essa receita e j@ quero testar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga, tudo bem?

      Sim, a massa é somente com grão de bico, e fica muito deliciosa. Pode usar azeite sim, vai ficar ótimo. Me conta como ficou quando fizeres, espero que fique deliciosa e que tu fique bem feliz saboreando esta torta.
      Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  11. Olá!
    GOstei muito da receita! Quero faze-la no aniversario do meu esposo!
    Mas fiquei com uma duvida: a massa é apenas "grao de bico + azeite"? Ou na massa tambem se adiciona um pouco do crème (à base de castanhas e aveia)? Fiquei com duvida pois aparece esta descrição na receita: "Adicione uma colher de sopa do creme de aveia e castanhas junto com o grão de bico amassado ou processado."

    Entao o "crème" deve ser divido em 2 partes? Uma para a massa e outra para o recheio?

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis